CULTURA: 10 Destaques da 14ª edição do Doclisboa

O Doclisboa começa esta quinta-feira, 20, e decorre até 30 de Outubro. Dez dias para celebrar a vitalidade e património do cinema documental, num festival de programação recheada, da qual destacamos: 

RETROSPECTIVA PETER WATKINS

Um dos nomes de maior relevo no panorama do cinema documental, o realizador Peter Watkins foi pioneiro do docudrama e do documentário falso - The War Game, filmado em estilo documental, imagina o antes e depois de um ataque nuclear soviético à Grã-Bretanha (venceu o Óscar de melhor documentário em 1966). Cineasta político e radical, interessado pela História, crítico dos efeitos dos media, Watkins recriou episódios e figuras históricas, como em La Commune, 1871 (sobre a Comuna de Paris) e em Edvard Munch (sobre os primeiros anos de vida do célebre pintor norueguês).  

CORRESPONDÊNCIAS, DE RITA AZEVEDO GOMES

A cineasta portuguesa visita a correspondência e diálogo de décadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, exilado por razões políticas no estrangeiro. O filme estreou-se recentemente no Festival de Locarno e encontra-se na competição internacional desta edição do Doc.

27 de Outubro, 18:30, São Jorge / 28 de Outubro, 15:00, Gulbenkian

HOMENAGEM A PETER HUTTON

O cineasta experimental norte-americano, falecido este ano, ficou conhecido pelo seu cinema paisagístico e mudo, nesta homenagem dado a ver com uma selecção de curtas-metragens.

29 de Outubro, 19:45, Culturgest

DAVID LYNCH: THE ART LIFE

Uma longa entrevista com o famoso realizador americano, este documentário foca-se na sua história pessoal desde a infância, o seu processo criativo e a sua filosofia, revelando novas facetas da obra a partir da biografia.

22 de Outubro, 14:00, Culturgest

 

LO AND BEHOLD: REVERIES OF THE CONNECTED WORLD, DE WERNER HERZOG

Imparável, Werner Herzog continua o seu vai-e-vem entre cinema de ficção e documentário e a sua exploração idiosincrática do mundo. Aqui, o objecto de reflexão é o mundo conectado (da internet à inteligência artificial), o seu passado, o seu presente e o seu (nosso) futuro.

22 de Outubro, 19:00, Culturgest

LES VIES DE THÉRÈSE, DE SÉBASTIEN LIFSHITZ

Sébastien Lifshitz tem-se dividido entre o documentário e a ficção, mas as suas temáticas têm sido sempre LGBT. Vencedor do Queer Palm do último festival de Cannes, Les Vies de Thèrese é um retrato intimista e uma reconstituição do percurso impressionante da feminista e activista LGBT Thèrese Leclerc, feito nos seus últimos meses de vida.

23 de Outubro, 19:00, Culturgest / 27 de Outubro, 14:00, São Jorge

AUSTERLITZ, DE SERGEI LOZNITSA

Uma olhar sobre as relações entre o passado e o presente, sobre a memória histórica, os museus e as atrocidades da História, o documentário de Sergei Loznitsa acompanha o vai-e-vem dos turistas em locais de destruição e horror do século XX: os campos de concentração nazis.

27 de Outubro, 21:15, Culturgest / 29 de Outubro, 16:30, São Jorge

EXILE, DE RITHY PANH

À semelhança de “A Imagem que Falta”, esta é mais uma reflexão de Rhity Panh sobre o seu passado e o do Cambodja, particularmente dos efeitos e sequelas do horrífico regime do Khmer Vermelho.

21 de Outubro, 16:00, São Jorge / 28 de Outubro, 19:00, Culturgest

CINEMA FUTURES, DE MICHAEL PALM

Qual o futuro do cinema e do seu património histórico nesta altura de adopção generalizada do digital e de abandono da película? Martin Scorsese, Apichatpong Weerasethakul, David Bordwell ou Jacques Rancière, entre muitos outros cineastas, historiadores, curadores ponderam sobre esta questão neste documentário global.

21 de Outubro, 21:30, Culturgest / 30 de Outubro, 21:45, São Jorge

NOS INTERSTÍCIOS DA REALIDADE OU O CINEMA DE ANTÓNIO DE MACEDO, DE JOÃO MONTEIRO

Realizador prolífico do Novo Cinema Português, António de Macedo percorreu diversos géneros (neo-realismo, western, fantasia, ficção científica), numa carreira no cinema que, à falta de apoios, decidiu terminar nos anos 90, dedicando-se à escrita e ao ensino. Alvo de uma retrospectiva em 2012 na Cinemateca, este ano o DocLisboa é o segundo festival nacional a recuperar este realizador, após a estreia no MotelX de O Segredo das Pedras Vivas, dando-lhe as honras de encerramento desta edição.

29 de Outubro, 21:00, Culturgest

Saiba mais +

Exibições: 109

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço