FESTIVAIS: Pop Up 2010 - Festival Internacional de Cultura Urbana

Detalhes do evento

FESTIVAIS: Pop Up 2010 - Festival Internacional de Cultura Urbana

Horário: 9 Novembro 2010 a 11 Dezembro 2010
Local: (ver texto)
Rua: (ver texto)
Cidade: (ver texto)
Site ou Mapa: http://www.popup-city.com/lis…
Tipo de evento: festival, cultura, festivais
Sugerido por: Inês M.C
Última actividade: 15. Mar, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

O Pop Up Lisboa 2010 é dedicado ao tema Nómadas Urbanos e de 4 de Novembro a 11 de Dezembro repovoa vários espaços da cidade com intervenções artísticas de mais de uma centena de criadores portugueses e estrangeiros.

Sob o mote “viver a cidade, celebrar a cultura”, constitui-se um evento ímpar na cidade de Lisboa que conjuga cultura urbana e arte contemporânea de forma irreverente, intervém em espaços alternativos e gera interacção com o público, num ambiente cosmopolita de festa e partilha criativa.

Reúne novos talentos, artistas consagrados e especialistas na dinamização de um cartaz cultural com exposições colectivas, espectáculos, performances, conversas e outras actividades que acontecem em fusão permanente com a identidade e a população da cidade onde o evento decorre.

A cidade como um espaço intrinsecamente nómada.

Caracterizada pela mudança e por fluxos migratórios internos e externos, culturais e emocionais, a “cidade” vive-se numa constante incerteza ou redescoberta contínua, movimentos que impulsionam a sua própria evolução e valorização.

Emigrar, mudar de cidade, de trabalho, de casa ou família, são fenómenos comuns no contexto urbano. Assim, mais do que um exercício de nostalgia ou de persistência de memória, o Pop Up Lisboa 2010 pretende despertar artistas e especialistas para as manifestações que o nomadismo impõe à paisagem urbana, para a realidade e a forma como os seus habitantes incorporam per si este fenómeno e, finalmente, que reflexos desenha na cultura urbana que todos partilhamos.

O tema Nómadas Urbanos é explorado no Pop Up Lisboa 2010 em torno de quatro eixos conceptuais:

NÃO LUGARES: À luz do conceito desenvolvido pelo antropólogo Marc Augé (1992), o projecto pretende intervir e apropriar- se de espaços urbanos anónimos, descaracterizados, impessoais, de passagem ou desprovidos de vivências e utilidades.

CULTURA MUNDO: Segundo o filósofo Gilles Lipovetsky, a noção de cultura alterou-se profundamente. Na época da hipermod- ernidade ser artista não é apenas criar obras de arte que sejam reconhecidas no futuro, é comunicar uma imagem, uma marca e através dela criar um suplemento de alma, de sonho e identidade vendáveis.

NOVOS VALORES: A reflexão prioritária sobre os novos valores da sociedade contemporânea, em confronto com conceitos de ética, moral e cultura, no contexto do posicionamento de Lisboa, enquanto cidade dinâmica e catalisadora de expressões, tendências e fluxos artísticos.

PRODUÇÃO E PROMOÇÃO CULTURAL: Determinante para o desenvolvimento sustentável e para a afirmação da identidade de qualquer cidade, seja Lisboa, Berlim, Nova Iorque, Beirute, São Paulo, Buenos Aires, Pequim ou outras.

Para mais informações: info@popup-city.com

Locais:
Laboratório - Palácio Verride - Santa Catarina (ao miradouro do Adamastor)
Pavilhão 27 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - Avenida do Brasil, 53 – Alvalade
Nimas - Avenida 5 de Outubro 42 B, Lisboa
Lx Factory - Rua Rodrigues Faria, Alcântara
Bairro Portugal Novo - Olaias (criadores e moradores valorizam o bairro com intervenções artísticas nos espaços comuns, workshops de fotografia, futebol de rua, acções de sensibilização e mapeamento emocional).

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTIVAIS: Pop Up 2010 - Festival Internacional de Cultura Urbana" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (2)

Não vão (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço