MÚSICA: Lula Pena - Acústico

Detalhes do evento

MÚSICA: Lula Pena - Acústico

Horário: 1 Abril 2011
Local: MusicBox
Rua: Rua Nova do Carvalho, 24
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: http://www.musicboxlisboa.com
Telefone: 213430107
Tipo de evento: concerto, música
Sugerido por: Inês M.C
Última actividade: 31. Mar, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Lula Pena (Lisboa, 1974) é uma cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, que em Junho de 2010 lança o seu segundo álbum, ‘Troubadour’ (Mbari) depois de um silêncio de doze anos, que se seguiu ao lançamento do extremamente bem sucedido ‘Phados’ (Carbon 7).
A pergunta mais recorrente quando se pensou, e graças a deus pensou-se muito, em Lula Pena, foi por onde parava e porque é que nos víamos sucessivamente privados de ouvir novos documentos desta música, que parece maravilhar todos os que com ela contactam, independentemente da parte do mundo de onde vêm. As razões são tantas como as histórias, e tão puras e honestas quanto a música.

“A tradição tem que ser mantida viva para que seja tradição”. Lula Pena toca um fado a que tira o f, assumindo-se, sem drama ortográfico mas com crença, como phadista. Vivendo imersa nesta relação tão singular com o som, com a memória e com como carregamos connosco tudo o que já vimos, observámos e aprendemos para todo o lado, podemos pensar em Lula não só como uma das grandes reinventoras do fado, mas alguém que verdadeiramente o viveu e segue vivendo. Porque o leva para todos os portos do mediterrâneo, em direcção ao francês para que tenha mais com que falar do amor, para o Brasil e a América Central quando o balanço assim o dita, e dizendo a palavra em inglês quando tem que ser.

Tantos amaram a sua música, e a sua “desidratação” das maquinações da indústria da música levou-a a considerar desistir por inteiro do ofício e do negócio, a recolher-se, chegando a recusar vários concertos.
Andou de mota diariamente entre uma casa no meio do nada a ir e vir de Montemor-O-Novo, onde voltou a escrever.

Diz que “a velocidade é uma coisa que não é humana”, e que o seu é um “trabalho que vem de dentro para fora – [o de] tentar perceber a tecnologia humana”. Aos grandes que assim operam, e só operam deste jeito porque são infinitos, temos que estar gratos por existirem, sendo sérios e leves ao mesmo tempo. Talvez Lula tenha estado com o seu trabalho durante demasiado tempo longe de quem entende que ela é lindíssima porque é como é, e no seu tamanho inteiro e incalculável, é um prazer dar-lhe espaço e calor para que connosco possa partilhar tudo o que nela está contida, e sai, no mar inteiro da sua música, numa torrente tão inquebrantável quanto calma. Os livres têm as suas próprias regras; os livres de coração bom têm regras em que podemos confiar.

Nas suas palavras, diz que procura uma “tradição à escala universal. Em cada esquina está uma presença divina que nos permite chegar a essa escala”. “Se questiono o fado dessa maneira é para me sentir livre, [e para] comunicar essa liberdade”. “O artista é o que consegue expandir implodindo-se a si e ao mundo”. “Fazer com que a poesia seja a divisa deste mundo. Nada mais”. Independentemente da frase que lhe ouvimos, ou de onde lhe começamos a escutar o raciocínio, é esta a sua teia de coerência, espraiada por todas as frases, gestos e dias, que temos o privilégio de escutar, na sua inteireza, na forma de música.

Está reunida a constelação de circunstâncias e acontecimentos para que, finalmente, possamos viver a Lula Pena que sempre quisemos ver, para que a possamos mostrar àqueles com quem partilhamos as coisas mais preciosas, e para que esses aumentem ainda mais o círculo. Um inquestionável tesouro nacional, contemporâneo, irrepetível, em música, expressão e som, que nos dá o dom de melhor aprendermos a viver os dias como mais nossos, mais belos, porque de todos. “Se somos capazes de amar individualmente porque não aceitamos o amor numa escala maior?”


in Filho Único

 

Início: 00h

Preço: 10 Euros

 

 

 

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "MÚSICA: Lula Pena - Acústico" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço