FEIRAS: Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos

Detalhes do evento

FEIRAS: Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos

Horário: 3 Junho 2016 às 18:30 a 5 Junho 2016 às 20:00
Local: Arruda dos Vinhos
Cidade: Arruda dos Vinhos
Site ou Mapa: http://www.cm-arruda.pt
Telefone: 263 977 035
Tipo de evento: feiras, festas, ar livre
Sugerido por: Município de Arruda dos Vinhos
Última actividade: 24. Maio, 2016

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

“O imaginário popular – quotidiano de um Vale Encantado” é o tema da 3.ª edição deste evento de recriação histórica que recua à época da famosa Bruxa d’Arruda.

Nos dias 3, 4 e 5 de junho Arruda dos Vinhos recebe a 3.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e com venda de produtos, recriando um mercado de rua da região saloia do séc. XIX.

Inspirado no património imaterial e imaginário popular do concelho, o Mercado Oitocentista será palco da apresentação do Guia Prático da Bruxa d’Arruda, um guia de rezas benzeduras, mezinhas, provérbios e outros espécimes da tradição oral do concelho. Esta publicação, promovida pelo Município de Arruda dos Vinhos, será apresentada na sexta-feira, 3 de junho e contará com uma animação teatral inspirada nas estórias da Bruxa d’Arruda.

Ainda no campo das tradições ancestrais decorrerá no sábado, 4 de junho, pelas 22h, um Grande Ritual Defumado de Purificação da Grei p’la Queimada Arrudense e Encharcada de Vinho, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial Arrudense. Este será um grande ritual de purificação que culminará com uma grande queimada, junto ao grande chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e, quem sabe, também os que corroem o país.

No domingo, 5 de junho, destaque para a iniciativa “Riscar e Pintar o Mercado”, um encontro de aguarelistas e desenhadores de rua que promete encher o mercado de arte.

Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, teatro de rua, teatro de robertos, danças de época, animações musicais de época e exposições que trarão ao Mercado constante animação e prometem surpreender os visitantes. Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, teatro de marionetas e jogos tradicionais para as crianças.

O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e conta com a presença de cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro e tanoaria.

Programa completo em www.cm-arruda.pt

Entrada livre
GPS - 38.983272, -9.077598

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FEIRAS: Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2023   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço