As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Vol. II - Apocalipse

Um jovem entregador de pizzas, um ex-lobisomem de meia-idade, e um demónio de 6 mil anos preso no corpo de uma menina, são as personagens centrais do livro “As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, uma banda desenhada do argumentista português Filipe Melo, cujo volume 2 intitula-se "Apocalipse".


História

A história passa-se com o pano de fundo da 2º Guerra Mundial, em que Lisboa se torna o centro de refúgio das minorias perseguidas e alvo da espionagem internacional. O regime Nazi aposta cada vez mais no mundo do sobrenatural, com o objectivo de potencializar o seu exército.

Heinrich Himmler, dirigente das SS, desenvolveu um grande interesse pelo oculto e pelo sobrenatural, iniciando uma persistente procura de manifestação desta natureza por todo o Mundo. Josef Mengele, médico Nazi conhecido como “Anjo da Morte”, conduziu as mais horríveis experiencia em seres humanos, com vista a criar o soldado perfeito e invencível.



Derivado a este cenário, centenas de monstros de todo o mundo fogem para Portugal na tentativa de ter uma vida pacífica, escondidos entre os humanos. Em contrapartida, o exercito Nazi não desiste, e efectua durante décadas inúmeras tentativas de busca de todos os elementos necessários para a constituição do mais poderoso Reich de sempre.

Desta vez, o destino do Mundo é decidido em Lisboa por Eurico “Pizzaboy” Catatau, João Vicente “Dog” Mendonça, e Pazuul Nhgwaiatuu que fazem frente aos monstros mais assustadores e horríveis de sempre!

 

 

Dos rabiscos, à impressão do livro


As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy é um livro de banda desenhada com 120 páginas, que partiu de uma ideia original de Filipe Melo, "pianista de jazz de profissão”, e foi realizado durante cerca de 5 anos em conjunto com Santiago Villa, Juan Cavia e Martin Tejada.

Filipe Melo Influenciado por filmes como “Caça Fantasmas”, "Gremlins”, “Regresso ao Futuro”, “As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim”, ”Howard the Duck”; jogos de computador como “The Secret of Monkey Island” da Lucas Arts; e por videoclips de música tais como Michael Jackon “The Thriller”, a fim de criar argumento para as mais fantásticas histórias de banda desenhada alguma vez vistas em Portugal.



A história da reunião destes 4 amigos remete para 2004. Através da produtora “Pato Profissional”, especializada no género fantástico e fundada por Filipe Melo e Paula Diogo, é produzido “I’ll See You In My Dreams”, uma curta-metragem de zombies que venceu o Fantasporto em 2004 e viaja por diversos festivais de cinema em todo o mundo, tornando-se num fenómeno de culto.

Num dos festivais em Argentina, Filipe conhece Pablo Pares, que partilha o mesmo gosto cinematográfico, motivo no qual resulta numa amizade. Após diversas conversas, os 2 jovens realizadores encontram-se em Portugal para a escrita de um argumento para um filme de aventuras, que viria resultar na actual banda desenhada. Através de Pablo, Filipe posteriormente conhece Juan Cavia, um desenhador argentino com o qual veio formar equipa. O argumento de cinema foi adaptado por Martin Tejada para banda desenhada, nascendo "As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy".

 



Curiosamente, este conjunto de 4 amigos raramente se encontraram, e realizaram todo o seu trabalho via MSN Messenger e Skype, em longos turnos nocturnos, trocando centenas esboços que se transformaram em desenhos, com cor atribuída por Santiago Villa, dando vida às personagens deste fantástico livro de aventuras.

O livro foi lançado pela editora “Tinta-da-China”, que ficou rendida com a qualidade e inovação do material produzido pelos 4, e o prefácio foi escrito por John Landis, um lendário realizador que dirigiu “Um Lobisomem Americano em Londres" e alguns videoclips de Michael Jackson como "Thriller" e "Black Or White", sendo uma das principais fontes de inspiração dos realizadores. Posteriormente, John recomendou a banda desenhada à Dark Horse Comics, facto que originou na edição inglesa d´As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, e na nova história que será publicada numa edição de antologia, juntamente com inéditos de Frank Miller, Mike Mignola ("Hellboy") ou Dave Gibbons ("Watchmen").

 

"As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" foi o vencedor do prémio de melhor argumento na 21º edição do Festival de Banda Desenhada da Amadora.

Não perca já “As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy Vol.2 – Apocalipse”, uma história criada de origem com 24 páginas que certamente despertará emoções de todos os curiosos do mundo da Banda Desenhada.



Exibições: 2229

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço