ACTIVIDADES: Monstra 2012 com Workshops e Masterclasses cheios de Animação

A edição deste ano da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá de 19 a 25 de Março, continua a dar grande destaque à formação, organizando workshops e masterclasses relacionados com o cinema de animação.

A exemplo de edições anteriores, a Monstra traz a Lisboa uma série de convidados, alguns dos quais darão masterclasses. Este ano, os holofotes estarão virados para o realizador norte-americano Ron Diamond, membro da academia de Hollywood, que terá uma retrospectiva própria e monitorizará o workshop “Tudo o que quis saber para concorrer ao Óscar, mas nunca perguntou”, mas há também uma masterclass com um especialista em bandas-sonoras que já ganhou uma Palma de Ouro em Cannes e um com um português expert em animação digital. Ora veja:

MASTERCLASSES

 
 Ron Diamond
 
Ron Diamond

Tudo o que sempre quis saber para concorrer ao Oscar, mas nunca perguntou

23 de Março | 10h00

Cinema São Jorge - Sala 2

Língua Oficial: Inglês

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)

Ron Diamond trabalha no mundo da animação há mais de vinte anos. Geriu a sua própria empresa de distribuição, Max Media, durante 6 anos e depois co-produziu várias compilações de entretenimento de animação, incluindo as 20ª, 21ª e 22ª International Tournees of Animation, The Animation Celebration. Em 1990, Diamond fundou a Acme Filmworks, uma premiada produtora de animação que serve o mercado publicitário internacional. Acme Filmworks produziu trabalhos com alguns dos mais notáveis realizadores de animação em todo o mundo. Em 1995, co-fundou e foi presidente co-editor da Animation World Network (AWN), a editora principal da internet de informação relacionada com animação. Diamond produziu a curta-metragem Nibbles (2003) de Chris Hinton nomeada para os Oscares e a longa-metragem Drawn From Memory (1995) de Paul Fierlinger, que foi o primeiro documentário de animação a ser apresentado na PBS’s American Playhouse. Tem leccionado nas principais escolas de animação de França, Inglaterra e EUA, e tem sido júri e orador convidado de diversos eventos de cinema incluindo o Festival de Cinema de Nova Iorque, os Prémios de Publicidade de Londres, o Clios, e festivais de cinema em Ottawa, Bruxelas, Festival de cinema de animação da Holanda, Anima Mundi, Annecy, Stuttgart, e Anifest na República Checa.

Thomas Meyer-Hermann   

Thomas Meyer-Hermann

TOM & the Slice of Bread with Strawberry Jam and Honey

20 de Março | 10h00

Cinema São Jorge - Sala 2


Língua Oficial: Inglês

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)


Sinopse
TOM quer comer uma deliciosa fatia de pão com geleia de morango e mel. Em cada episódio ele tem de superar uma divertida aventura para chegar mais perto do seu destino. A série é feita para crianças entre os 3 e 8 anos. 52 episódios já foram produzidos. Os epsiódios de televisão são complementados por filmes interactivos e jogos online. Thomas Meyer-Hermann irá falar sobre a produção da série, que foi totalmente realizada no Studio FILM BILDER em Estugarda. É o raro exemplo de uma série de televisão que começou como um projecto artístico e que vai crescer numa marca internacional.


Thomas Meyer-Hermann é um produtor e director de cinema alemão, que trabalha há vários anos em cinema de animação. Formou-se em design gráfico, na Kunstakademie Stuttgart, onde leccionou animação durante 14 anos. Posteriormente foi professor de animação em mais duas escolas alemãs. Em 1998, fundou o Studio Film Bilder, onde trabalha com agências de publicidade e produtoras de televisão. É membro do Art Directors Club desde 2004 e recentemente tem sido júri de festivais de cinema europeus.

 


Jean-Luc Slock

Jean-Luc Slock

Camera-etc: um estúdio de animação envolvido em projectos sociais, culturais e educacionais
em todo o mundo
 

20 de Março | 15h30

Cinema São Jorge - Sala 2


Língua Oficial: Inglês

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)


Jean-Luc Slock é licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de S. Luc de Liége. Entre 1977 e 1979 trabalhou como animador dos Musicais da Juventude de Liége. Membro fundador do Grupo de Percussão Gomma: fez concertos, animações, cursos e formações de percussão africana por toda a Europa. Criou em 1979 o estúdio de animação Camera Enfants Admis, actualmente designado por Camera-etc, especializado na criação de curtas-metragens de animação. Como director e produtor deste estúdio produziu diversos filmes. Participou em vários colóquios, festivais e emissões de TV. Animador de ateliers de filmes de animação por todo o mundo. Coordenou formações de Stop-motion com os estúdios l’Icaic e Havane,Cuba (2007-2011). Membro da ASIFA – Association Internationale du Film d’Animation, desde 1984.

 
Dr. Lucas Serra

Dr. Lucas Serra

Os Direitos de Autor nas Artes

21 de Março | 10h00

Cinema São Jorge - Sala 2


Língua Oficial: Português

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)


Sinopse
1- O Direito de Autor como Direito do Homem (Na Declaração Universal, na Constituição, na Lei).
2- Breve Historial do Direito de Autor.
3- O Autor individual e a gestão colectiva. A SPA
4- O Direito de Autor nas artes - Direitos Patrimoniais/ Direitos Morais. O domínio público.
5- As novas tecnologias e o Direito de Autor.


Dr. Lucas Serra é o director dos serviços jurídicos da Sociedade Portuguesa de AutoresÉ licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Desde 1987, é advogado da Sociedade Portuguesa de Autores onde interviu em centenas de processos relativos a direitos de autor. Foi regente e co-regente de cadeiras na área dos direitos de autor em universidades como o IADE e a Universidade Nova de Lisboa.

 

Noriko Morita

Noriko Morita

Light Ahead

22 de Março | 15h30

Cinema São Jorge - Sala 2


Língua Oficial: Português

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)


Sinopse
Dança: Gencho Morita (Noriko Morita); Música ao vivo: Johnny Barrett; Animação e Guarda-roupa: Noriko Morita; Caracterização: Keiko Shibata.

Faz uma mala velha e desgastada com o peso da sua alma, a sua viagem começa.

Agarrando pedras translúcidas,
aquecendo o seu corpo,
descongelando tarefas diárias,
derretendo a sua voz,
num turbilhão de sons.

Saindo do carro no caminho para a cidade, ela atira as suas preocupações diárias, a vida e as memórias ao vento, memórias talvez de alguém que não ela mesma, ou mesmo aquelas do chão que ela pisa. Memórias inesquecíveis que vibram através do seu corpo antes de ela voltar ao dia-a-dia de colocar comida na mesa, lavar e fazer face às despesas nas vindas e idas dos dias e noites, silenciosamente ciente do agora e do depois.


Noriko Morita nasceu no Japão onde começou a desenhar animação tradicional e uma carreira em dança contemporânea. Actuou no ponto de cruzamento das expressões multidisciplinares como imagem em movimento, música e trabalhos manuais. Em 2001, Noriko participou na colaboração de dança contemporânea com instalação vídeo de Ko Nakajima e com uma animação original. Em 2003, apresentou a sua exibição a solo “Yami Kara Hikari” (objectos manuais e tricô, dança performativa e animação) em Tóquio, Japão. Desde então participou em várias performances de dança colaborativa. Na busca da possibilidade da dança, começou a trabalhar no tema “essência e movimento” em 2004. Desde então tem mantido a prática do equilíbrio de “essência do movimento e do corpo”, mantendo livre o corpo e a mente. Noriko também ajuda quem tem problemas mentais e físicos através do seu workshop.

 
Pierre Hébert
 
Pierre Hébert

Animação e o Mundo Real

21 de Março | 15h30

Cinema São Jorge - Sala 2


Língua Oficial: Inglês

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% desconto para turmas)


Sinopse
Masterclass irá abordar dois aspectos importantes do trabalho do orador que são ambos relativos ao tópico “animação e o mundo real”. Pierre Hébert irá falar primeiro sobre a relação entre animação e o actual processo de animação, os gestos reais, posturas e mentalidade que estão por trás da acção de animação. Isso leva directamente à questão de performance e improvisação em animação. Depois, falará sobre a ampla questão de como imagens animadas podem estar relacionadas com acção de imagens ao vivo. Pierre Hébert vai exemplificar isso explicando como ele resolveu esse problema no seu novo filme “Places and Monuments” e como isso está também relacionado com a sua actividade performativa. 

Pierre Hébert nasceu em Montreal, é artista, cineasta e professor honorário na Emily Carr University of Art and Design. Formou-se em Antropologia, mas cedo entrou no mundo do cinema de animação. Pierre já trabalhou com diversos músicos e companhias de dança americanas e europeias. Publicou dois livros e inúmeros artigos sobre cinema de animação. Em 2004, recebeu o prémio Albert-Tessier do Governo do Quebec (Canadá).


Christophe Héral

Christophe Héral

A relação entre Som e Música nos Desenhos Animados

23 de Março | 15h30

Cinema São Jorge – Sala 2


Língua Oficial: Inglês

Preço: 20€ (50% desconto para estudantes individuais; 75% para turmas)


Christophe Héral é um designer de som francês que trabalha sobretudo em cinema, vídeo jogos e programas de TV. Trabalha na Ubisoft desde 1999. Já compôs diversas bandas sonoras para videojogos e filmes de animação. Foi premiado pelo seu trabalho em variados festivais internacionais, nomeadamente foi vencedor da palma de ouro no Festival de Cannes 2010 com a curta-metragem “História do Cão”. Em 2011, compôs a música do video jogo “As aventuras de Tintin: o Segredo do Unicórnio”.

WORKSHOPS


 rui madeira

Rui Madeira

Animação em Processing

20 de Março | 10-19h


LocalBES Arte & Finança (por confirmar)

Língua oficial: Português

Número de participantes: mínimo 8, máximo 16

Preço: 50€ (50% de desconto para estudantes individuais)

 
Nota: Cada participante deverá trazer o seu próprio portátil e deverá ter conhecimentos básicos de programação (por exemplo, ActionScript, Processing, Java, ou outra).


Sinopse
Processing é uma plataforma de programação opensource amplamente utilizada para realizar animações e interactividade. Neste workshop os participantes irão aprender os princípios e metodologias para realizar animações em Processing usando programação. Através de código e lógica serão feitas animações orgânicas e cativantes.

Rui Madeira é um designer computacional independente que cria e desenvolve ambientes interactivos únicos e lúdicos e tem investido muito do seu trabalho e pesquisa na animação digital, que nos últimos tempos invadiu os processos de realização e concepção de filmes, jogos e outros média. Os seus trabalhos nascem da intersecção de diferentes disciplinas incluindo ilustração, animação e design de interacção e permitem a criação de instalações surpreendentes e inovadoras onde visuais ilustrativos interagem com meios que variam desde interfaces físicos a sistemas de visão por computador. Já realizou trabalhos para London College of Fashion, Centro Cultural de Belém, Pavilhão do Conhecimento, Fundação Portuguesa das Comunicações, Moda Lisboa, Companhia Nacional de Bailado, Monstra: Festival de Animação, entre outros.


 Raimund Krumme

Raimund Krumme

Desenho de Linha e Movimento

22 e 23 de Março | 10h-13h 


Local: BES Arte & Finança

Língua Oficial: Inglês

Número de participantes: máximo 16

Preço: 50€ (50% desconto para estudantes individuais)


Nota: Cada participante deverá trazer o seu próprio portátil e as ferramentas habituais de animação (papel, pegbar e lápis HB, B ou B2)

Sinopse
Neste workshop os estudantes serão introduzidos aos diferentes aspectos de desenho animado, incluindo actuação e encenação em animação. Este conhecimento deve permitir-lhes usar o desenho na sua área mais eficiente e criativamente. Serão analisados vários exemplos de actuação e serão vistas algumas animações para perceber melhor as capacidades da criação de movimento.

Raimund Krumme nasceu na Alemanha, onde se viria a formar em Comunicação Visual na University of the Arts, Berlim. Leccionou durante vários anos na Academy of Fine Arts in Braunschweig e na Central Germany Television Academy, enquanto produzia os seus próprios cartoons. Raimund é um especialista em manipular a percepção visual, ao dar expressão e emoção às linhas mais simples.

 

Para se inscrever, visite o site da Monstra:http://www.monstrafestival.com/index.php/pt/exemplo-manual


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