Joao Manuel Gomes Ferreira
  • Masculino
  • Espinho
  • Portugal

Amigos de Joao Manuel Gomes Ferreira

  • Anabela Abreu
  • Cristina Brissos
  • Maria Claudia Rocha Ferreira
  • Andreia Alexandra Almeida Mandim
  • Editor MyGuide
  • Ana Paula Reis
  • Natacha Costa
  • Inês Sousa Almeida
  • manuela flaspoehler barreto
  • Filipa Studer
  • Administrador Transglobal
 

Página de Joao Manuel Gomes Ferreira

Quinta de Pentieiros - Bem vindo ao Mundo Rural

Bem-vindo ao Mundo Rural


Situada no concelho de Ponte de Lima, a Quinta de Pentieiros está inserida na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. Com acessos pela Estrada Nacional 202 (Ponte de Lima - Viana do Castelo) e pela A27 (Nó de Estorãos), é um marco nacional em termos de educação ambiental e de preservação da natureza de visita obrigatória. A Quinta de Pentieiros, recheada de hortas, jardins, lagoas, praias fluviais e muita natureza para descobrir, é um local onde se podem efectuar percursos pedestres e passeios de bicicleta, possuindo ainda um parque de campismo rural com piscina, Bungalows, viveiros, estábulos, cavalariças e parques de gado, sendo um local de absoluto sossego e reflexão.

 

Neste espaço, é também possível destacar a existência de um interessante mosaico de habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas, desenvolvendo-se ao longo de um sistema lacustre permanente, irrigado por canais naturais. Declarada Zona Húmida e de importância internacional, pela raridade dos seus habitats e pela elevada biodiversidade que sustenta a Área Protegida, desenvolve-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos, numa área total de cerca de 350 hectares, exibindo uma apreciável diversidade e originalidade paisagísticas.

 

A conjugação de uma associação de folhosas em terrenos alagadiços, onde se destacam os amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros, confere ao local potencialidades particulares em termos de habitat de alimentação e refúgio para várias espécies de fauna. Ainda em termos de flora e vegetação, a zona apresenta um elevado interesse, que se traduz num registo aproximado de 80 espécies vegetais, consideradas raras ou em vias de extinção local.

 

A Quinta de Pentieiros é composta por um importante conjunto de infra-estruturas que se destinam essencialmente a apoiar a Área Protegida, nomeadamente no que respeita à oferta de alojamento e ao desenvolvimento de actividades lúdicas e de lazer associadas ao espaço rural.

 

Através da recuperação e valorização da sua área de produção, foi possível transformar este espaço no sentido da criação de uma quinta pedagógica, por excelência, que mostra ao público menos familiarizado, especialmente aos mais jovens, o dia-a-dia da vida rural, permitindo uma aproximação directa com as vivências diárias de uma exploração agrícola minhota.

 

Sempre que Apetecer

Para quem deseja umas férias ou até um fim-de-semana tranquilo a dois, longe da louca rotina das cidades e uma aproximação à natureza, esta poderá ser com toda a certeza uma experiência enriquecedora para renovar energias e um local de refúgio sempre que lhe apetecer.

 

No Verão o tempo quase que pára, o céu projecta as suas grandes nuvens brancas sobre as lagoas, e sentimos que somos levados para um outro lugar que não sabemos bem onde mas que nos transmite aquela sensação de leveza e harmonia com o mundo, e que, por breves instantes, nos deixa saborear a breve eternidade que todos desejamos alcançar.

 

Quem por lá passa fica prisioneiro de uma paixão que nos enfeitiça os sentidos e a alma pela simplicidade daquele recanto tão carinhosamente desenhado e preservado por uma qualquer divindade, que com a graça e a luz que o sol emana podemos afirmar que ali é sempre Julho ou Agosto. Tal como dizia Manuel Alegre: “o espírito de Deus, se Deus existe, paira de certeza sobre nós.”

 

Alojamento

Envolvidos pela harmonia e diversidade de espaços proporcionados por uma paisagem tipicamente rural, podemos encontrar na Quinta de Pentieiros e em locais estratégicos do concelho de Ponte de Lima, um conjunto de tipologias de alojamento direccionadas para proporcionar aos visitantes uma agradável e confortável estadia por terras limianas.

 

No que respeita a alojamento, permitimo-nos destacar as seguintes acomodações:

Bungalows


- Resineiro

Ao contrário dos Bungalows tipo Espigueiro, o Bungalow do Resineiro – T0, também com capacidade para um casal – encontra-se ao nível do solo. É revestido com traves de uma antiga linha férrea.

 

 

 

- Lago

Edifício de madeira, do tipo espigueiro, T0, com capacidade para um casal. Encontra-se junto do lago da Quinta de Pentieiros.

 

 

 

 

- Olival

O Bungalow do Olival – T2, cimeiro à Quinta de Pentieiros – proporciona aos seus utilizadores uma vista deslumbrante sobre a mesma. Tem capacidade para quatro pessoas.

 

 

 

 

- Espigueiro

Num lugar de destaque da Quinta de Pentieiros, com uma vista geral sobre a mesma, encontra-se o Bungalow do Espigueiro, T2, com capacidade até quatro pessoas.

 

 

 

 

Estes locais são apetecíveis para um contacto directo com a paisagem, a ruralidade e a natureza da região. Os sons emitidos pela diversidade animal existente na região, são a banda sonora de um período de relaxamento ímpar e, que por breves instantes quase se pode tocar no tempo e ouvi-lo.

 

Contacta-se com gente que já não há, aprende-se o ritmo das correntes dos rios e dos riachos, com o tilintar dos espanta pássaros a criarem a batida dos nossos sentidos, que se deixam levar ao mesmo ritmo que as brisas refrescantes nas horas quentes do dia.

 

Actividades

 Apesar da Quinta de Pentieiros ser um espaço integrado no projecto de valorização da Área Protegida, estão disponíveis por todo o complexo um sem número de equipamentos que proporcionam o desenvolvimento de actividades rurais e desportos radicais, tais como: Piscina; Albergue e Casas de Abrigo; Parque Infantil e Juvenil do Pinchas (a Mascote das Lagoas); Quinta Pedagógica com Horta, Viveiros, Estábulos, Cavalariças, Parques de Gado e Parque Florestal; Oficinas.

 

Os visitantes podem sempre começar por visitar a quinta pedagógica, a família irá adorar. Depois aproveite e visite as Lagoas. Se puder leve as bicicletas, não para circular na quinta, pois é interdito, mas para percorrer os inúmeros trilhos que partem do centro de interpretação ambiental, situado a apenas dois quilómetros ou então parta numa aventura pelos caminhos pedestres e desfrute passo-a-passo de cada paisagem.

 

Percursos e Rotas

 

 

Estas infra-estruturas, devidamente sinalizadas e dotadas de postos de observação, com uma extensão total aproximada de quarenta e cinco quilómetros, cumprem actualmente e de forma extremamente positiva, a dupla função de possibilitar ao visitante um leque de experiências enriquecedoras e de educação para a protecção dos valores em presença.

 

 


Ponte de Lima

 

Sendo uma região que abrange várias freguesias do concelho de Viana do Castelo, numa região marcadamente rural e em que os valores ambientais e patrimoniais se conjugam em pleno, poderá aproveitar para visitar a histórica vila de Ponte de Lima, a sete quilómetros apenas da Quinta de Pentieiros, e efectuar a ciclovia.

 

Infra-estruturas

Envolvidas pela harmonia e diversidade de espaços proporcionados por uma paisagem tipicamente rural, encontram-se, na Quinta de Pentieiros, muitas infra-estruturas à disposição dos visitantes como:

 

Piscina

Envolvidas pela harmonia e diversidade de espaços proporcionados por uma paisagem tipicamente rural, encontram-se, na Quinta de Pentieiros, as Piscinas ao Ar Livre, para crianças e adultos.

Existem, também, infra-estruturas ímpares de apoio nas mais diversificadas áreas que merecem destaque: o Centro de Interpretação Ambiental; o Auditório para Colóquios; Seminários; Simpósios e Encontros; Mediateca; Recepção e Loja para atendimento aos visitantes; Torres e Postos de Observação, devidamente sinalizados e apoiados por publicações educacionais e explícitas; Parque de Merendas e Áreas de Lazer Fluvial; organização de visitas guiadas; Serviço de Aluguer de Bicicletas; Passeios Equestres; Oficinas de Artesanato; disponibilização de áudio guias com suportes informativos em pequenas brochuras.

 

Não perca uma excelente oportunidade de visitar um dos locais mais deslumbrantes da natureza em Portugal e um Centro de Educação para o Ambiente e o Mundo Rural, que lhe trará mais-valias significativas na percepção do envolvimento do Homem com a Natureza que o rodeia.



Artigos de Joao Manuel Gomes Ferreira

Actividades: Palmela 2011 – Festival Internacional de Fotografia Panorâmica

Criado em 21 Abril 2011 às 18:27 ‚ 0 Comentários

Este verão, Palmela, Portugal, será a capital mundial da fotografia panorâmica.



Fotógrafos de todo o mundo têm encontro marcado para o próximo mês de Junho (1 a 5) na encantadora Vila de Palmela e podem contar com workshops, conferências, banquetes, um safari fotográfico… Continuar

Comércio e Tendências - Bijuteria Com Significado

Criado em 4 Abril 2011 às 21:13 ‚ 0 Comentários

As dificuldades ou adversidades levam-nos por vezes a pensar em situações que nunca tínhamos imaginado antes e a tomar decisões que podem mudar a nossa vida para os dois lados. Não obstante, e como dizia Paul Watzlawick “ao ser humano é impossível não comunicar” e então se não se faz compreender de uma maneira ou não se sente bem com a vida que tem, reinventa-se. E essa é a grande simbiose do ser humano com o mundo. Quando não nos sentimos tão agradados com a vida que temos, com os planos…

Continuar

PASSEIOS (cá dentro): Aquamuseu do Rio Minho

Criado em 19 Fevereiro 2011 às 23:30 ‚ 0 Comentários

O Aquamuseu do Rio Minho é um projecto da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que se sensibilizou pela proposta apresentada em 1991 pelo Doutor Carlos Antunes no sentido da criação de um espaço público de promoção e divulgação do património natural e cultural associado ao rio Minho. Durante o desenvolvimento do projecto, várias instituições colaboraram na sua…

Continuar

EXPORT HOME - Mobiliário, Iluminação e Artigos para a Casa

Criado em 17 Fevereiro 2011 às 0:43 ‚ 0 Comentários

De 23 a 27 de Fevereiro de 2011, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto torna-se no ponto de encontro dos profissionais dos sectores de Mobiliário, Iluminação, Artigos de Casa e Têxteis lar.

Caminhando já para a sua 23ª edição, a história da EXPORT HOME mescla-se na história recente do mobiliário português.

Inicialmente virada para o mercado nacional, o certame cada vez mais se virou para o exterior, projectando o seu nome e das empresas expositoras além-fronteiras.…

Continuar

Caixa de Recados (2 comentários)

Você tem de ser um membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Às 15:22 em 25 Março 2011, Administrador Transglobal disse...
E, já agora, não quer partilhar o artigo sobre a Quinta dos Pentieiros?
Às 15:19 em 25 Março 2011, Administrador Transglobal disse...
Olá João, um artigo sobre Ufologia era capaz de ser interessante, não?
 
 
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço