MÚSICA: João Afonso (participação especial de Rogério Pires)

Detalhes do evento

MÚSICA: João Afonso (participação especial de Rogério Pires)

Horário: 24 Abril 2013 de 21:45 a 23:30
Local: ACERT Tondela
Rua: Rua Doutor Ricardo Mota 3460 Tondela
Cidade: Tondela
Site ou Mapa: http://www.acert.pt
Telefone: 232814400
Tipo de evento: música, espectáculos, abril, 25 abril, 24 abril
Sugerido por: Rui Manuel Coimbra
Última actividade: 23. Abr, 2013

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Celebrar Abril com uma voz que, renovadamente, lhe confere autenticidade

 

Qua, 24 de Abril, 21,45h

Auditório 1 Novo Ciclo ACERT

 

 

Um encontro povoado universos musicais sentidos de forma comum entre João Afonso e o guitarrista Rogério Pires.

Sinais de afinidades encantos partilhados.

A marca autoral de ambos e a comum valorização da palavra cantada tornam-se mais nítidas no formato íntimo deste concerto: apenas vozes e guitarras.

 

“A Buganvília” é canção que traduz o estado de espírito  para uma viagem  musical e cultural de dois músicos de exceção. Um Carril de Arte com que Rogério Pires, de forma delicada e sensível, aborda as composições a que João Afonso deu interpretações memoráveis.

O cantar de uma língua portuguesa com matizes dos cruzamentos multiculturais que a tornam sublime e de plurais identidades.

Um ”coral de missangas” vividos e imaginados por ambos. Viagens sedutoras onde confluem canções dos magníficos trabalhos editados por João Afonso:  “Missangas” e “Outra Vida”. Sensações que só uma verdadeira sintonia, como a deste recital musical, nos consegue aportar.

 

Enquanto se guarda ansiosamente pela edição do seu novo CD “Sangue Bom” — uma pitanga de verde mar construída como uma narrativa de histórias e mistérios de Mia Couto e de José Eduardo Agualusa com a musicalidade de João Afonso —, um concerto com muitas surpresas com que a ACERT celebrará o 25 de Abril.

 

 

 

+ Sobre

 

João Afonso

Cultivou, desde cedo, o gosto de cantar, tendo colhido influências, quer da música urbana africana, quer da música popular portuguesa, esta através do seu tio Zeca Afonso. De 1987 e 1995, participou em inúmeras homenagens a Zeca Afonso, nome-maior da música portuguesa.

Participa no projecto "Maio Maduro Maio", de parceria com José Mário Branco e Amélia Muge — CD duplo que, em 1995, recebeu o Prémio José Afonso.

Foi então clara a sua opção pela música, tendo abandonado definitivamente o curso de agronomia.

O seu primeiro álbum a solo, “MISSANGAS”, produzido por Júlio Pereira (1997), valeu-lhe o título de Melhor Voz Masculina Nacional (Prémio Blitz, 1998), tendo dado origem a edições em França e em Espanha.

“BARCO VOADOR”, produzido por José Carrapa, editado em 1999,  confirma João Afonso como um dos mais interessantes compositores e letristas da música portuguesa, reforçando igualmente a singularidade da sua voz.

Em 2002, o cantor edita, com o mesmo produtor, ZANZIBAR. O seu terceiro trabalho discográfico apresenta um complexo musical rico, no qual se destacam os jogos de vozes e a diversidade instrumental.

Em 2006, edita “OUTRA VIDA”. Ao seu lado, como produtor, director musical e responsável pelos arranjos, João Lucas. Um outro caminho musical, com a introdução de instrumentos como o piano, guitarra elétrica, bateria, contrabaixo, cavaquinho e clarinete. Em 2007, assume, pela primeira vez, cantar as canções do tio. Com João Lucas, cria um recital a piano e voz intitulado UM REDONDO VOCÁBULO, somente com canções de José Afonso.

Entre diversos projectos e colaborações, o cantor participou, também, nos discos Janelas Verdes e Acústico, de Júlio Pereira, e Lua Extravagante, do grupo com o mesmo nome. Em Espanha, apresentou-se em diversos concertos com o cantautor Luís Pastor. A ligação a Espanha é muito marcada desde o início da carreira de João Afonso: além da participação regular em espectáculos e festivais, colabora habitualmente com Uxía e Luis Pastor.

Ainda no âmbito da colaboração com músicos espanhóis, tinha gravado, em 1998, com o grupo Mestisay (Ilhas Canárias).

Em Portugal, são inúmeros os músicos com quem partilhou palcos, partilhando permanentemente encontros solidários e afectivos.

 

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "MÚSICA: João Afonso (participação especial de Rogério Pires)" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço