O Natal já passou mas não deixa de nos marcar como uma quadra de partilha e solidariedade. Infelizmente a realidade é de grandes desigualdades e o que estiver ao nosso alcance para combatê-las é uma ajuda preciosa.

É urgente marcar a diferença e ajudar os que mais precisam. Como? Existem muitas formas de contribuir: prestando voluntariado, fazendo donativos (materiais ou monetários) ou oferecendo “presentes solidários”.

Não existem instituições mais ou menos merecedoras de ajuda, mas dado que não nos é possível reunir todas aqui, elaborámos uma selecção de algumas instituições que podem ganhar muito com o seu contributo.

 

REMAR

Tem como missão melhorar as condições de vida das crianças, das famílias e comunidades em países e regiões pobres, através de projectos auto-suficientes de desenvolvimento integral e actividades de sensibilização, com a finalidade de proporcionar mudanças estruturais que contribuam para a erradicação da pobreza.

Morada: Rua Possidónio da Silva n.º 60 A/B, Lisboa

Tel.: 213 951 988

REMAR

 

Humanas Portugal

A Humana Portugal tem apoiado o desenvolvimento dos países dos PALOP em consequência da generosidade do povo português, através da sua doação de roupa em segunda-mão. Pode deixar as suas doações nos contentores da Humana que existem distribuídos por várias localidades.

Para saber onde fica o contentor mais próximo de sua casa contacte: silvia.martins@humana-portugal.org

Morada: Av. Almirante Reis, 104B, Lisboa

Tel.: 212 801 587

Humanas Portugal

 

Despertar

É uma associação de reinserção social e dá apoio a famílias carenciadas. Não faz qualquer tipo de peditórios monetários, e vive da venda de produtos que são doados (móveis, electrodomésticos, loiças, roupas, livros,etc…) nas lojas de artigos em 2ª mão, onde se encontra de tudo e a preços muito acessíveis, mais direccionados para famílias com mais dificuldades.

Tel.:219 402 758

Despertar


Banco Alimentar Contra a Fome


Aproveitar onde sobra, para distribuir onde falta. Este é o seu objectivo: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares.

Morada: Av. de Ceuta Estação de Alcântara-Terra, Armazém 1, Lisboa

Tel.: 213 649 655

Banco Alimentar Contra a Fome

 

 

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


A APAV visa apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima. Pode ajudar com donativos (em dinheiro, bens ou serviços), se tiver tempo e disponibilidade fazer trabalho voluntário ou tornar-se associado da APAV.

Tel.: 21 358 79 00

APAV

 

 

Mimar


A Associação MIMAR é uma Instituição de Solidariedade Social que está a criar um novo Centro de Acolhimento Temporário – Casa Mimar - para crianças em risco, dos 0 aos 6 anos, sem família natural conhecida ou que tenham sido por ela abandonadas ou retiradas por decisão judicial.
Neste momento estão a recolher fundos para a construção da Casa MIMAR.

Tel.: 967 884 746/ 910 364 457

Morada: Praceta de Santa Catarina n.º 25, Estoril

Mimar

 

AMI

Neste Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, os pedidos de ajuda à AMI atingiram números recorde.

Para conseguir responder a esta situação, a AMI necessita da sua ajuda. Há mil e uma formas de o fazer. Pode fazer o seu donativo à AMI ou adquir os seus presentes de Natal, são alguns exemplos.

Morada: Sede Lisboa - R. José do Patrocínio, 49, Marvila, Lisboa

Tel.: 218 362 100

AMI

 

Acreditar

Esta associação presta apoio a crianças com cancro, aos seus familiares e amigos. Pode colaborar de várias formas, embora aquando a doação de bens materiais deve ter em conta que se destinam a crianças cujo sistema imunológico se encontra fragilizado pelo que têm que garantir condições de higiene rigorosas.

Morada: Acreditar - Núcleo Regional Sul, R. Prof. Lima Basto, 73, Lisboa

Tel.: 217 221 150

Acreditar

 

 

Cáritas Portuguesa

A Cáritas visa a assistência e também a promoção, o desenvolvimento e a transformação social. Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de exclusão ou emergência. Pode ajudar esta causa através de donativos, ou da participação nas campanhas a decorrer.

Morada: Praça Pasteur, nº 11 - 2.º, Esq, Lisboa

Tel.: 218 454 220

Cáritas

 

 

Médicos do Mundo

Como ONG de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa, a prestação de cuidados globais de saúde é o pilar da acção de Médicos do Mundo. Não combatem apenas a doença; lutam por fazer chegar aos mais desprotegidos um conceito alargado de saúde, que inclui o bem-estar físico, psíquico e social. Pode contribuir com voluntariado, um donativo ou tornar-se sócio do Médicos do Mundo.

Médicos do Mundo

 

Operação Nariz Vermelho

O seu principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Pode ajudar esta instituição através de um donativo, tornando-se sócio ou prestando voluntariado.

Operação Nariz Vermelho

 

 

Outras iniciativas solidárias:

 

 

Faça um jantar solidário na Casa do Largo

A Casa do Largo está a promover um jantar de Natal solidário, na noite de 25, com um menu Low Cost em que 20% da receita reverte a favor da Associação de apoio aos sem abrigo em Cascais.

 

Uma prenda cool muito solidária

A Coolgift associou-se à fundação INATEL para o lançamento do primeiro pack-oferta de solidariedade social, o Coolgift Prenda Solidária, sob o lema “dar a quem mais precisa”.
Através deste pack-oferta, a pessoa que oferece homenageia quem recebe e esta, por sua vez, escolhe a quem atribui o donativo nele incluído de entre as 30 instituições beneficiárias que aderiram ao projecto.

Ofereça presentes solidários

Ao comprar um Presente Solidário, está a contribuir directamente com o seu dinheiro para a melhoria das condições de vida das famílias dos Países Lusófonos, e esta sua oferta será feita em nome do seu amigo, colega ou familiar que será surpreendido pela sua originalidade e generosidade, ao receber um postal ilustrado relativo ao presente que comprou.

Presentes Solidários

 

Grupo Axis Hotéis & Golfe promove mostra solidária

O grupo está a promover uma iniciativa com carácter solidário através da exposição “4 elementos, 5 sentidos” que integra 60 obras de 20 artistas, em que parte das receitas revertem a favor da associação Acreditar.

 

KidZania ensina os mais pequenos a doar

Neste Natal, a KidZania ensina os mais novos a serem solidários, convidando-os a doar os seus kidZos, para que crianças mais desfavorecidas possam visitar o parque temático gratuitamente.

Por cada 200 kidZos – moeda oficial do parque – recolhidos, a KidZania oferece uma entrada no parque a uma criança apoiada pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, proporcionando uma experiência que certamente não esquecerão.

Para ajudar, faça uma doação de KidZos no mealheiro colocado na Praça Central da KidZania.

Morada: Dolce Vita Tejo - loja 1054, Av. Cruzeiro Seixas, nº7, Amadora
KidZania

Exibições: 3875

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 24 Dezembro 2010 às 0:52

Porque o que é bom, sabe sempre melhor qunado partilhado....faz mesmo todo o sentido dar...

 

Fica aqui o contacto de uma outra Associação, a ATACA - Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana.

«É uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com sede na cidade do Porto, que visa o desenvolvimento humano nas regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África, onde está, actualmente, a operar com voluntários em várias regiões de Moçambique.

A ataca não tem qualquer filiação política ou religiosa, tendo nos seus elementos indivíduos de diferentes crenças e de diferentes quadrantes políticos com um objectivo comum, um melhor e mais responsável desenvolvimento humano, sustentado nos Direitos Humanos e da Criança.

Esta associação tem um projecto espectacular - Projecto Tutor à Distância (PTàD) que visa mobilizar cidadãos portugueses para se tornarem tutores de uma criança ou jovem africano desfavorecido (dos 2 aos 18 anos) pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as suas despesas de sobrevivência, que incluem: Alimentação; Vestuário; Saúde e Educação.»

 

Para saberem mais vão a:

http://www.ataca.org

 

Boas partilhas*

Comentário de Ana Pracaschandra em 22 Dezembro 2010 às 14:41
Uma boa iniciativa. Muitas vezes queremos dar e não sabemos como o fazer. Este artigo veio ajudar nesse sentido :-) Feliz Natal MyGuide!
Comentário de manuela flaspoehler barreto em 22 Dezembro 2010 às 11:13

Uma obrigação de todos nós,  este "repensar do Natal", esta "paragem para o significado do Natal"!!

Obrigada por este artigo!

 

 

 

Comentário de Violeta Maio em 22 Dezembro 2010 às 10:31

Fantástico!! Adorei este artigo!

É bom saber a quem dar.  

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço