EXPOSIÇÕES: A arquitetura portuguesa pelo traço de Lucio Costa

Detalhes do evento

Descrição do evento

Bloquinhos de Portugal

A exposição “A arquitetura portuguesa pelo traço de Lucio Costa” apresenta os registos feitos em pequenos blocos pelo famoso arquiteto e urbanista durante as suas viagens a Portugal, no ano de 1952. Esses bloquinhos ficaram perdidos durante 50 anos e agora são revelados ao público português na exposição da galeria do Espaço Brasil, com curadoria de Maria Elisa Costa (filha) e José Pessôa.
Lucio Costa (1902-1998) foi um dos protagonistas do Brasil, no século XX. Como arquiteto e urbanista ele ajudou a projetar a imagem moderna do país. O seu interesse pela arquitetura portuguesa surgiu em 1937, com a sua participação, no então chamado Serviço do Património Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Como funcionário atuante de 1937 a 1972 no instituto, contribuiu para o conhecimento e conservação da arquitetura do passado.

Em 1948, Lucio Costa conheceu Portugal e percorreu o país de norte a sul, com a mulher e as filhas. Seduzido pela riqueza revelada nesse primeiro contato, voltou quatro anos depois, viajando novamente do Minho ao Algarve, mas desta vez sozinho, e registando todos os lugares por onde passava, não através de fotos, mas com preciosos croquis a lápis e anotações escritas.
No total, os registos de Lucio Costa resultaram em 305 folhas, preenchendo cinco pequenos blocos. Depois do seu regresso ao Brasil, em 1953, esse material ficou perdido no meio dos objetos pessoais do arquiteto. Na ocasião da publicação de seu livro autobiográfico, em 1995, tentou, sem sucesso, encontrar os desenhos de Portugal para incluí-los no livro. Só após a sua morte, esse material foi encontrado pela sua filha Helena.
Em 2011, José Pessôa refez o percurso da viagem de Lucio Costa e fotografou o que os croquis registaram, revelando a acuidade e precisão dos desenhos. Durante a viagem, Pessôa procurou identificar os desenhos e compreender os percursos que, em 1952, reafirmaram a importância da qualidade plástica do património arquitetónico comum entre o Brasil e Portugal. Refazer esse percurso, confrontando dois registos feitos com intervalo de 60 anos - 1952/2012 – é o que esta mostra apresenta.
“A arquitetura portuguesa é vista e desenhada com olhos do Brasil. É um olhar de arquiteto moderno misturado com o estudioso da arquitetura tradicional brasileira”, afirma o curador José Pessôa.

Lucio Costa (1902-1998) foi um dos protagonistas do Brasil do século XX. Como arquiteto e urbanista ele ajudou a projetar a imagem moderna do país. Como funcionário atuante de 1937 a 1972, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contribuiu para o conhecimento e conservação da arquitetura do passado.
A preocupação em tentar identificar as possíveis raízes da arquitetura no Brasil nos primeiros três séculos e meio de existência iriam levar Lucio Costa a empreender duas viagens de estudo a Portugal, em 1948 e 1952. Para ele o estudo das arquiteturas de cá e de lá não resulta em modelo e cópia e sim na constatação da autenticidade de ambos, através de um relatório produzido no final da viagem de 1948 e da produção, durante a viagem de 1952, de um conjunto 305 folhas de desenhos distribuídos em 5 bloquinhos que percorrem Portugal em todas as suas diferentes regiões. A arquitetura portuguesa é vista, e desenhada, com olhos do Brasil. É um olhar de arquiteto moderno misturado com o estudioso da arquitetura tradicional brasileira. Portugal é percorrido e desenhado de norte a sul para constatar a existência de um vocabulário comum desenvolvido nos dois lados do Atlântico.

Horário: quinta a sábado das 14:00 às 21:00, domingo das 14:00 às 21:00
Entrada gratuita

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "EXPOSIÇÕES: A arquitetura portuguesa pelo traço de Lucio Costa" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço