VISITAS: Galerias Romanas da Rua da Prata

Descrição do evento

Uma vez por ano, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, os lisboetas são convidados a descer ao subsolo da Baixa da cidade. As Galerias Romanas da Rua da Prata são alvo de uma bombagem que retira a água do seu interior e podem assim abrir ao público durante três dias.

A arquitetura e as técnicas de construção destas Galerias sugerem tratar-se de um monumento da época dos Imperadores Júlio-Cláudios (primeira metade do séc. I d.C.), que serviria de «criptopórtico», erguido para suportar outras edificações de grande dimensão.

Na visita é possível observar uma rede de galerias perpendiculares, de diferentes alturas, onde se destacam pequenos compartimentos (celas) que poderão ter sido utilizados na época romana como áreas de armazenamento; arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada; abóbadas, onde são visíveis as marcas das tábuas de madeira que serviram para a sua construção e onde se pode observar várias aberturas circulares que serviram bocas de poço a partir de data desconhecida; e a “Galeria das Nascentes”, também chamada “dos Olhos de Água”, que ostenta a fractura que divide em dois a parte hoje visitável do monumento, da qual brota a água proveniente do lençol freático e que inunda toda a área das galerias. 

As visitas são realizadas em grupo, sem marcação, sob a orientação  de técnicos do Museu da Cidade e do CAL- Centro de Arqueologia de Lisboa.

 

R. da Conceição, junto ao n.º 77 (Informações: (+351) 217 513 200)

26 a 28 Set, 10:00-18:00 (última entrada às 17:30)

Entrada livre

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "VISITAS: Galerias Romanas da Rua da Prata" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço