ESTA FRASE QUE ESTÁ NO MY GUIDE A PROPÒSITO DO MUSEU DA RÁDIO E DA TELEVISÂO, EM LISBOA, TEM PELO MENOS UM ERRO GRAVE. Não se escreve "Como eram gravados os programas de televisão à 50 anos atrás"...…

ESTA FRASE QUE ESTÁ NO MY GUIDE A PROPÒSITO DO MUSEU DA RÁDIO E DA TELEVISÂO, EM LISBOA, TEM PELO MENOS UM ERRO GRAVE.

Não se escreve "Como eram gravados os programas de televisão à 50 anos atrás"... O correcto é: "como eram gravados os programas de televisão há 50 anos atrás" isto é, com "há" do verbo HAVER. Ou "há" como na frase "HÁ QUANTO TEMPO?" isto é, "Quanto tempo passou?" ou "Há quantos anos isso aconteceu?"  Nunca ninguém diria... "À QUANTOS ANOS ISSO ACONTECEU?" porque o que está implícito é uma questão de quantidade (1 ano, 2 anos, 3 anos, etc. ou quantos anos houve desde então até hoje!! Podem consultar sobre isto (que, infelizmente, está a acontecer muito na língua portuguesa escrita por jovens), dizia eu... podem consultar o "site" do Ciberdúvidas (por exemplo) ou qualquer dicionário. E o "atrás" naquela frase, também é dispensável porque é um pleonasmo. Desculpem, mas estas coisas, estes erros que actualmente estão a acontecer muito, fazem-me muita impressão... É que eu, que também fui sempre muito exigente comigo próprio, além de ter exercido outra profissão como gestor, trabalhei como tradutor, durante muitos anos, para importantes organizações internacionais, como as da ONU, e as oficiais da UNIÃO EUROPEIA, que não admitiam qualquer erro nas traduções que os seus colaboradores fizessem para elas.

P.S. - Como já repararam, não respeito o Acordo Ortográfico, o que acontece com muita gente, e bem, deste nosso país :o)) E, fora do contexto: nunca digam ACÓRDOS. O correcto é ACÔRDOS.. E nunca digam RÚBRICA (acentuando o U). Digam sempre RUBRICA (acentuando o I !!!)

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/

Como era a transmissão da rádio e televisão portuguesa antigamente? Como eram as televisões dos nossos antepassados? Como eram os rádios do século anterior? Como eram gravados os programas de televisão à 50 anos atrás? São perguntas cuja resposta pode encontrar na colecção museológica da rádio e televisão portuguesa presente no Museu da RTP em Lisboa

Exibições: 72

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 5 Janeiro 2018 às 9:33

Bom dia, Mário. O MyGuide é uma comunidade de editores, onde todos estão convidados a partilhar conteúdo desde que o mesmo se integre nas áreas de cultura e lazer. Mas agradecemos o seu reparo.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço