FESTAS: Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus

Descrição do evento

Aproxima-se uma vez mais a afamada Noite dos Museus.

Por um dia, alguns museus nacionais e de mais de 40 outros países europeus abrem portas fora das horas convencionais, com o intuito de atrair novos públicos e democratizar a sua acessibilidade.

Esta foi uma iniciativa que partiu do Departamento da Cultura Francesa (pertencente ao Ministério Francês da Cultura e Comunicação),desde 2005, que promove a ideia da visita gratuita às coleções em exposição, num contexto diferente do habitual. Acompanhado de um programa de atividades apelativas a todas as gerações, esta é uma oportunidade não só de visitar novos lugares, como também de os revisitar de forma distinta: acedendo a partes anteriormente não visíveis ou ao som de um concerto, tomando conhecimento da diversidade e riqueza destes lugares.

A ter lugar no dia 21 de Maio, todos os museus, palácios e monumentos da Direção-geral do Património Cultural (DGPC) participarão deste evento, abrindo a partir das 17h30.

Contudo é importante referir que a Noite dos Museus vem em sequência da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio. Este ano participam 79 museus, monumentos e palácios, distribuídos pelo país, com as mais diversas atividades: visitas interpretadas, conferencias, ateliers pedagógicos, oficinas fora de portas, novas exposições e momentos musicais. Este dia, celebrado desde 1977, tem por fim a reflexão e a promoção do papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O tema escolhido deste ano, pela ICOM (Conselho Internacional dos Museus), é “Museus e Paisagens Culturais”. A intenção é de sensibilizar a sociedade para a sua capacidade de intervenção e auxilio na conservação do património vulnerável, evitando a sua degradação ou aniquilamento. Mais uma vez todos os espaços pertencentes à DGPC são participantes e têm entrada livre neste dia.

 Reúna a família, planeie um dia ou uma noite diferente, e desvende de forma divertida os mundos escondidos que estão dentro de cada um destes espaços culturais.

Preço: gratuito 

Datas:

18 de maio: Dia Internacional dos Museus (horário diurno habitual de cada museu)

21 de maio: Noite europeia dos Museus (das 17h30 à 1h)

Informações: 

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-museus-e-noite-dos-museus-2016/

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "FESTAS: Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço