ACTIVIDADES: Geocaching, a nova caça ao tesouro

De 2 a 4 de Novembro realiza-se na Serra da Estrela mais uma edição de Geocaching. Este evento é organizado pelo historiador Dr.Paulo Alexandre Loução em conjunto com  a Câmara Municipal de Seia, e os geocachers, como são conhecidos os praticantes, vão ter que encontrar cerca de 100 caches. E agora vocês, fiéis seguidores do MyGuide, perguntam “o que é o Geocaching?”. Nós passamos a explicar.

O Geocaching é uma espécie de caça ao tesouro dos tempos modernos, que tem como missão descobrir tesouros através de coordenadas GPS. Pode parecer uma palavra estranha e uma actividade mais estranha ainda mas, o que é certo, é que o Geocaching está a ganhar cada vez mais adeptos, não só na Europa, como também em Portugal, onde já conta com cerca de 30 mil praticantes.

O evento decorre naquelas que são consideradas as verdadeiras Aldeia de Montanha - Sabugueiro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Loriga, Cabeça, Alvoco da Serra, Teixeira e Vide - e o grau de dificuldade é mínimo (para algumas das actividades não é mesmo preciso experiência), por isso qualquer pessoa pode participar.

Este é o maior evento de Geocaching alguma vez realizado na Serra da Estrela, e conta com um programa repleto de actividades como: procurar cerca de 100 caches localizadas nas nove Aldeias de Montanha da Serra da Estrela; Jantar-festa com música ao vivo; Actividade de limpeza ecológica; Serão d’Aldeia, "Noite das Caçoilas; Tertúlia, «O Estado do Geocaching em Portugal»; Caminhada de iniciação ao Geocaching; Workshop para praticantes de Geocaching e almoço-convívio com a actuação do grupo musical Balancé da Cabeça.

As caches (caixas que os participantes encontram ao seguir as pistas) são definidas e localizadas em função do levantamento histórico e etnográfico da região. Dentro das caixas tanto podem estar brindes para trocar, como moedas e outros objectos que têm um código que permite ajudar a perceber os sítios por onde o objecto já passou, ou qual é a próxima missão. 

Esta é uma actividade que alia uma série de factores positivos, como o contacto com a natureza ou a partilha entre amigos e que permite conhecer melhor o país e estabelecer um maior contacto com o meio ambiente.

Para mais informações:

http://geocachingnasaldeiasdemontanha.com/

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=8a3c1ce7-df6...

https://www.facebook.com/pages/Geocaching-nas-Aldeias-de-Montanha/4...

Exibições: 1348

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Eduardo Jarnac de Freitas em 6 Novembro 2012 às 10:37

Gostei muito do artigo.

Como praticante de Geocaching é sempre bom ler algo sobre a actividade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço