VIAGENS (lá fora): Paris, s’il vout plait!

Paris! A única cidade onde o ambiente soturno e a ausência do sol pode ser encantador. Confirma-se: Paris é mesmo a cidade mais romântica do mundo. O que mais cativa nesta cidade são os monumentos. A Torre Eiffel - a jornada começa aqui… não é permitido ir a Paris e não subir à torre, seria como ir a Roma e não ver o Papa. E se o fizer vai achar que é o personagem principal de um postal. E os Campos Elísios? Cheio de árvores, alguns cafés e restaurantes, e o inesquecível Arco do Triunfo. E se lhe ficou na memória a imagem do Corcunda, não poderá deixar de dar um pulinho à Catedral de Notre Dame. Junto ao rio Sena, e com arquitetura gótica, esta catedral está erguida sobre um templo romano. Curioso, no mínimo! E também Paris tem a possibilidade de algo que está muito em voga actualmente: City tours. Entra no autocarro, para e desce onde lhe agradar, e pode apanhar o seguinte, isto se adquirir um passe válido por 48 horas. Sim, dois dias, s’il vous plait!

E um passeio de Segway? É uma forma muito divertida e futurista de conhecer a cidade com outros olhos. Os passeios duram três horas e meia, acompanhado por um guia, e passa por locais emblemáticos da cidade como a Torre Eiffel, a Tumba de Napoleão, o Louvre, os Campos Elísios, o Museu Rodin, por exemplo.
Já ouviu dizer que Napoleão era baixinho? Se quer rever este grande homem nas suas batalhas e conquistas, não pode invalidar uma passagem pela Praça da Bastilha. E se ópera for uma das suas paixões, acomode-se. Ali ao pé tem a imponente Ópera de Paris Bastille.
A cidade está repleta de pontes, cada uma com uma beleza própria. Cada fotografia que tirar irá parecer um postal. No final da viagem, não quererá regressar. E não se preocupe, aquela estória de a cidade ser escura era apenas um trocadilho para ajudar no seguimento do texto. E para o comprovar, tenho a ajuda da fotógrafa Nichole Robertson que, através do seu trabalho, convida-nos a visitar a cidade que também ela considera ser a mais romântica do Mundo. Estas fotografias acabaram por ser editadas num livro, “Paris in Colour”, que vem demover toda a ideia de que Paris é uma cidade cinzenta. E agora, só fal