ACTIVIDADES: Geocaching, a nova caça ao tesouro

De 2 a 4 de Novembro realiza-se na Serra da Estrela mais uma edição de Geocaching. Este evento é organizado pelo historiador Dr.Paulo Alexandre Loução em conjunto com  a Câmara Municipal de Seia, e os geocachers, como são conhecidos os praticantes, vão ter que encontrar cerca de 100 caches. E agora vocês, fiéis seguidores do MyGuide, perguntam “o que é o Geocaching?”. Nós passamos a explicar.

O Geocaching é uma espécie de caça ao tesouro dos tempos modernos, que tem como missão descobrir tesouros através de coordenadas GPS. Pode parecer uma palavra estranha e uma actividade mais estranha ainda mas, o que é certo, é que o Geocaching está a ganhar cada vez mais adeptos, não só na Europa, como também em Portugal, onde já conta com cerca de 30 mil praticantes.

O evento decorre naquelas que são consideradas as verdadeiras Aldeia de Montanha - Sabugueiro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Loriga, Cabeça, Alvoco da Serra, Teixeira e Vide - e o grau de dificuldade é mínimo (para algumas das actividades não é mesmo preciso experiência), por isso qualquer pessoa pode participar.

Este é o maior evento de Geocaching alguma vez realizado na Serra da Estrela, e conta com um programa repleto de actividades como: procurar cerca de 100 caches localizadas nas nove Aldeias de Montanha da Serra da Estrela; Jantar-festa com música ao vivo; Actividade de limpeza ecológica; Serão d’Aldeia, "Noite das Caçoilas; Tertúlia, «O Estado do Geocaching em Portugal»; Caminhada de iniciação ao Geocaching; Workshop para praticantes de Geocaching e almoço-convívio com a actuação do grupo musical Balancé da Cabeça.

As caches (caixas que os participantes encontram ao seguir as pistas) são definidas e localizadas em função do levantamento histórico e etnográfico da região. Dentro das caixas tanto podem estar brindes para trocar, como moedas e outros objectos que têm um código que permite ajudar a perceber os sítios por onde o objecto já passou, ou qual é a próxima missão. 

Esta é uma actividade que alia uma série de factores positivos, como o contacto com a natureza ou a partilha entre amigos e que permite conhecer melhor o país e estabelecer um maior contacto com o meio ambiente.

Para mais informações:

http://geocachingnasaldeiasdemontanha.com/

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=8a3c1ce7-df6...

https://www.facebook.com/pages/Geocaching-nas-Aldeias-de-Montanha/4...

Exibições: 1213

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Eduardo Jarnac de Freitas em 6 Novembro 2012 às 10:37

Gostei muito do artigo.

Como praticante de Geocaching é sempre bom ler algo sobre a actividade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço