Quem é que não gosta de comer ao ar livre, envolto pela natureza e ar puro, ter como banda sonora os pássaros e outras espécies que por ali coabitam, relaxando enquanto degustam a sua marmita?
Pois foi a pensar nisso mesmo que decidi reunir alguns jardins de Lisboa e arredores onde podemos aproveitar cenários verdejantes e fazer um piquenique.
Começando pelo lado mais este de Lisboa temos o Jardim do Cabeço das Rôlas, localizado sobre a maior "colina" existente no Parque das Nações, possui uma vista bem abrangente do parque e do rio. Aconselha-se estender a toalha numa dessas plataformas relvadas e a saborear o almoço com o rio como testemunha. A designação de Jardim do Cabeço das Rolas deriva do facto, de em tempos, ter sido ponto de passagem de rolas no seu trajecto migratório.
Viajando para o coração de Lisboa, mais precisamente na Avenida de Berna, avistamos os Jardins da Gulbenkian que cobrem quase 8 hectares.Estes jardins tornam-se num belo refúgio natural do mundo cosmopolita, uma floresta dentro do centro da cidade, onde é possível relaxar, e fazer belos piqueniques à beira lago, e assistir a espectáculos ou concertos no anfiteatro ao ar livre, nas noites mais quentes de Verão.
Descendo depois para a Estrela damos com o Jardim da Estrela, um espaço verde lisboeta que reúne inúmera qualidades de plantas como ragoeiros, plátanos, árvore de borracha australiana, bela-sombra, bananeira, coqueiro-dos-jardins, entre outras espécies de flora.Também na fauna existe diversidade e destacam-se os guarda-rios, pavões, cisnes, graças nocturnas entre outros.
Para além da esplanada existente, não será má ideia levar uma marmita caseira e fazer um brunch à moda ecológica, e deixar os pequenos correrem e explorarem a vida deste jardim.
Indo um bocadinho para mais Oeste, e descendo para a marginal e deparamo-nos com os Relvados de Belém, que parecem constituir uma plateia para avistar o rio. Rodeados por diversos espaços culturais e monumentos como pela Torre de Belém, CCB, o Mosteiro dos Jerónimos e o Planetário, é um espaço de eleição para fazer um piquenique e depois partir à descoberta.
Se nos entusiasmarmos e formos rumo ao Atlântico pela marginal encontramos o Parque dos Poetas, um espaço com cerca de 10 hectares, divididos por praças, jardins temáticos com as esculturas dos poetas, o «Bosque da Poesia», um Parque das Merendas, um estádio de futebol e balneários, um parque infantil, um parque polidesportivo, um anfiteatro ao ar livre e uma «Fonte Cibernética», com efeitos de água provocados pelos diferentes repuxos.
Viajando até Sintra, local só por si místico e mágico, no Parque da Peninha tem "spots" próprios para se instalar e apreciar o seu almoço ou lanche ao ar livre, a única restrição são os churrascos. Aqui é proibido lume.
Nota: artigo originalmente publicado em Junho de 2010 e agora de novo destacado.
Ana Pracaschandra
22. Mar, 2011
Marina Soares
Ana, cá vai mais um para piquenicar fora de Lisboa, mas mesmo ás portas, do outro lado do rio...
25. Mar, 2011
Ana Pracaschandra
25. Mar, 2011