PASSEIOS (cá dentro): Locais para passear em Lisboa (gratuitos)

Lisboa é uma das cidades mais versáteis que conheço para andar a pé. As zonas mais planas da Baixa e do Parque das Nações são simpáticas para quem procura um passeio descansado, ao passo que, nas íngremes ruas dos arredores do castelo, podemos praticar uma espécie de alpinismo urbano.

Percorrer as ruas e apreciar os mais de 60 jardins da cidade são formas excelentes de a conhecer ou de a viver. Com a vantagem, ainda por cima, de que ainda não se paga para passear.

 

PASSEIOS EM JARDINS

Parque Eduardo VII

Baptizado com o nome do rei de Inglaterra, que em 1903 veio a Lisboa reforçar a aliança do seu país com Portugal, este é o maior parque do centro da cidade. Os cerca de 25 hectares incluem grandes áreas de jardim, um parque infantil e um miradouro. Para além disso, a entrada do parque é também o ponto de partida dos passeios de bicicleta da Massa Crítica, que se realizam sempre na última sexta-feira do mês, pelas 18 horas.

Praça do Marquês de Pombal, 1070 Lisboa

Horário: Sempre aberto

Massa Crítica

 

Jardins do Parque das Nações

O lugar que acolheu a Expo 98 e que deu a Lisboa uma faceta moderna é também uma excelente escolha para passear. Um terço do Parque das Nações está dedicado a áreas verdes, entre as quais destaco o Rossio dos Olivais com o seu maravilhoso espelho de água.

Alameda dos Oceanos, 1990 Lisboa

Horário: Sempre aberto

Rossio dos Olivais, Parque das Nações

Jardins Garcia da Orta, Parque das Nações

 

Jardins da Torre de Belém

Construídos em 1940, a propósito da Grande Exposição do Mundo Português, os Jardins da Torre de Belém são uma escolha popular para passeios, quer entre os turistas quer entre os próprios lisboetas. E, se quiser acrescentar um toque “zen” ao seu passeio, escolha o domingo de manhã para visitar estes relvados e participar numa aula gratuita de Tai Chi ou Chi Kung.

Avenida de Brasília, 1400-038 Lisboa

Horário: Sempre aberto

Jardins da Torre de Belém

 

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

Uma referência para a arquitectura paisagista portuguesa, o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian data da década de 60. Com um lago, riachos e caminhos que o tornam numa alternativa para relaxar, o jardim tem também um anfiteatro ao ar livre que, nas noites de verão, é palco de vários espectáculos.

Avenida de Berna, 45, 1067-001 Lisboa

Horário: Do nascer ao pôr-do-sol, excepto em dias de espectáculo

 

Jardim dos Moinhos de Santana

Aberto ao público desde 1997, o Parque dos Moinhos de Santana deve o seu nome aos dois únicos moinhos de vento em funcionamento em toda a cidade de Lisboa. À volta destas duas estruturas estendem-se cinco hectares de relvados, ideias para um piquenique ou uma sesta. Se prefere um passeio mais activo, o parque dispõe de um circuito de manutenção e de uma pista de skate.

Rua Tristão Vaz, 1400 Lisboa

Horário: de 1 de Outubro a 31 de Março, 8:30-18:00; de 1 de Abril a 30 de Setembro, 9:00-19:30

Jardim dos Moinhos de Santana

 

PASSEIOS POR ZONAS HISTÓRICAS

Baixa Pombalina

Não é possível conhecer lisboa sem se ser levado pelo movimento das ruas da Baixa Pombalina. O Terreiro do Paço, em tempos a porta de entrada na cidade, pode servir como ponto de partida para um circuito a pé por esta zona histórica, seguindo pela cosmopolita Rua Augusta até à Praça do Rossio e Avenida da Liberdade, onde o comércio tradicional é vizinho de grandes marcas internacionais. Um pouco acima, o Largo do Chiado equilibra o trendy e o intelectual durante o dia, transformando-se, mais tarde, no ponto de encontro para as noites do Bairro Alto.

Terreiro do Paço

Rossio

Largo do Chiado

 

Alfama

Se a ideia é conhecer o lado mais tradicional de Lisboa, então Alfama é obrigatória. É fácil perder-se no labirinto de ruas estreitas do bairro que sobreviveu ao terramoto de 1755 e que dá morada a alguns dos mais “castiços” estabelecimentos da capital. À terça-feira e ao sábado o passeio por Alfama prolonga-se até ao Campo de Santa Clara para visitar a Feira da Ladra, uma espécie de Portobello alfacinha.

Alfama

 

Mouraria e Martim Moniz

Alvos recentes de um trabalho intenso de revitalização, as zonas da Mouraria e do Martim Moniz são ideais para deambular num verdadeiro caldeirão de culturas. O bairro da Mouraria, berço do fado e morada de fadistas como “A Severa” e Mariza, exibe ora tabernas e casas dedicadas à canção tradicional, ora estabelecimentos chineses, indianos, etc. Esta mistura deu origem ao “Mercado de Fusão”, que ao fim-de-semana toma conta da Praça Martim Moniz.

Mouraria

 

MIRADOUROS EM LISBOA

Cidade construída em sete colinas, é fácil encontrar locais em Lisboa que ofereçam uma vista deslumbrante. Os miradouros abundam, especialmente nas proximidades do Tejo. Estes valem bem um desvio para contemplar, por exemplo, a cidade no pôr-do-sol:

  • Miradouro da Graça
  • Miradouro da Penha de França
  • Miradouro da Senhora do Monte
  • Miradouro de Santa Catarina (Adamastor)
  • Miradouro de Santa Luzia
  • Miradouro de Santo Estevão
  • Miradouro de São Pedro de Alcântara
  • Miradouro do Castelo de São Jorge
  • Miradouro do Parque Eduardo VII
  • Miradouro do Torel
  • Miradouro das Portas do Sol
  • Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos
  • Miradouro dos Moinhos de Santana
  • Miradouro dos Montes Claros
  • Miradouro do Cais das Colunas

Nota: Artigo publicado em 2014 e colocado de novo em destaque em Janeiro de 2018.

Load Previous Comments