O Natal já passou mas não deixa de nos marcar como uma quadra de partilha e solidariedade. Infelizmente a realidade é de grandes desigualdades e o que estiver ao nosso alcance para combatê-las é uma ajuda preciosa.

É urgente marcar a diferença e ajudar os que mais precisam. Como? Existem muitas formas de contribuir: prestando voluntariado, fazendo donativos (materiais ou monetários) ou oferecendo “presentes solidários”.

Não existem instituições mais ou menos merecedoras de ajuda, mas dado que não nos é possível reunir todas aqui, elaborámos uma selecção de algumas instituições que podem ganhar muito com o seu contributo.

 

REMAR

Tem como missão melhorar as condições de vida das crianças, das famílias e comunidades em países e regiões pobres, através de projectos auto-suficientes de desenvolvimento integral e actividades de sensibilização, com a finalidade de proporcionar mudanças estruturais que contribuam para a erradicação da pobreza.

Morada: Rua Possidónio da Silva n.º 60 A/B, Lisboa

Tel.: 213 951 988

REMAR

 

Humanas Portugal

A Humana Portugal tem apoiado o desenvolvimento dos países dos PALOP em consequência da generosidade do povo português, através da sua doação de roupa em segunda-mão. Pode deixar as suas doações nos contentores da Humana que existem distribuídos por várias localidades.

Para saber onde fica o contentor mais próximo de sua casa contacte: silvia.martins@humana-portugal.org

Morada: Av. Almirante Reis, 104B, Lisboa

Tel.: 212 801 587

Humanas Portugal

 

Despertar

É uma associação de reinserção social e dá apoio a famílias carenciadas. Não faz qualquer tipo de peditórios monetários, e vive da venda de produtos que são doados (móveis, electrodomésticos, loiças, roupas, livros,etc…) nas lojas de artigos em 2ª mão, onde se encontra de tudo e a preços muito acessíveis, mais direccionados para famílias com mais dificuldades.

Tel.:219 402 758

Despertar


Banco Alimentar Contra a Fome


Aproveitar onde sobra, para distribuir onde falta. Este é o seu objectivo: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares.

Morada: Av. de Ceuta Estação de Alcântara-Terra, Armazém 1, Lisboa

Tel.: 213 649 655

Banco Alimentar Contra a Fome

 

 

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


A APAV visa apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima. Pode ajudar com donativos (em dinheiro, bens ou serviços), se tiver tempo e disponibilidade fazer trabalho voluntário ou tornar-se associado da APAV.

Tel.: 21 358 79 00

APAV

 

 

Mimar


A Associação MIMAR é uma Instituição de Solidariedade Social que está a criar um novo Centro de Acolhimento Temporário – Casa Mimar - para crianças em risco, dos 0 aos 6 anos, sem família natural conhecida ou que tenham sido por ela abandonadas ou retiradas por decisão judicial.
Neste momento estão a recolher fundos para a construção da Casa MIMAR.

Tel.: 967 884 746/ 910 364 457

Morada: Praceta de Santa Catarina n.º 25, Estoril

Mimar

 

AMI

Neste Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, os pedidos de ajuda à AMI atingiram números recorde.

Para conseguir responder a esta situação, a AMI necessita da sua ajuda. Há mil e uma formas de o fazer. Pode fazer o seu donativo à AMI ou adquir os seus presentes de Natal, são alguns exemplos.

Morada: Sede Lisboa - R. José do Patrocínio, 49, Marvila, Lisboa

Tel.: 218 362 100

AMI

 

Acreditar

Esta associação presta apoio a crianças com cancro, aos seus familiares e amigos. Pode colaborar de várias formas, embora aquando a doação de bens materiais deve ter em conta que se destinam a crianças cujo sistema imunológico se encontra fragilizado pelo que têm que garantir condições de higiene rigorosas.

Morada: Acreditar - Núcleo Regional Sul, R. Prof. Lima Basto, 73, Lisboa

Tel.: 217 221 150

Acreditar

 

 

Cáritas Portuguesa

A Cáritas visa a assistência e também a promoção, o desenvolvimento e a transformação social. Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de exclusão ou emergência. Pode ajudar esta causa através de donativos, ou da participação nas campanhas a decorrer.

Morada: Praça Pasteur, nº 11 - 2.º, Esq, Lisboa

Tel.: 218 454 220

Cáritas

 

 

Médicos do Mundo

Como ONG de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa, a prestação de cuidados globais de saúde é o pilar da acção de Médicos do Mundo. Não combatem apenas a doença; lutam por fazer chegar aos mais desprotegidos um conceito alargado de saúde, que inclui o bem-estar físico, psíquico e social. Pode contribuir com voluntariado, um donativo ou tornar-se sócio do Médicos do Mundo.

Médicos do Mundo

 

Operação Nariz Vermelho

O seu principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Pode ajudar esta instituição através de um donativo, tornando-se sócio ou prestando voluntariado.

Operação Nariz Vermelho

 

 

Outras iniciativas solidárias:

 

 

Faça um jantar solidário na Casa do Largo

A Casa do Largo está a promover um jantar de Natal solidário, na noite de 25, com um menu Low Cost em que 20% da receita reverte a favor da Associação de apoio aos sem abrigo em Cascais.

 

Uma prenda cool muito solidária

A Coolgift associou-se à fundação INATEL para o lançamento do primeiro pack-oferta de solidariedade social, o Coolgift Prenda Solidária, sob o lema “dar a quem mais precisa”.
Através deste pack-oferta, a pessoa que oferece homenageia quem recebe e esta, por sua vez, escolhe a quem atribui o donativo nele incluído de entre as 30 instituições beneficiárias que aderiram ao projecto.

Ofereça presentes solidários

Ao comprar um Presente Solidário, está a contribuir directamente com o seu dinheiro para a melhoria das condições de vida das famílias dos Países Lusófonos, e esta sua oferta será feita em nome do seu amigo, colega ou familiar que será surpreendido pela sua originalidade e generosidade, ao receber um postal ilustrado relativo ao presente que comprou.

Presentes Solidários

 

Grupo Axis Hotéis & Golfe promove mostra solidária

O grupo está a promover uma iniciativa com carácter solidário através da exposição “4 elementos, 5 sentidos” que integra 60 obras de 20 artistas, em que parte das receitas revertem a favor da associação Acreditar.

 

KidZania ensina os mais pequenos a doar

Neste Natal, a KidZania ensina os mais novos a serem solidários, convidando-os a doar os seus kidZos, para que crianças mais desfavorecidas possam visitar o parque temático gratuitamente.

Por cada 200 kidZos – moeda oficial do parque – recolhidos, a KidZania oferece uma entrada no parque a uma criança apoiada pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, proporcionando uma experiência que certamente não esquecerão.

Para ajudar, faça uma doação de KidZos no mealheiro colocado na Praça Central da KidZania.

Morada: Dolce Vita Tejo - loja 1054, Av. Cruzeiro Seixas, nº7, Amadora
KidZania

Exibições: 3443

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 24 Dezembro 2010 às 0:52

Porque o que é bom, sabe sempre melhor qunado partilhado....faz mesmo todo o sentido dar...

 

Fica aqui o contacto de uma outra Associação, a ATACA - Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana.

«É uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com sede na cidade do Porto, que visa o desenvolvimento humano nas regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África, onde está, actualmente, a operar com voluntários em várias regiões de Moçambique.

A ataca não tem qualquer filiação política ou religiosa, tendo nos seus elementos indivíduos de diferentes crenças e de diferentes quadrantes políticos com um objectivo comum, um melhor e mais responsável desenvolvimento humano, sustentado nos Direitos Humanos e da Criança.

Esta associação tem um projecto espectacular - Projecto Tutor à Distância (PTàD) que visa mobilizar cidadãos portugueses para se tornarem tutores de uma criança ou jovem africano desfavorecido (dos 2 aos 18 anos) pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as suas despesas de sobrevivência, que incluem: Alimentação; Vestuário; Saúde e Educação.»

 

Para saberem mais vão a:

http://www.ataca.org

 

Boas partilhas*

Comentário de Ana Pracaschandra em 22 Dezembro 2010 às 14:41
Uma boa iniciativa. Muitas vezes queremos dar e não sabemos como o fazer. Este artigo veio ajudar nesse sentido :-) Feliz Natal MyGuide!
Comentário de manuela flaspoehler barreto em 22 Dezembro 2010 às 11:13

Uma obrigação de todos nós,  este "repensar do Natal", esta "paragem para o significado do Natal"!!

Obrigada por este artigo!

 

 

 

Comentário de Violeta Maio em 22 Dezembro 2010 às 10:31

Fantástico!! Adorei este artigo!

É bom saber a quem dar.  

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço