Mais de 300 concorrentes, 20 categorias, 21 corridas e duas provas de Campeonatos FIA, eis os números da 3ª edição do Algarve Historic Festival que decorre no AIA, entre 20 e 23 de Outubro.

Trata-se de um dos cinco maiores Historic Festivals da Europa e o maior da Península Ibérica e inclui 187 concorrentes da 59ª Coppa InterEuropa, em Monza

Depois do sucesso do regresso dos single seaters no Portimão Classics, após 18 anos de ausência das pistas portuguesas, e das conversações mantidas durante a Coppa InterEuropa, em Monza, a organização do AHF confirma que terá em Portimão duas emocionantes provas da Single Seaters Series e das Fórmulas 2 e 3.

Por sugestão dos respectivos coordenadores ingleses, franceses e italianos foi decidido juntar em duas grelhas mais do que uma categoria de monopostos, como tem sido feito várias vezes em provas clássicas na Grã-Bretanha e em, França. Assim, na Single Seaters Series correrão os Fórmula Ford, Vê e possivelmente os 1430 espanhóis.

Segundo a organização, “a melhor notícia desta prova – com duas corridas de 25 minutos – é o interesse que os preparadores e pilotos britânicos mostraram em correr no AIA, uma pista que tem uma áurea fabulosa no estrangeiro devido ao seu traçado muito desafiante e invulgar nestes dias de circuitos permanentes de bitola Tilke…”

Por outro lado, e ao contrário do que, por exemplo, aconteceu no Porto ou no AIA nos dois últimos anos, em que as suas corridas não contaram para qualquer campeonato, a Fórmula Júnior fará no AHF a última etapa do Troféu FIA Lurani deste ano. Por isso espera-se um grid mais repleto.

Todas as demais categorias estão confirmadas, com a cabeça de cartaz que será de novo a prova dupla de Fórmulas 1 Históricos a competir para o Campeonato FIA na sua penúltima prova, já este ano decorre em Jarama a derradeira etapa no fim de semana seguinte ao de Portimão.

Grande atracção serão os Grupos C-GTP – carros que correram até 1990 em Le Mans e outras provas do Campeonato de Marcas e cujos protótipos, como o Mercedes-Sauber C11, são, inclusive, mais rápidos que os F1, graças aos seus motores que chegam aos 1000 cavalos.

A nova categoria de Turismos dos Grupos 1, 2 e A até 1984, estreia-se em Portugal, bem como o sempre enorme grid misto dos GT pré-66 e Sports pré-63, com os carros italianos de GT e Sport pré-74.

É importante notar que dentro das 20 categorias admitidas no AHF todos os carros clássicos e históricos dos concorrentes portugueses e espanhóis terão a oportunidade única no ano de, em solo ibérico, correrem lado a lado com a elite mundial do Historic Racing Motorsport. Sejam turismos, GTs ou protótipos, o AHF tem provas para todos, pelo que os pilotos nacionais são esperados em bom número.

Esperam-se, assim, mais de 300 carros históricos de competição no AHF, uma evolução sobre os 268 e 284, respectivamente, nas edições de 2009 e de 2010.

Estes números comparam-se muito favoravelmente em relação, por exemplo, à última Coppa InterEuropa – um dos mais tradicionais eventos do automobilismo histórico mundial, e já na sua 59ª edição – realizado no primeiro fim-de-semana de Junho, em Monza, em que se inscreveram 212 carros e destes participaram apenas 187…

Com 21 corridas de 20 categorias e vários desfiles, o Algarve Historic Festival sedimenta-se como um dos cinco maiores eventos da Europa e, de longe, o maior da Península Ibérica.

Com as condições especiais que já foram informadas directamente aos clubes de clássicos, os seus membros têm excelente oportunidade de participarem activamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.

Exibições: 243

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço