ACTIVIDADES: Bushcraft, a aventura da sobrevivência

É fã de heróis como Rambo ou MacGyver e delira com uma boa aventura? Então este curso é para si!
Bushcraft, cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato", é o nome de uma actividade que testa os limites das pessoas e as suas capacidades para (sobre)viver nesse ambiente.

Este curso específico consiste numa actividade em que os instintos de sobrevivência são testados ao máximo. A ideia é mesmo ir para o meio do mato (no caso a Arrábida, em Setúbal) e, aí, utilizar as técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e acção sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas, mas que têm vindo a cair no esquecimento. Por isso, se quer quebrar a rotina por completo e testar as suas capacidades de adaptação e aventura, este é o caminho.

Durante um fim-de-semana, tempo de duração deste curso, os participantes serão confrontados com os seguintes desafios: como adquirir, filtrar e purificar a água; como acender uma fogueira quando ela é necessária e que materiais podem ser precisos para essa tarefa; quais as ferramentas de corte que podem ser úteis, como machado, serra, etc; em relação aos abrigos, ensina-se os princípios da regulação térmica (convecção, condução, evaporação, respiração, radiação), quais os melhores locais a escolher e como construi-los; como orientar-se, por bússola e indícios naturais; como viver da terra - que plantas se podem comer; como caçar ou pescar; como confeccionar a comida.

Este surpreendente curso de sobrevivência é uma iniciativa da Equinócio – Cultura e Acção, empresa que promove actividades e experiências variadas, nas quais as pessoas podem desfrutar do ar livre e divertir-se e da Escola do Mato. Essas actividades são sempre acompanhadas por um monitor formado, para que não haja qualquer problema e até os mais inexperientes possam participar.

A lista de material obrigatório passa pelo saco cama, a mochila e o colchonete/esteira, prato, copo e talheres, kit de higiene e toalha, uma lanterna, mas também, uma máquina fotográfica e um bloco de notas e caneta, para anotar os ensinamentos e (porque não?), para mais tarde partilhar a sua experiência com o MyGuide.

Se já se sente em pulgas para embarcar nesta aventura, saiba que há uma sessão já no próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de Fevereiro. Caso não vá a tempo de se inscrever, não se preocupe, a Equinócio promete mais sessões. Até já há datas agendadas, reserve os dias 24 e 25 de Março e 9 e 10 de Junho. Cada sessão do curso custa cerca de 116€.


Local da actividade: Arrábida, em Setúbal

Telefone: 210 155 139

Equinócio – Cultura e Acção

Site 

Facebook 

Escola do Mato

Site

Exibições: 2244

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Tomasi em 16 Fevereiro 2012 às 11:53

Beeeem! Radical!!!! Acho que passava a parte da caça. Mas sempre sonhei conseguir fazer uma fogueira sem fósforos! Anyway, acho que vou esperar pela Primavera...

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço