ACTIVIDADES: Lisbon Week – 7 dias, 7 rotas

Lisboa vai ser palco de um projecto inovador que pretende animar as ruas da cidade durante 7 dias. Chama-se Lisbon Week e promete colocar Lisboa na Rota do mundo.


Partindo do lema “Share Portugal”, este evento, que une a cultura e o turismo, decorre entre 22 e 28 de Outubro e vai percorrer as colinas de Lisboa através de 7 rotas, cada uma dedicada a um tema. Criado pela XN Brand Dynamics e feito em co-produção com a Câmara Municipal de Lisboa, o Lisbon Week trará uma nova dinâmica à capital, incentivando o comércio ao mesmo tempo que se mobilizam restaurantes, lojistas, profissionais das artes, músicos, estudantes, entre muitos outros.

O objectivo é respirar e viver Lisboa, é dar a conhecer projectos, produtos e artistas portugueses, é conhecer os seus recantos através da visão única dos mentores que apadrinham cada uma das rotas - Arte, História, Panorâmica, Gastronomia, Música, Moda e Tradição são as 7 escolhidas.
Nomes como José Avillez, José Cabral, José Pedro dos Xutos e Pontapés, Isabel Sarmento, João Botelho, Carlos Coelho e José Sarmento de Matos vão guiar um conjunto de visitas e actividades que trarão uma nova dinâmica a Lisboa, tornando-a mais apelativa e activa. Os diferentes passeios irão percorrer Galerias, Lojas, Museus, Praças, Teatros, Restaurantes e Palácios.

Carlos Coelho - especialista em Criação e Gestão de Marcas - apadrinha a Rota da Tradição que se propõe fazer descobrir os (re)cantos mais antigos e tradicionais da cidade. Começa no Martim Moniz, sítio onde se localiza o Mercado de Fusão, onde acontecerão exposições e concertos, e passa por sítios como a Ginginha no Rossio, a famosa joalharia Leitão & Irmãos, a casa das Vellas Loreto, Vista Alegre, entre outras lojas, e termina na Ivity Empty Room, nos jardins do Museu de Arte Antiga.

Já a ideia de Isabel Sarmento para a Rota Caixa Geral de Depósitos Arte é dar a conhecer o trabalho dos artistas, pensadores e criadores portugueses. Para isso, propõe um conjunto de visitas a galerias e museus que, por sua vez, organizam um conjunto de mostras e actividades.

E como uma cidade não se faz sem rostos que vestem moda, o embaixador José Cabral, organiza um misto de palestras, demonstrações de alfaiataria e encontros com os melhores criadores de moda portugueses em várias lojas e ateliês da cidade.

Perante o desafio de criar um roteiro para a sua cidade, o cineasta João Botelho – embaixador da Rota Sic Notícias Panorâmica – escolheu um conjunto de pontos de visita obrigatórios: Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Elevador de Santa Justa, a Capela de São Jerónimo, o Jardim da Rocha do Conde d’Óbidos, o Campo de Santa Clara, o Miradouro do Monte Agudo e o Jardim do Torel.

Com Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, como embaixador, a cidade só podia encher-se de música. É isso que acontece com esta Rota Optimus Música que promete misturar todos os estilos musicais – do rock ao fado – nos melhores sítios para ouvir música da velha Lisboa. No seguimento desta rota, a Optimus apresenta ainda três dias de concertos na Praça de São Paulo que conta com Dj Ride, Best Youth, Walter Benjamin e You Can’t Win, Charlie Brown.

Os melhores Chefes portugueses não ficam de fora e, por isso, criaram menus especiais para este evento. Para que possa saborear os melhores sabores que Lisboa tem para oferecer, José Avillez escolheu vários restaurantes para serem ponto de encontro dos fãs da gastronomia. Para além destas visitas, haverá três encontros “Meet the Chef” em que se torna possível trocar umas palavras com os afamados chefes. Os eventos da Rota Gastronomia requerem marcação. Envie um e-mail para reservas@lisbonweek.com.

Por fim, mas não menos importante, o Lisbon Week sugere uma viagem para conhecer ou redescobrir Lisboa e a sua história. A Lisboa Autêntica organiza um conjunto de visitas guiadas, sujeitas a marcação prévia, que passam pela Rua do Século, Museu Geológico, Igreja de Santa Catarina, Mouraria, entre outros locais.

Partida: Miradouro de São Pedro de Alcântara

O Miradouro de São Pedro de Alcântara será o ponto de partida de todas as rotas do certame. Ali, haverá informação variada sobre cada um dos percursos, mapas e o jornal LW. Para além disso, o Miradouro terá programação própria como, por exemplo, acções de meditação ao pôr-do-sol, palestras à hora de almoço – a ideia é cada um levar a sua marmita para almoçar enquanto ouve a palestra – poesia, dança, desenho, workshops criativos, contos e diversas dinâmicas de auto-descoberta.

Para saber mais pormenores consulte Lisbon Week e atreva-se a ver Lisboa como nunca a viu!

 

Exibições: 1070

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço