ACTIVIDADES: Vamos regressar à escola?

Se os tempos de escola já lá vão e ainda assim, quando chega esta altura do ano, procura qualquer coisa nova para aprender, então deixe-se tentar pelas nossas propostas.


Foram anos e anos de formatação – Setembro é o mês do regresso à escola! Que bom! – para nos conseguirmos desformatar facilmente logo que deixamos a vida escolar. Assim, com a primeira brisa fresca do mês, chega aquela vontade primária de comprar lápis e cadernos novos, aquele formigueiro na barriga perante a expectativa de conhecer uma turma nova ou apenas a nobre decisão: “É este ano que eu vou aprender tal, e serei um/uma aluno/(a) aplicado/(a)!” Enquanto o entusiasmo não dá lugar à preguiça dominante no resto do ano, aproveitamos para lançar algumas ideias de cursos pós-laborais.


Let’s get physical?
Para quem passa o dia inteiro agarrado a uma cadeira ou para quem é enérgico por natureza, uma actividade que puxe pelo físico calha sempre bem ao fim do dia. Vamos ignorar as mais evidentes actividades de ginásio que o leitor já conhece e façamos pontaria para aquelas que eventualmente nunca lhe passaram pela cabeça e muito menos pelo corpo.


Kizomba
Deixe os pudores em casa, entregue-se aos braços do seu par e entre no ritmo desta sedutora dança de origem angolana.

Onde? Alunos de Apolo, Lisboa (Tel.: 21 388 53 66; Site: Alunos de Apolo)
Quando? Às quintas-feiras, das 21h às 22h30


Dança do ventre

Se sempre sonhou conseguir ondular a cintura como uma verdadeira odalisca está na hora de ir aprender a fazê-lo com quem sabe. Mesmo que não queira preparar o corpo para ser mãe – como era o propósito ancestral desta dança – ganha em sensualidade e auto-estima.


Onde? No Círculo de Dança de Lisboa (Quinta da Luz; tel.: 21 712 06 00: Site: Círculo de Dança de Lisboa)


Tango Argentino

A vossa relação já viu melhores dias? Acha que lhes falta fogosidade? Arraste-o(a) até uma sala onde podem aprender a recriar esta dança que tem tanto de apaixonante como de agressivo. Mesmo que não sirva de cura para a relação, serve certamente como um bom momento de diversão.


Onde? No 1001 Danças (R. Portas de Santo Antão, 110, Lisboa; Tel: 212 443 762; Site: 1001 Danças),

ou na Escola Lição de Tango (Tv. da Figuerôa, Porto; Tel.: 919612025; Site: Lição de Tango)


Burlesco

Farta do tailleur cinzento até à ponta dos cabelos? Já não aguenta o look aprumadinho que tem de usar todos os dias no trabalho? Livre-se de tudo isso (ou quase!) ao fim do dia, numa divertida aula de Burlesco. Para quem anda distraído, convém explicar que esta é uma arte performativa temperada de humor, à qual não falta striptease (de uma forma mais sensual do que sexual), adereços vistosos e ambiente cabaret. E o melhor é que ela é ensinada a quem queira aprender!


Onde? Insin (Tel.: 936230108; Site: Insin)


Biodanza

Mesmo sabendo que não tem especial queda para a dança, há quem sinta um grande prazer nesta actividade. A Biodanza é dirigida a todos os que procuram revitalizar o corpo e a mente através da dança. Faça a experiência!


Onde? Biodanza – Sistema Rolando Toro (vários facilitadores pelo país) (Site: Biodanza – Sistema Rolando Toro)


Solte essa escrita!


Se gosta de brincar com as palavras e o máximo que consegue fazer delas durante o dia de trabalho é comprimi-las em relatórios e apresentações formais, está na hora de levá-las para outro lado!


Escrita Literária

Sim, é possível formar escritores nos principais géneros literários, com uma abordagem e perspectiva de mercado. Ou, pelo menos, é esse o objectivo do curso de Escrita Literária da Restart. Dirigido a estudantes ou interessados pelas letras, aborda desde o género infantil ao fantástico, passando pelas viagens e o romance.


Onde? Na Restart (R. da Quinta da Almargem, 10, Belém, Lisboa; Tel.: 213 609 450; Site: Restart)
Quando? Outubro a Julho, Seg, Qua e Sex, 20h-23h


Escrita de Viagens
Adora anotar todos os pormenores das suas viagens e até gostaria de publicar um artigo no MyGuide, mas não sabe como torná-lo interessante para os outros? A Escrever Escrever dá uma boa ajuda com o curso de Escrita de Viagens. Mas este é só um, entre as dezenas de cursos que propõe: Escrita de Humor, Escrever para Teatro, Acordo Ortográfico: o que muda?, Ensaboadela no Português, Escrita Erótica, Escrever letras de canções…


Onde? Na Escrever Escrever (Pç. Luís de Camões, 36 – 3.º Dto., Lisboa; Tel.: 210 962 158; Site: Escrever Escrever)


Risque e rabisque
“A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, a poesia é uma pintura que se sente e não se vê”, terá dito Leonardo da Vinci. Sinta-se com este primeiro tipo de veia poética ou não (pode apenas voltar a querer sentir aquele prazer mais imediato de escolher e usar os materiais livremente), está na hora de meter mãos à obra.


Desenho

“Despertar nos alunos a capacidade de aprender a ver e como ver” é um dos objectivos do curso de desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes. Dirigido a iniciados, pode prolongar-se por dois anos se o traço se quiser tornar mais ambicioso.


Onde? Sociedade Nacional de Belas Artes (R. Barata Salgueiro, 36, Lisboa; Tel.: 213 138 510; Site: Sociedade Nacional de Belas Artes)
Quando? De Outubro a Junho


Pintura
50 horas recheadas de pinceladas e tintas é a proposta deste curso livre da Árvore, orientado por Filipa Gonçalves.


Onde? Escola Artística e Profissional Árvore (Passeio das Virtudes, 14, Porto; Tel.: 223 394 820; Site: Árvore)
Quando? Setembro a Dezembro, em horário pós-laboral


Ilustração e banda desenhada
Maria João Worm, Nuno Saraiva, Gonçalo Pena, Bernardo Carvalho, Carlos Pires, Manuela Correia Braga, Pedro Moura, Daniel Lima é o batalhão de formadores do curso nocturno de Ilustração e banda desenhada do Ar.co – Centro de Arte & Comunicação Visual. Tentados?


Onde? Ar.co (Rua de Santiago, 18, Lisboa, Tel.: 21 880 10 10; Site: Ar.co)

Quando? Outubro a Junho


Enfoque!


Fotografia

Porque fotografar é muito mais do que clicar num botão e não há máquina digital que nos valha se não soubermos para onde ou como olhar, um curso pode ser uma boa ferramenta.
Onde? Por todo o país, através dos formadores da Academia Olhares


Faça um drama!


Expressão dramática

Um curso que visa promover o auto conhecimento e o relacionamento com o(s) outro(s) calha bem a quase todos. Ao fim da tarde, no Chapitô, com orientação de Bruno Schiappa.
Onde? Chapitô (Costa do Castelo, 1 / 7, Lisboa; Tel.: 21 885 55 50; Site: Chapitô)


Exibições: 814

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 14 Setembro 2011 às 11:16
Esperamos que possam ser úteis, Cláudia. Ou que, pelo menos, sirvam de inspiração. Entretanto, outras sugestões continuam a chegar. Como por exemplo as da Galeria João Pedro Rodrigues, no Porto, que vão desde os Cursos de Gravura ao Vitrinismo, passando por workshops como o de Culinária Criativa. Mais informações em: http://www.joaopedrorodrigues.com/
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 14 Setembro 2011 às 10:11
Ótimas sugestões! Obrigada MyGuide;)
Comentário de MyGuide em 9 Setembro 2011 às 12:28

As informações sobre novos cursos não param de chegar à nossa redacção. Ainda na área da expressão dramática, por exemplo, a Visões Úteis, no Porto, propõe Aulas de Teatro orientadas por Ana Azevedo, de 7 de Outubro a 29 de Junho, às sextas, das 19h às 20h30, ou ainda um Workshop de Voz, dirigido a todos os que utilizem a voz como ferramenta de trabalho, de 8 de Novembro a 27 de Março, às terças, das 19h às 21h. Mais informações em: http://www.visoesuteis.pt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...