ACTIVIDADES: Meditar em tempo de férias

As férias são sempre sinal de descanso e de fuga ao stress e cada vez mais os espaços de turismo propícios à meditação e à prática de exercícios com ela relacionados, como o yoga, são uma tendência.Fizemos uma lista de alguns espaços, em Portugal, que já oferecem este ambiente. Cheque a lista e escolha o seu destino.


Monte Velho

Este espaço tem localização privilegiada no Parque Natural da Costa Vicentina: junta a serra e o mar numa paisagem o que, só por si, já é relaxante.As suas actividades são variadas e divididas em categorias nomeadas por verbos. Ou seja, na categoria “Viver” consta um passeio de bicicleta pela montanha, na de “Interiorizar” um dia passado na praia, em contacto com a paz transmitida pela observação do fundo do mar e a culminar com a vista na praia ao pôr-do-sol. Na categoria “Descobrir” estão os passeios a cavalo. O yoga insere-se na categoria “Alongar” e o passeio pela reserva natural para observar a flora da região insere-se no “Sentir”.

O Monte Velho dispõe de 12 suites (8 delas com sala), uma sala interior e uma esplanada para o pequeno-almoço, uma sala de estar e uma sala de terapias.
Apresenta uma diversificada agenda de eventos, como workshops ou concertos (clique aqui para ver a programação).  

Herdade do Monte Velho, Carrapateira – Aljezur
Telefone: 282973207/966007950
Site 

Monte Mariposa

O Monte Mariposa é um Centro de Retiros para o Desenvolvimento Pessoal. Situa-se num vale da costa algarvia, proporcionando um ambiente que condiz com a calma e relaxamento que se quer passar através das actividades promovidas.Os retiros, feitos para quem esteja interessado em encontrar paz interior e descobrir alegria, bem-estar e amor, são a actividade principal, havendo ainda workshops, formações e outros eventos, sempre de encontro ao relaxamento e à meditação.

Yoga, reiki, astrologia e thai chi chuan são algumas das actividades oferecidas a quem frequenta este espaço. 
Sair da rotina do quotidiano, dos centros comerciais, dos engarrafamentos, dos jornais, da televisão, dos telefones e da Internet, assim como o convívio saudável e directo com os outros participantes, são os principais objectivos destes retiros.O Monte Mariposa tem duas áreas que se destinam ao alojamento: o edifício principal, que foi desenhado para aproveitar ao máximo a utilização da luz natural e pode albergar 36 pessoas, dispondo ainda de várias salas de trabalho e espaços exteriores e uma outra infra-estrutura, construída mais tarde, que pode acomodar mais 28 pessoas. Tem um vasto espaço exterior e piscina. As crianças podem acompanhar os pais. A comida é vegetariana e não há bebidas alcoólicas. 

Monte Mariposa, Tavira
Telefone: 281 971 420
Site

Quinta da Calma

Promove retiros, workshops e seminários sob temas como bem-estar e tomada de consciência do campo espiritual, nomeadamente através de actividades como o Yoga ou o Tai-Chi. 
Quando os seminários têm mais de um dia é possível ficar alojado na quinta, alugando um dos bungalows disponíveis.
A proximidade das praias permite relaxar num passeio perto do mar ou, se preferir os espaços verdes, pelos jardins da quinta. Pode ainda ir até à biblioteca ler, calmamente, um livro ou tomar um banho de piscina (que faz parte da vivenda da proprietária da quinta mas só está aberta ao público das 10h às 12h30 e das 15h às 18h).

Quinta da Calma, Almancil (perto do Parque Natural da Ria Formosa e das praias da Quinta do Lago e de Vale do Lobo)
Telefone: 289 393 741
Site 

Moinhos Velhos

Este Spa Natural de Saúde propõe exercícios de relaxamento estimulados pela prática do yoga, exercícios de respiração e meditação, terapia de bioressonância, massagem, homeopatia, entre outros, e também manifesta um cuidado especial no que toca à alimentação. Aqui, segue-se um programa de jejum de sumos de frutas e caldos de legumes biológicos que ajudam a limpar o organismo, eliminando do nosso sistema toxinas, metais pesados, parasitas, de maneira a prevenir doenças e sentir-se em forma.
As instalações dispõem de um templo de yoga e meditação, sauna finlandesa, piscina de água salgada, quartos de tratamentos e uma sala de leitura onde pode também ouvir música, para relaxar. As actividades incluem ainda os passeios pelos trilhos pedestres e a jardinagem. 

Retiro Holístico de Saúde e Jejum, Lagos
Telefone: 282 687 147
Site

Algarve Surf e Yoga Retreat

Aqui o stress é aliviado não só com a prática do yoga, mas também com o surf. Situado no Parque Natural da Costa Vicentina, é um espaço onde a paisagem também ajuda ao relaxamento.

Além dessas actividades principais (yoga e surf), permite ainda praticar canoagem, dar passeios a cavalo, andar de bicicleta na montanha, fazer caminhadas, entre outras.
Se é uma pessoa activa mas gosta dos ambientes calmos que permitam momentos de reflexão e meditação, este é o local indicado para passar umas férias. 

Monte Clérigo, perto de Aljezur
Site
Facebook 

Casa Fajara

Esta casa de campo, de ambiente calmo e acolhedor, fica no Parque Natural da Costa Vicentina, e está integrada na Herdade do Beiçudo, uma estância de turismo equestre.
Aqui podem praticar-se actividades como passear a cavalo, jogar golf ou tomar banhos de piscina, havendo ainda um campo de ténis e, com a proximidade de algumas praias, como a de Carrapateira, pode ainda aventurar-se em algum desporto de água como o surf ou o bodyboard, por exemplo.
Mas se quiser meditar, este também é o espaço ideal, não só pelo ambiente, mas também pelo facto de oferecer alguns tratamentos, massagens e aulas de yoga.

Herdade do Beiçudo, Vilarinha - Alzejur
Telefone: 282973184
Site 

Monte Maravilhas

Esta herdade oferece tranquilidade e silêncio, para umas verdadeiras férias que o tirem totalmente do ambiente stressante do dia-a-dia e onde poderá desacelerar e desfrutar da calma.
Pode escolher ficar alojado numa das casas que o monte tem para aluguer ou no pequeno parque de campismo de que o espaço também dispõe, se quiser um maior contacto com a natureza.
Quanto às actividades, pode optar pelo yoga, com aulas da modalidade. Neste programa, chamado “Semana de Yoga Baixo Alentejo”, a manhã começa com exercícios de respiração chamados pranayana. Seguem-se, durante o resto do dia, exercícios de ioga e banhos na piscina, fazendo também parte do plano, num dos dias, uma excursão até à costa. 
Pode também optar pelo “Curso massagem Baixo Alentejo e meditação”, onde o dia começa com meditação e prossegue com a aprendizagem de como fazer uma massagem holística, onde é abordado o relaxamento de articulações, massagem dos músculos profundos e tecidos e são trabalhados a energia, a respiração e o movimento.
Mas como o ambiente também é inspirador, pode antes escolher o curso de pintura, onde também se começa o dia com a meditação e observação, tendo as tardes e noites livres para que seja possível combinar o curso de pintura com os passeios pelo Alentejo ou para gozar da tranquilidade como inspiração.
Em todos os cursos estão incluídas as refeições, que são vegetarianas.

São Martinho das Amoreiras, Odemira
Telefone: 283 925 397
Site 

Retiro de Meditação Osho

Swami Ananda Yogam, professor de Yoga e Meditação, vai orientar este retiro que acontecerá entre os dias 24 e 28 de Agosto em Castelo de Paiva.
Durante estes dias serão utilizadas técnicas de meditação desenvolvidas por Osho, Yoga, dança e várias formas de expressão, num espaço em que está em contacto com a natureza e consigo mesmo.
As meditações Osho são activas e exigem a utilização do corpo na sua totalidade. O programa assentará nos momentos de meditação e valoriza-se o silêncio, o contacto com a Terra e consigo mesmo, usando muita dança e expressão física. 
A alimentação é estritamente vegetariana e uma vez que este é um espaço onde se enaltece a saúde e se convida a deixar o stress para trás, cada participante é aconselhado a não consumir substâncias tóxicas como álcool ou tabaco industrial e pede-se que a utilização do telemóvel seja a mínima indispensável.

Castelo de Paiva 
De 24 a 28 Ago
Telefone (inscrições): 916035644

Retiro de Verão Centro BudaDharma

Este retiro é encarado como umas férias da vida que se leva, um espaço onde se pode relaxar e esquecer a rotina.
Os dias serão passados na prática de yoga, relaxamento e meditação, havendo ainda tempo para conversar e também fazer algumas visitas à cozinha, fazer piqueniques no campo ou na praia.
O destino escolhido foi Jampaias, uma herdade biológica no Baixo Alentejo
O preço, de 590 euros, incluí estadia, alimentação e instrução.

Herdade Biológica Jampaias – Baixo Alentejo
30 Jul a 7 Ago 
Telefone (inscrições): 913590753
Site

Exibições: 5307

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 18 Julho 2011 às 15:22

Excelente Sugestão!

Não imaginava que houvesse tanta variedade... Muuuiiittoooo apetecível! :-)

Comentário de Ana Tomasi em 13 Julho 2011 às 11:48
Que bom! Era mesmo disto que estava a precisar. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço