Crianças carenciadas apanham ondas na Praia de Matosinhos e mostram que o Surf é para todos

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São cada vez mais os praticantes de surf em Portugal (estima-se que o número chegue aos 700.000) e aqueles que sonham um dia poder desafiar as ondas. Nas praias de Porto e Matosinhos são muitas as crianças a dar os primeiros passos neste desporto aquático. Para mostrar que o surf pode ser para todos, o Onda Pura Surf Center realiza no dia 6 de outubro o evento “Surf para Todos”. A iniciativa insere-se no cartaz da 6ª Edição da Porto & Matosinhos Wave Series 2021, que arrancou em maio com a Liga MEO Surf, e são apoiadas pelo segundo ano consecutivo pelo MAR Shopping Matosinhos, no âmbito da sua política de responsabilidade social, AMAR.

Participarão crianças em situação de risco, com idades compreendidas entre os sete e os 12 anos. São crianças residentes nos principais agrupamentos de habitação social dos municípios de Porto e Matosinhos, assim como aquelas que residem nos principais lares de acolhimento de Matosinhos.

O objetivo do evento é facilitar e contribuir para o processo de reintegração e desenvolvimento emocional destas crianças. Através do modelo integrado de terapia e desporto, pretende-se aumentar as competências emocionais dos participantes, contribuindo para o bem-estar de cada um, no presente e no futuro, dar a conhecer esta modalidade e despertar o interesse por experiências futuras. O evento contempla uma experiência de surf, um brunch com tempo para convívio e a cerimónia de entrega de prémios.

“O apoio do MAR Shopping Matosinhos resulta do reconhecimento do potencial do surf para a integração social de populações mais fragilizadas da nossa comunidade. Tendo o evento esta premissa, além de promover o contacto destas crianças e jovens com a natureza e com a prática desportiva, não poderíamos deixar de participar”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos. A responsável recorda ainda o compromisso da Ingka Centres, operadora global de centros comerciais que, em Portugal detém os centros MAR Shopping, de criar e inspirar um estilo de vida cada vez mais saudável, sustentável e feliz para as comunidades em que está inserida. “Esta iniciativa vem ao encontro da nossa estratégia de sustentabilidade, em que os valores da inclusão e o bem-estar de quem nos rodeia são valores essenciais”, acrescenta Sandra Monteiro.

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