VIAGENS (lá fora): Murais, as Histórias de parede de São Francisco

Fiquei completamente apaixonada por São Francisco e não podia ter sido de outra forma.Tinha ouvido falar da Golden Gate, a gémea da nossa 25 de Abril , mas que dá para atravessar a pé, da famosa ilha-prisão Alcatraz envolta em magia e mistério e senti-me ao lado de Al Capone enquanto se mostrava líder na sua cela,  dos eléctricos , que tornam mais fácil a subida das colinas, dos leões marinhos ociosos do Pier 39 a posar para as fotos dos turistas,  da música ao vivo, do soul, do rock, do lifestyle descontraído junto ao mar, do bairro Gay, do movimento hippie, do ritmo cativante de mais um “melting pot” tão típico de uma cidade norte-americana mas com ares de liberal.

Mas o que na realidade me surpreendeu, o que não esperava nem servia de cartão-postal habitual sobre a cidade, …foram… os murais de São Francisco!

 China Town

As ruas de São Francisco são telas para verdadeiras obras de arte magníficas que retratam as diferentes comunidades  emigrantes, ilustram os problemas sociais, demonstram as relações de amizade, amor e e trabalho, fornecem apontamentos históricos  ou são peças de museu tendo em conta autores de renome.

 Coit Tower ( Murais que explicam a história desta região. Fizeram parte do "Public Works of Art project" que deu trabalho a artistas depois da Grande Depressão)

São estandarte de movimentos literários, filosóficos e revoluções de pensamento, estão nas paredes de bares, livrarias, casas e lojas. São na sua maioria, gratuitos e de fácil acesso. São como páginas de livros animadas com cores fortes,  como que a levantar a voz para contar a sua história.

 Famoso Mural no Vesuvio Café em North Beach associado às celebridades da Beat Generation como Jack Kerouac

Vi muitos murais. São deslumbrantes e imponentes. Fiquei estupecta pelo grau de preservação. Mais do que respeito,  existe um claro orgulho de todos pela obra que honra o seu nome, a sua cultura, o seu passado e muitas vezes, os seus antepassados.

Mural num prédio de NorthBeach....entre a Columbus e a Broadway

Falam de dificuldades mas também de sucessos, dos países dentro do país, do milagre da vida mas tembém da inevitabilidade da morte. As lágrimas que correm muitas vezes com alegria, a arma que se solta sem demagogia. O sem abrigo, o doutor ou o ladrão, todos iguais aqui retratados pelo pincel, o spray, a trincha.

 

Um dos murais do célebre artista mexicano Diego Rivera no "San Fransciso Art Institute", 1931 "The Making of a Fresco"

Não sei se pelas cores vivas, se pelos desenhos apelativos elas decoram a cidade, dão-lhe ainda mais vida. São um exemplo de liberdade de expressão, aos olhos de todos, sem reservas, sem condições. Atravessam gerações, politicas e governos, são um registo do passado, do presente e ajudam a  memória para o futuro, para que se lembre sempre das suas origens.

 

Numa ds ruas de NorthBeach

Os mais famosos são os do bairro de Mission District...ou "Mission" como é chamado de forma familiar pelos seus residentes! Os Murais são claramente a imagem de marca deste bairro que alberga maioritariamente os emigrantes da america latina e são, sem sombra e dúvida, uma das manifestações mais fantásticas das raízes de uma subcultura já muito confundida com a moda boémia, urbana e trendy associada a um dos bairros mais vibrantes de São Francisco.

Podemos apenas deambular pelas ruas e contemplar as obras espalhadas pelas ruas e paredes, nas portas e portões...mas podemos recorrer às visitas guiadas e bem documentadas promovidas pela Precita Eyes Mural Arts Center ( fundada em 1977) e com um papel determinante na preservação e no desenvolvimento desta herança singular bem como na educação artística de crianças, jovens e adultos da região. Todos os Murais têm uma história, uma motivação, um sentido, uma intenção.Fomos à descoberta e ficámos com vontade de lá ficar. Deixo-vos alguns dos brilhantes murais de Mission District

 

Nota: Artigo publicado em Junho de 2011 e colocado em destaque novamente em Setembro de 2014.

Exibições: 1572

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 20 Junho 2011 às 23:11
Não conheço S. francisco, mas esta animação do espaço público acho fantástica
Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:23
By the way, Carlos, nao tenho nada contra o segundo mural. Até gosto bastante! "The Store with Beautiful Things" é muito bom!....e percebo porque achaste apropriado! :)...Acho que nao foi para mim, mas é como se fosse!
Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:20

Concordo com a Joana, o mural do Diego Rivera é brilhante! Talvez pela dimensão, pelo detalhe, não sei bem o que é mas, para mim, destaca-se! E pelos vistos existem outros murais dele em SFrancicso. http://www.riveramural.com/home.asp?language=english

Comentário de Arminda Cabral em 17 Junho 2011 às 22:57

Este artigo está espéctacular! com muita arte e muita cor á mistura! É uma viagem deslumbrante

Comentário de carlos moreira em 17 Junho 2011 às 22:28
Os murais são lindos, o 2º é que não gosto muito, deve ser por causa do cavalo marinho com mau hálito. Aquela foto foi  para a Sónia.... Só escapa pelo sorriso da Milene.
Comentário de carlos moreira em 17 Junho 2011 às 21:51
A mais curiosa foto é a do parto- nascimento. mesmo numa parede muito pequena, conseguiram fazer pintura e colagem de madeira !
Comentário de Guadalupe Cabral em 17 Junho 2011 às 21:45

Cada pintura é uma experiência de arte!...

Comentário de Arminda Cabral em 17 Junho 2011 às 20:57
Onde a beleza de cores parecem querer brincar com quem as vê!
Comentário de Joana Sousa em 17 Junho 2011 às 20:03
Fiquei fascinada com o mural do Diego Rivera, o grande muralista mexicano da primeira metade do sec. XX. Acho-o absolutamente brilhante. Se o quiserem ver em mais detalhe o site do San Fransciso Art Institute (onde o mural se encontra) é muito interessante. http://www.sfai.edu/page.aspx?page=34
Comentário de Joana Gouveia em 17 Junho 2011 às 19:25

Linda a foto que parece fazeres parte do mural...

 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço