As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Vol. II - Apocalipse

Um jovem entregador de pizzas, um ex-lobisomem de meia-idade, e um demónio de 6 mil anos preso no corpo de uma menina, são as personagens centrais do livro “As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, uma banda desenhada do argumentista português Filipe Melo, cujo volume 2 intitula-se "Apocalipse".


História

A história passa-se com o pano de fundo da 2º Guerra Mundial, em que Lisboa se torna o centro de refúgio das minorias perseguidas e alvo da espionagem internacional. O regime Nazi aposta cada vez mais no mundo do sobrenatural, com o objectivo de potencializar o seu exército.

Heinrich Himmler, dirigente das SS, desenvolveu um grande interesse pelo oculto e pelo sobrenatural, iniciando uma persistente procura de manifestação desta natureza por todo o Mundo. Josef Mengele, médico Nazi conhecido como “Anjo da Morte”, conduziu as mais horríveis experiencia em seres humanos, com vista a criar o soldado perfeito e invencível.



Derivado a este cenário, centenas de monstros de todo o mundo fogem para Portugal na tentativa de ter uma vida pacífica, escondidos entre os humanos. Em contrapartida, o exercito Nazi não desiste, e efectua durante décadas inúmeras tentativas de busca de todos os elementos necessários para a constituição do mais poderoso Reich de sempre.

Desta vez, o destino do Mundo é decidido em Lisboa por Eurico “Pizzaboy” Catatau, João Vicente “Dog” Mendonça, e Pazuul Nhgwaiatuu que fazem frente aos monstros mais assustadores e horríveis de sempre!

 

 

Dos rabiscos, à impressão do livro


As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy é um livro de banda desenhada com 120 páginas, que partiu de uma ideia original de Filipe Melo, "pianista de jazz de profissão”, e foi realizado durante cerca de 5 anos em conjunto com Santiago Villa, Juan Cavia e Martin Tejada.

Filipe Melo Influenciado por filmes como “Caça Fantasmas”, "Gremlins”, “Regresso ao Futuro”, “As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim”, ”Howard the Duck”; jogos de computador como “The Secret of Monkey Island” da Lucas Arts; e por videoclips de música tais como Michael Jackon “The Thriller”, a fim de criar argumento para as mais fantásticas histórias de banda desenhada alguma vez vistas em Portugal.



A história da reunião destes 4 amigos remete para 2004. Através da produtora “Pato Profissional”, especializada no género fantástico e fundada por Filipe Melo e Paula Diogo, é produzido “I’ll See You In My Dreams”, uma curta-metragem de zombies que venceu o Fantasporto em 2004 e viaja por diversos festivais de cinema em todo o mundo, tornando-se num fenómeno de culto.

Num dos festivais em Argentina, Filipe conhece Pablo Pares, que partilha o mesmo gosto cinematográfico, motivo no qual resulta numa amizade. Após diversas conversas, os 2 jovens realizadores encontram-se em Portugal para a escrita de um argumento para um filme de aventuras, que viria resultar na actual banda desenhada. Através de Pablo, Filipe posteriormente conhece Juan Cavia, um desenhador argentino com o qual veio formar equipa. O argumento de cinema foi adaptado por Martin Tejada para banda desenhada, nascendo "As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy".

 



Curiosamente, este conjunto de 4 amigos raramente se encontraram, e realizaram todo o seu trabalho via MSN Messenger e Skype, em longos turnos nocturnos, trocando centenas esboços que se transformaram em desenhos, com cor atribuída por Santiago Villa, dando vida às personagens deste fantástico livro de aventuras.

O livro foi lançado pela editora “Tinta-da-China”, que ficou rendida com a qualidade e inovação do material produzido pelos 4, e o prefácio foi escrito por John Landis, um lendário realizador que dirigiu “Um Lobisomem Americano em Londres" e alguns videoclips de Michael Jackson como "Thriller" e "Black Or White", sendo uma das principais fontes de inspiração dos realizadores. Posteriormente, John recomendou a banda desenhada à Dark Horse Comics, facto que originou na edição inglesa d´As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, e na nova história que será publicada numa edição de antologia, juntamente com inéditos de Frank Miller, Mike Mignola ("Hellboy") ou Dave Gibbons ("Watchmen").

 

"As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" foi o vencedor do prémio de melhor argumento na 21º edição do Festival de Banda Desenhada da Amadora.

Não perca já “As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy Vol.2 – Apocalipse”, uma história criada de origem com 24 páginas que certamente despertará emoções de todos os curiosos do mundo da Banda Desenhada.



Exibições: 1787

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço