ACTIVIDADES: Paulo Futre, o novo “sócio” do goalball nacional

Uma semana depois de ter sido o palco da segunda jornada do Campeonato Nacional de Goalball de Juniores, o Pavilhão da Ajuda em Lisboa encheu-se para celebrar novamente a modalidade.

Estávamos perto das cinco da tarde quando as bancadas começaram a encher-se de curiosos e amantes da modalidade com o objectivo de ver de perto o ídolo de várias gerações, Paulo Futre. O herói da tarde iria participar pela primeira vez numa partida de Goalball.

Para além do público, iam chegando ao pavilhão algumas das principais figuras do desporto para deficientes visuais do país. A convite da direcção da ANDDVIS, marcaram também presença algumas das principais instituições nacionais ligadas ao desporto para deficientes, desde o presidente da Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência, José Carlos Ferreira Pavoeiro, ao Comité Paralímpico de Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude, e ainda a Direção Nacional da ACAPO, neste evento muito especial.

Os primeiros a chegar tiveram a oportunidade de assistir ao excelente trabalho protagonizado pela equipa de arbitragem e cerca de quinze voluntários que em conjunto trabalharam sem cessar para preparar todo o campo para a grande partida, a qual marcou a estreia das novas balizas de Goalball da ANDDVIS, um equipamento totalmente novo criado propositadamente para ser estreado neste grande evento naquela que foi uma parceria feliz entre a ANDDVIS e a Sportspartner.

Pouco passava das 18:15h quando a estrela da tarde chegou. Paulo Futre entrava no Pavilhão acompanhado pelo seu sobrinho Artur Futre e o seu amigo de infância Vitor Cola, também ele deficiente visual, levando o público a soltar os primeiros gritos de entusiasmo.

O jogo


Depois de cumprimentar atletas, equipa de arbitragem e se ambientar ao local, Futre seguiu para os balneários.

A partida iria opor as equipas que ficaram conhecidas por equipa Futre e equipa Mano Sousa.

A equipa Futre entrou em campo sem a sua estrela principal mas muito bem representada pelos atletas João Pereira, Eduardo Balola e Nuno Borda de Água. Já os adversários contavam com os atletas Nuno Antunes, João Moniz, e João Miguel Mota.

Com Futre no banco, a sua equipa viu a formação contrária ganhar vantagem, mas antes de terminar a primeira parte já a equipa Futre tinha conquistado a liderança do marcador, para felicidade dos adeptos na bancada que gritavam pelo “sócio”, ansiosos por o ver entrar em campo.

Valeu a pena a espera, pois na segunda parte, Futre entrou em campo juntamente com Ruben Portinha na equipa Mano Sousa.

Apesar das dificuldades, Futre teve um bom desempenho marcando mesmo quatro golos, para o delírio dos adeptos.

O Pós-jogo



O apito final ditou a vitória da equipa Futre por 15-12 para o delírio dos fãs.

Revelando uma disponibilidade total, Futre aproveitou o final do jogo para cumprimentar todos os presentes. Jogadores, público e convidados puderam conviver com o ex-atleta.

Na conferência de imprensa, Futre revelou estar muito cansado pois o Goalball é realmente um desporto muito desgastante. Para o ex-internacional português, a maior dificuldade foi mesmo a adaptação às regras do jogo. Estar privado de um sentido tão importante como visão causou-lhe sérias dificuldades em campo, mas, segundo o ex-futebolista, a ajuda dos colegas de equipa acabou por ser fundamental.

Durante a sessão de encerramento, a direção da ANDDVIS oficializou o convite a Paulo Futre, para que este se torne o embaixador do campeonato nacional de goalball, a partir da época 2012-2013. De pronto, o convite foi aceite.

Futre autografou ainda uma camisola de goalball, com o seu nome e o número 10, a qual será leiloada, revertendo as receitas a favor da ANDDVIS. Paralelamente, foi criada uma edição limitada de vinte mascotes da Associação com a assinatura do craque, as quais ainda se encontram à venda.

Por fim, houve espaço para autógrafos e as fotografias da praxe, para fechar em beleza uma tarde onde o Desporto e principalmente o Goalball saíram a ganhar.

Se, estiver curioso não perca já na próxima terça-feira dia  08 de Maio o programa do Paulo Futre - "A Noite do Futrebol" onde poderá ver as imagens e a reportagem desta grande tarde de Goalball.

Se quiser conhecer melhor a modalidade visite o site oficial da ANDDVIS.

Siga-nos também no: FACEBOOK  | TWITTER 


Exibições: 999

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço