Horário: 23 Julho 2011 às 23:00 a 24 Julho 2011 às 1:30
Local: Tertúlia Castelense
Rua: Augusto Nogueira da Silva, 779
Cidade: Maia
Site ou Mapa: http://www.tertuliacastelense…
Tipo de evento: música
Sugerido por: Tertúlia Castelense
Última actividade: 7. Jul, 2011
Exportar para Outlook ou iCal (.ics)
A cintura fina e desenhada,tom escarlate de veludo.
As canções que ao piano de sons se cantam em português, ouvem-se em velhos cadeirões de pele. Cabaret, pop, voz, piano, baixo e bateria, chegam para contar as histórias deste imaginário.
O radialista inglês John Peel disse uma vez que “uma cena musical só é madura e criativa quando o mainstream e o alternativo convivem sadiamente; quando a comunidade mainstream sabe valorizar o alternativo e a comunidade alternativa sabe valorizar o mainstream”;
Os Cintura parecem provar que a cena musical portuguesa atingiu finalmente essa maturidade. O seu som é “pop mainstream” e, no entanto, mereceu o aplauso de alguns dos “opinion makers” da nossa música, geralmente mais conotados com o “rock” e com a música alternativa: Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, Miguel Pedro dos Mão Morta e Mundo Cão, João Carvalho do Festival Paredes de Coura, Jorge Romão dos GNR, Nuno Calado da Antena 3, Rui Santos da Universidade FM e Vitor Figueiredo da SIC formam o júri do concurso “Rock Nordeste”, que na edição de 2010 deu a vitória unânime a este trio de Penafiel.
O que levou um júri deste calibre a incentivar um trio sem guitarras, com um som preponderante de teclas e com um apurado sentido melódico? Segundo o guitarrista dos Xutos & Pontapés «os Cintura foram sem nenhuma dúvida a banda mais coerente e mais segura que apareceu no Rock Nordeste deste ano. O facto de cantarem (e terem boas letras) em português, foi sem dúvida uma grande vantagem. Também o júri foi unânime em achar que os Cintura seriam a banda que melhor iria aproveitar este prémio e que mais segurança tinha no seu projecto. Ainda bem que assim aconteceu. Foi a melhor banda da noite e a prova está nesta primeira proposta dos Cintura». A opinião do baterista Miguel Pedro, é similar: «O que ouvi foi uma excelente base harmónica, boas opções melódicas, o que resulta em canções bem estruturadas e bem cantadas». O radialista Nuno Calado escreve no prefácio do disco: «As primeiras impressões marcam sempre e neste caso foram sempre as melhores desde o início. Os Cintura entraram em palco de uma forma discreta embora com vontade de mostrar o que este trio vale e pode vir a ser uma banda a ter em conta na “pop” nacional. E foi o que fizeram».
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
para adicionar comentários adicione este evento "MÚSICA: Cintura" à sua agenda
Entrar em MyGuide