FESTIVAIS: IndieLisboa 2016

Descrição do evento

O festival de cinema mais irreverente do país está de volta, trazendo, de 20 de Abril a 1 de Maio, a produção de cinema independente mais recente a Lisboa.

A sessão de abertura estará a cargo de Whit Stillman, com “Love & Friendship”, uma adaptação de Jane Austen. A de encerramento será feita com o último filme de Mia Hansen Love, “L’Avenir”, vencedor do Urso para melhor realização no Festival de Berlim. O IndieLisboa abre e encerra então com duas figuras recorrentes da sua programação e os Heróis Independentes da edição do ano passado do festival.

E por falar em Heróis Independentes, este ano também há dois homenageados. O veterano Paul Verhoeven, iconoclasta realizador holandês, que vai ser revisto na íntegra nesta retrospectiva em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Com uma carreira iniciada no seu país natal, Verhoeven foi responsável por produções dispendiosas da cinematografia holandesa, que o catapultaram para Hollywood, onde criou alguns dos filmes de culto das décadas de 80 e 90, como “Robocop” ou“Instinto Fatal”. Uma sequência de obras que olhava para a América como poucos americanos se atreviam, filmes incompreendidos que têm vindo a ser objecto de reavaliação, onde esta homenagem se insere.  

O outro Herói é Vincent Macaigne, actor e realizador, uma das caras mais conhecidas do cinema francês recente. Esta homenagem passará pelos filmes em que participou enquanto actor mas também por uma curta e uma longa de sua realização.

A secção de Competição Internacional faz-se sobretudo de primeiras e segundas obras, em produções dos quatro cantos do mundo. Da China vem o épico de 5 horas “The Family”, da Europa, “Chevalier”, da grega Athina Rachel Tsangari, ou “Flotel Europa”, de Vladimir Tonic. Dos EUA, dois dos filmes mais aclamados da produção americana recente: “James White”, de Josh Mond, ou “Kate Plays Christine”, o híbrido documentário/ficção de Robert Greeene, filme sensação de Sundance, sobre a jornalista Christine Chubbuck, que se suicidou numa emissão televisiva em directo.

Como não podia deixar de ser, o Indie funcionará mais uma vez como montra da produção nacional, com a Competição Nacional de longas e curtas e a secção Novíssimos, dedicada a cineastas portugueses que estão a dar os seus primeiros passos. Da competição destaca-se “Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, curta vencedora do Urso de Ouro no Festival de Berlim ou o mais recente documentário de Sérgio Tréfaut, “Treblinka”. Mas outros filmes portugueses marcarão presença no festival, noutras secções e em sessões especiais, como “Cartas da Guerra”, a segunda longa-metragem de Ivo Dias, uma adaptação das cartas que António Lobo Antunes enviou à sua mulher durante a Guerra Colonial, ou o documentário de João Botelho sobre Manoel de Oliveira.

Na secção Silvestre dar-se-á novamente a ver o arrojo de nomes consagrados ou mais jovens, bem como filmes aclamados noutros grandes festivais de cinema internacionais. Caso de “Boi Neon” ou “Desde Allá”, apresentados na última edição do Festival de Veneza, sendo que o segundo foi o vencedor do Leão de Ouro, o prémio máximo do festival.

Esta secção apresenta ainda um foco no jovem mas prolífico Jean Gabriel Périot, com a projecção da sua extensa lista de curtas-metragens e da primeira longa, “Une Jeunesse Allemande”, apresentada em Competição na edição do ano passado do Indie.

O festival abre-se mais uma vez a outros públicos e faixas etárias, com o Indie Júnior, de programação dedicada aos mais novos, o IndieMusic, com documentários sobre figuras maiores da música ou a Boca do Inferno, cruzamento entre o cinema de género e o território independente, resultando em experiências perturbantes, direccionadas àqueles com apetite pelo fantástico.

Programação aqui.

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTIVAIS: IndieLisboa 2016" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço