Descrição do evento

Para os fãs de terror, a reentré é de júbilo. O MotelX vai assombrar o São Jorge mais uma vez com a melhor produção do género dos mais diferentes países nos últimos dois anos.

Numa edição em que se celebra a primera década do festival, o convidado especial é o italiano Ruggero Deodato, realizador de um dos maiores filmes de culto de terror de todos os tempos, o polémico “Holocausto Canibal”, que vai ser exibido no festival.

Para além de Deodato, outros veteranos vão passar pela programação do MotelX. O polaco Walerian Borowczyk, conhecido pelos seus filmes eróticos de terror, também vai ser homenageado com uma sessão dupla, composta por “The Beast” e “The Strange Case of Dr. Jekyll and Miss Osborne”, apresentados em cópia restaurada.

“Carrie” (1 set, 21.30, Beco da Rua da Moeda), o clássico do iconoclasta Brian De Palma vai ter as honras de abertura não-oficial do festival, a par de “Rocky Horror Picture Show” (3 set.,  21.30, Largo de São Carlos), em duas sessões de warm-up a acontecerem dias antes do festival, com entrada gratuita. De Palma é o foco de um documentário assinado por Noah Baumchach e Jake Paltrow, que vai passar também no festival na secção Doc Terror.

Pela primeira vez este ano, o MotelX terá uma secção competitiva de longas-metragens. São 7 filmes, provenientes de vários países da Europa. O prémio para melhor longa-metragem de terror europeia, ou o Méliès d’Argent, será atribúido à escolha do júri composto por Mick Garris, Ruggero Deodato e Fernando Ribeiro (vocalista da banda Moonspell). Garris será também um dos convidados do festival, que irá passar em sessão especial o seu “Critters 2”.

Propostas não faltarão na secção principal do festival, Serviço de Quarto, com a melhor produção do género nos últimos dois anos. De Kyoshi Kurosawa a Olivier Assayas, passando por “The Wailing”, o filme sensação do sul-coreano Na-Hong Jin, são vários sub-géneros e visões em mais de 30 filmes.  

Para além da secção competitiva de curtas-metragens nacionais, que terá como júris o escritor José Luís Peixoto, a apresentadora Filomena Cautela e a escritora Shelagh Rowan Legg e de curtas internacionais, o festival volta a recuperar, na secção Quarto Perdido, filmes esquecidos do género em Portugal. Dois episódios da série “Contos Fantásticos”, assinados por Noémia Delgado, e uma longa de António de Macedo compõem a edição deste ano.

Não esquecendo o público infantil, a secção Lobo Mau encarregar-se-á de pregar alguns sustos (leves) à pequenada, inclusive com curtas de animação portuguesas.

A decorrer entre 6 e 11 de Setembro no São Jorge, o MotelX estende-se este ano a outros dois espaços da Avenida da Liberdade, o Teatro Tivoli e a Cinemateca Júnior.

O Festival abre oficialmente dia 6 de Setembro, com “Don’t Breathe”, de Fede Alvarez, que chega às salas portuguesas nessa mesma semana.

Pode consultar a programação completa, inclusive os eventos paralelos do festival, aqui.

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTIVAIS: MotelX" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço