FESTIVAIS: MIMO Festival Amarante

Detalhes do evento

Descrição do evento

Um novo festival entra no cartaz cultural do nosso país: MIMO Festival.

A cidade de Amarante vai ser a primeira a receber esta aposta vinda do Brasil, que pretende inserir-se em cidades que apontam para o futuro, preservando a sua memória. Com o intuito de promover o respeito pelas diferentes culturas, as cidades que o recebem, os seus bens histórico-culturais e o desenvolvimento humano e artístico, quer lançar um novo olhar sobre o património do país, tendo a arte como estímulo sensorial.

Música, cinema, poesia, workshops e fóruns de ideias são os elementos que compõem este festival.

Na música os nomes serão Pat Metheny& Ron Carter, Tom Zé, Egberto Gismonti, Hamilton de Holanda e O Baile do Almeidinha com Silvia Perez Cruz, Miguel Araújo e Mário Lúcio Sousa como convidados, VieuxFarkaTouré, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, João Fênix, Aline Paes, Banda de Amarante, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida, e os angolanos Kiezos e Next.

O MIMO Cinema arranca com uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé, seguindo com os melhores filmes dos últimos anos apresentados no MIMO Brasil e uma seleção de produções inéditas dedicadas a Portugal e a França. Tem lugar no Cinema Teixeira de Pascoaes.

Por sua vez a Etapa Educativa, parte integrante deste festival, oferece workshops, masterclasse e oficinas conduzidas por VieuxFarkaTouré, Pedro Burmerster, Hamilton de Holanda, Marcelinho da Lua, Marcelo Caldi, Xande Figueiredo e Guto Wirtti, Bernardo Aguiar e Edu Neves. O objectivo aqui é de promover encontros entre os músicos cabeças-de-cartaz com os jovens profissionais e estudantes de música.

Já no Fórum de Ideias pretende-se promover o debate, a reflexão e a troca de conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte.

Finalmente, a Chuva de Poesia, um dos momentos mais aguardados no Brasil, que vai igualmente ocorrer nesta edição portuguesa: centenas de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos lançados no Pátio de São Gonçalo, numa homenagem ao surrealismo português e às influências na poesia de Teixeira de Pascoaes, Mário de Sá-Carneiro, António Maria Lisboa e Mário Cesariny.

As Igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao Rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes são os lugares escolhidos para acolher esta diversa programação que promete conquistar os interesses lusitanos.

Preço:gratuito

Informações e programação: http://mimofestival.com/portugal/

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTIVAIS: MIMO Festival Amarante" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço