14 de Julho | 9:00h | Pés d’Arca | Ramalhão | Ponte do Ramil | Serapitel | Barroca do Muro | Fontanheiras | Pés de Arca.

Quem vai à pequena aldeia de Cabeça, no concelho de Seia e em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, sente que vale a pena perder-se pelos seus caminhos e desfrutar da sua intimidade serrana. A ocidente, mira-se o altivo  pico do Colcurinho e a oriente, o cimo da garganta de Loriga.

Esta pitoresca aldeia de xisto, que também é a primeira aldeia lead de Portugal, está repleta de recantos e histórias que vale a pena conhecer. É este o desafio que aqui nos é proposto, partir à descoberta das paisagens que circundam a aldeia, ladeando a ribeira de Loriga e depois ao longo daquela que é a maior levada comunitária do concelho.

O nosso encontro é no largo da Malhada, junto à igreja, depois passamos por entre as ruas estreitas da aldeia com o seu casario de xisto, e começamos a descer o vale. Aí, na zona das courelas, pela paisagem dos socalcos, podemos sentir toda a magia do local, das águas límpidas da ribeira aos campos de cultivo instalados em terraços suspensos.

Aventureiros, que somos, seguimos para leste, numa caminhada até ao poço da broca do Serapitel, na direcção de Loriga, onde somos presenteados com uma merecida “bucha e pinga”, que a junta de freguesia local tem a gentileza de nos oferecer.

Na segunda parte, deste surpreendente itinerário Serapitel - Cabeça , caminhamos sempre pela levada comunitária e ao som da água que corre funda na ribeira. A paisagem apresenta-se entrecortada por courelas, palheiras, cortes para o  gado e velhos moinhos. Testemunhos que reflectem a imagem duma comunidade solidária, vergada a uma agricultura de subsistência com séculos de história.

Regressados à aldeia, e cansados que estamos, aceitamos o convite para umas deliciosas feijocas, que aqui, ainda são confeccionadas com manda a tradição serrana, e pelos habitantes desta pequena, mas acolhedora aldeia de montanha, a Cabeça.

Não podemos terminar, sem antes aconselhar os participantes, a estarem um pouco fora do tempo e sentir toda a intimidade mística de cada lugar por onde passamos.

Duração aproximada: 3 h

Distancia: 7,50 km

Grau de dificuldade: Médio.

Almoço: 7,50€

 

Para mais informações e inscrições:

Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha

Tel:238 310230

 

E-mail: centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt

Site:www.cm-seia.pt

Exibições: 843

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 8 Julho 2012 às 9:18

Gostei do que li e fiquei com vontade de voltar a passear na serra e a serra da estrela é sempre uma hipótese. 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24 Nov.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Nov.

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 30 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço