Descrição do evento

Para os fãs de terror, a reentré é de júbilo. O MotelX vai assombrar o São Jorge mais uma vez com a melhor produção do género dos mais diferentes países nos últimos dois anos.

Numa edição em que se celebra a primera década do festival, o convidado especial é o italiano Ruggero Deodato, realizador de um dos maiores filmes de culto de terror de todos os tempos, o polémico “Holocausto Canibal”, que vai ser exibido no festival.

Para além de Deodato, outros veteranos vão passar pela programação do MotelX. O polaco Walerian Borowczyk, conhecido pelos seus filmes eróticos de terror, também vai ser homenageado com uma sessão dupla, composta por “The Beast” e “The Strange Case of Dr. Jekyll and Miss Osborne”, apresentados em cópia restaurada.

“Carrie” (1 set, 21.30, Beco da Rua da Moeda), o clássico do iconoclasta Brian De Palma vai ter as honras de abertura não-oficial do festival, a par de “Rocky Horror Picture Show” (3 set.,  21.30, Largo de São Carlos), em duas sessões de warm-up a acontecerem dias antes do festival, com entrada gratuita. De Palma é o foco de um documentário assinado por Noah Baumchach e Jake Paltrow, que vai passar também no festival na secção Doc Terror.

Pela primeira vez este ano, o MotelX terá uma secção competitiva de longas-metragens. São 7 filmes, provenientes de vários países da Europa. O prémio para melhor longa-metragem de terror europeia, ou o Méliès d’Argent, será atribúido à escolha do júri composto por Mick Garris, Ruggero Deodato e Fernando Ribeiro (vocalista da banda Moonspell). Garris será também um dos convidados do festival, que irá passar em sessão especial o seu “Critters 2”.

Propostas não faltarão na secção principal do festival, Serviço de Quarto, com a melhor produção do género nos últimos dois anos. De Kyoshi Kurosawa a Olivier Assayas, passando por “The Wailing”, o filme sensação do sul-coreano Na-Hong Jin, são vários sub-géneros e visões em mais de 30 filmes.  

Para além da secção competitiva de curtas-metragens nacionais, que terá como júris o escritor José Luís Peixoto, a apresentadora Filomena Cautela e a escritora Shelagh Rowan Legg e de curtas internacionais, o festival volta a recuperar, na secção Quarto Perdido, filmes esquecidos do género em Portugal. Dois episódios da série “Contos Fantásticos”, assinados por Noémia Delgado, e uma longa de António de Macedo compõem a edição deste ano.

Não esquecendo o público infantil, a secção Lobo Mau encarregar-se-á de pregar alguns sustos (leves) à pequenada, inclusive com curtas de animação portuguesas.

A decorrer entre 6 e 11 de Setembro no São Jorge, o MotelX estende-se este ano a outros dois espaços da Avenida da Liberdade, o Teatro Tivoli e a Cinemateca Júnior.

O Festival abre oficialmente dia 6 de Setembro, com “Don’t Breathe”, de Fede Alvarez, que chega às salas portuguesas nessa mesma semana.

Pode consultar a programação completa, inclusive os eventos paralelos do festival, aqui.

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTIVAIS: MotelX" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço