Artigos de Www.bornfreee.com -- Dezembro 2011 Arquivo (31)

VIAGENS (lá fora): Back to San José

Um banho de gente faz, bastas vezes, a imagem de uma cidade. Principalmente, se for sorridente. É isso que levaremos de San Jose. Que vive muito em torno da principal rua pedonal. Rasga o coração da cidade.

“Mi amor” é expressão que se houve amiúde. Nas ruas. Nos mercados. Uma doce forma de comunicar. De vender. Os costa-riquenhos mostram igualmente o seu lado latino na forma como…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 18 Dezembro 2011 às 19:22 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Dia dos sentidos

Quando percebemos nas entrelinhas que os deuses conspiram, nada a fazer. Eles saberão o que fazem. Quanto a nós, para quê contrariar o destino? Somos apenas mortais…

Por isso mesmo, em vez de partir, decidimos ficar. Todo o país em estado de alerta. Chuva persistente. Chata. Inundações. Para quê lutar contra a natureza? Quietinhos também é bom. Oh se é!

Se não os podes vencer… E foi…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 19:46 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Síndroma Kilimanjaro no vulcão Arenal

A chuva correu connosco. Literalmente. Sem sentido permanecer num local virado para actividades ao ar livre no qual não se pode estar.

Monteverde e Santa Helena ficaram debaixo de olho caso algum dia cá voltemos. Sem dúvida! Mas decidimos mudar de cenário. Procurar diferente sorte.

O vulcão Arenal, provavelmente o mais famoso na Costa Rica, é o…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 10:00 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Monteverde e Santa Helena

A chuva decidiu ‘colar-se’ a nós. Sem dar tréguas. Desde que nos aproximamos da montanha que não pára de pingar. Persistentemente. Para quem está desejoso de umas caminhadas em assombrosa beleza natural, isto não veio propriamente a calhar. Mas não foi isso que mudou os nossos planos.

A Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde era objectivo há muito traçado. Dos…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 10:00 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Aqui o azar é ao domingo

Já sabíamos, mas não aprendemos. Terá sido desta. Viajar ao domingo não é aconselhável. De todo!

Optamos por deixar o verão tropical de San Juan del Sur para nos embrenharmos nas rain forests de Monteverde. Trata-se de um dos locais mais cativantes da Costa Rica.

Ultimo banho e já estamos no primeiro “chicken bus” do dia. Meia hora depois saímos…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:48 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): A saga continua

Ainda não eram 06:00 e, sem optar pelo polegar em riste, já estávamos na berma da estrada à espera de transporte. Que, invariavelmente, chegou rápido.

Não houve água quente. E amanheceu gelado. Estávamos, por isso, bem despertos.

Na véspera, também não tivemos direito a jantar. Seriam 22:00 quando fomos largados algures na estrada. E não havia sinais de vida em lago algum. Nem de…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:42 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Odisseia até lado nenhum

Custou deixar o Belize. Oh, se custou! Por isso mesmo, adiamos um pouco mais a partida. Apenas umas horas. O suficiente para nos complicar a vida.

Mais um passeio de kayak. E umas braçadas. Espreguiçadeira. mergulho. Sair de novo… eram apenas 10:00 quando apanhamos o taxi-boat para deixar a ilha. Já saudosa.

Em terra de ninguém, a melhor definição para a incaracterística…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:41 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): San Juan del Sur

Garantem os especialistas que tem as melhores praias da Nicarágua. Para satisfazer banhistas e surfistas. A meia hora do lago Nicarágua, onde visitamos a ilha de Omepete.

Pela primeira vez, encontramos ambiente estival. Raros turistas locais. Em San Juan del Sur sobram europeus e norte-americanos. Turismo jovem. Descontraído.

Compartimos o quarto misto com mais sete pessoas. Outras insistem em ficar no hostel mais requisitado da região. Sem espaço nos quartos,…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:30 — 1 Comentário

VIAGENS (lá fora): Ninja

O briefing durou meia hora. Tudo muito bem explicadinho. Em língua inglesa. Com imagens e mensagens marcantes. Ninguém com dúvidas. Todos sabiam dos riscos. Um pé em falso e seria o fim. Literalmente. Saímos com a plena consciência do que podíamos ou não fazer.

Em plena noite, o grupo de 12 desconhecidos subiu para a pick-up. Estamos em San Juan del Sur. Na costa pacífica da Nicarágua. Ia…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:30 — 5 Comentários

VIAGENS (lá fora): Tegucigalpa e Manágua

Duas cidades descaracterizadas. E que ‘competem’ pelo estatuto da mais violenta cidade da América Central. De duvidoso interesse turístico. Minguam os edifícios históricos. Não abundam bares e restaurantes de ‘bom gosto’. Não se sente segurança nas ruas.

Recebidos por chuva em Tegucigalpa. Vamos procurar Tica Bus, empresa “moderna” que liga as capitais e principais…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 16 Dezembro 2011 às 9:30 — 2 Comentários

VIAGENS (lá fora): Dream Belize

A “desertora” Fernanda insistia: “Quero sempre dois ou três dias de praia para relaxar no final das férias”. Para passar mais tempo connosco, acabou por acompanhar-nos a Tikal/Flores. Por isso, não lhe foi possível cumprir com o desejado programa. Fernanda, os amigos são sempre para as ocasiões. Tratamos de realizar o teu sonho!…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 10 Dezembro 2011 às 17:30 — 9 Comentários

VIAGENS (lá fora): Rumo a Belize

“O governo do Belize não nos deixa parar no caminho. Ou fazem a viagem completa até Belize City, ou ficam na fronteira. A escolha é vossa”, disse-nos, com ar de quem se está nas tintas, o motoritsa do shutle que nos levaria da Guatemala até ao próximo destino.

Para não termos de voltar uma hora atrás no percurso, queríamos sair em Belmopan. Na verdade, iríamos poupar uma hora para cada…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 8 Dezembro 2011 às 12:30 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Longa jornada até ao paraíso de Semuc Champey

Repetir caminhos não agrada. Mesmo que seja para optimizar o dia. A jornada. Foi por isso que a opção rumo ao sonhado Semuc Chaiampey recaiu no caminho mais improvável. Mais longo e difícil. O que nos obrigaria a um dia completo de viagem. Desconhecendo se teríamos as ligações desejadas. Seguiríamos por caminhos ainda mais remotos. Sem certeza de êxito.

Às 08:00 já a caminho de…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 6 Dezembro 2011 às 11:36 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Xela e Zunil

Em intermináveis curvas e contracurvas, o já saudoso lago Atitlán desapareceu no retrovisor do velho autocarro. Este é dos poucos na Guatemala que um dia não transportou alunos nas escolas dos Estados Unidos.

Rumamos a Quetzaltenango. Xela. É assim que a segunda maior cidade do país é conhecida. É aqui que muitos estrangeiros vêm aprender o castelhano.

Igualmente rodeada de vulcões,…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 6 Dezembro 2011 às 11:35 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Semuc Champey: Turquesa celestial em alta montanha

Tinham-nos garantido que às 06:00 o transporte era directo até Semuc Champey. Madrugamos. Novamente. As indicações quanto ao local para apanhar o autocarro não eram precisas. E não havia a quem perguntar na rua. Os donos de um colectivo garantem-nos que ninguém faz o serviço directo. Que eles são os melhores. Até Lanquin. São 06:00. Tudo deserto. Não temos alternativa…

Cedo percebemos que…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 6 Dezembro 2011 às 11:30 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Tikal & Flores

Dois nomes que caminham unidos na “cua’temala”. Pela herança Maia. Tikal, um dos centros dessa fascinante civilização. Flores, cidade “suporte” a quem visita Tikal, uma outrora encantadora ilha artificial fundada pelos maias, destruída pelos espanhóis e reerguida pelos descendentes do que sobrou.…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 6 Dezembro 2011 às 11:30 — 1 Comentário

VIAGENS (lá fora): Chichicastenango

Esquilo foi a nossa melhor surpresa durante as horas rumo a Chichicastenango. Bondade extrema e pureza infantil unidas num pequeno e castiço sexagenário que se orgulha, como ninguém, da sua alcunha.

“Chamam-me esquilo porque podo árvores. Subo onde os jovens têm medo. Também cuido de jardins. Sou muito bom no que faço. Trabalho desde os 15 anos…”, resumia o meu colega de assento.…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 3 Dezembro 2011 às 13:14 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Lago de Atitlán

Confortavelmente sentado. A um simples passo de me banhar no lago. Mp3 como companhia. Aguardo serenamente os primeiros raios de sol…

Afinal, não estou só neste mundo. Ainda mais madrugadores, pescadores afundam os remos nas estáticas águas. Os frágeis barcos avançam preguiçosamente para mais um dia de faina no Atitlán.…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 3 Dezembro 2011 às 13:00 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Antigua de sonho

Esta é, claramente, “a cidade” da Guatemala. Turística. Pela sua fantástica arquitectura. Pelo “clima” que se respira. Pelos hotéis de charme. Pelos inúmeros restaurantes de sonho. Pelas calçadas. Pelas histórias que contam…

Vigiada por vulcões, Antigua maravilha de dia. Fascina à noite. Que acaba demasiado cedo.

Corpo e mente pediam um pé de dança. Assim o fizemos. Surpresos quando…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 1 Dezembro 2011 às 14:30 — Sem comentários

VIAGENS (lá fora): Vulcão Pacaya

As referências de amigos eram excelentes. A promessa dos guatemaltecos falava de cenários fantásticos. Por isso, dispusemo-nos a um programa de sete/oito horas. Mesmo sujeitos a estradas com declives e serpenteios sem fim. Seriamos, certamente, recompensados por um treking estimulante e uma visão idílica do vulcão Pacaya. E um pôr-do-sol como nunca o teríamos visto.

Cedo verificamos que a…

Continuar

Adicionado por www.bornfreee.com em 1 Dezembro 2011 às 14:29 — Sem comentários

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço