ACTIVIDADES: Parkour, a melhor forma de subir paredes!

Para muitos, a palavra pode ser estranha. E eu vou tentar explicar, se bem que estas imagens não deixam muitas dúvidas. Não espero que todos percebam o seu propósito, e sei que haverá sempre comentários desagradáveis sobre um desporto que, para muita gente, consiste em saltar paredes, trepar edifícios. Um tanto animalesco, muitos dirão. A verdade é que a essência deste desporto é ultrapassar barreiras, principalmente as barreiras físicas que todos temos que ultrapassar todos os dias. O que para mim pode ser um degrau, para alguém pode se assemelhar a uma montanha. Mas aqui o propósito é avançar e não ter limites. 

O propósito do “Traceur” ( ou “traceuse”, são os praticantes de Parkour) – “ir do ponto A ao ponto B da maneira mais rápida, útil e eficaz possível” é a sua definição direta. Mas para além de qualquer definição, todos os “traceurs” sabem que o Parkour representa, para si mesmos, muito mais que isso. O Parkour tornou-se a sua vida, a sua arte, a sua filosofia pessoal de ultrapassar quaisquer obstáculos, físicos ou psicológicos no seu percurso. É o seu método de treino, de longe o desporto mais completo à face da terra, criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes. E pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.
Não há um único músculo que fique parado no mais simples movimento. E estas fotografias de Ben Franke mostram atletas urbanos envolvidos em acrobacias que desafiam a gravidade. Para realçar ainda mais agilidade física dos atletas, o fotógrafo usou farinha para artisticamente traçar os movimentos. É sempre uma tarefa árdua transmitir movimento numa fotografia. Neste caso, o objetivo foi alcançado. Consegue-se sentir o movimento, quase que se vê as gotas de suor na testa dos atletas, ou queremos nos afastar para o deixar prosseguir e passar ao salto seguinte. Assim, a expressão “subir paredes” ganha todo um novo sentido!

Fica aqui um vídeo com os melhores momentos de 2014

Exibições: 951

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 8 Março 2013 às 16:22
Incrível...

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço