BEM-ESTAR: Os 10 piores alimentos para a saúde

Esta é uma lista dos piores alimentos de todos os tempos, deixada pela nutricionista Michelle Schoffro Cook, autora de vários "best-sellers" na área da nutrição.

É preciso resistir à tentação e virar a cara a estes verdadeiros inimigos, por muito tentadores que possam parecer.

Toca a agarrar no caderninho e a apontar a lista proibida:

 

10º Lugar: Gelados

É verdade que existem gelados mais light mas não se deixem enganar pelos tradicionais gelados industrializados. A nutricionista adverte que este alimento possui geralmente altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e aromas artificiais, e ainda neurotoxinas - substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso. Se faz mal ao cérebro, imaginem o que fará à barriguinha!

 

9º Lugar: Fritos de Milho

Desde que os alimentos transgénicos apareceram, a maior parte do milho que comemos é um "Frankenfood" (trocadilho com Frankenstein). Michelle revela que este alimento causa flutuações dos níveis de açúcar no sangue, leva a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas.Isto para não falar do óleo usado para os fritos que por si só nunca é boa notícia.

 

8º Lugar: Pizza

Este sim, confesso que é um dos meus pecados mas a pizza também faz parte da lista de Michelle. Segundo ela, nem todas as pizzas são nocivas para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas nos supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e outros que tais. Estas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. 

 

7º Lugar: Batatas fritas

É preciso dizer alguma coisa? Este alimento não poderia faltar na nossa lista. Para além de estarem associadas a inúmeras doenças, as batatas fritas ainda contêm a acrilamida, uma substância formada quando as batatas são aquecidas a altas temperaturas e que é uma das substâncias cancerígenas mais fortes presente à mesa. Se as virem fujam delas sem olhar para trás.

 

6º Lugar: Batatas fritas de pacote

Eu sei, um pacotinho de batatas fritas dá tanto jeito para levar para a praia! Mas a verdade é que os níveis de acrilamida destas batatinhas são ainda maiores.

 

5º Lugar: Bacon

O consumo diário de carnes, como bacon, aumenta o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade da Colombia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas a esse órgão. Alguém quer arriscar?

 

4º Lugar:  Cachorro-quente

Michelle Schoffro colocou os cachorros-quentes nesta lista pois contêm uma substância também ela considerada cancerígena. Além disso, os molhos e acompanhamentos que os belos cachorros habitualmente têm não ajudam quem quer cuidar da linha.

 

3º Lugar: Donuts 

Frescos e fofos são uma tentação mas há que resistir, pois 40% da constituição dos donuts são gorduras trans, para além disso estão repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada. Por alguma razão estão no Top 3.

 

2º Lugar: Refrigerantes

Com o calor quem é que diz não a um refrigerante com gelo a pingar? Tem mesmo de ser. Uma lata de refrigerante possui em média "10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar cheia de corantes artificiais e sulfitos". Mas além disto, estas bebidas são extremamente ácidas, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Quem diria!

 

1º Lugar: ...Refrigerantes Diet

Michelle elegeu os refrigerantes diet como o maior inimigo da cintura. Para alem dos problemas dos refrigerantes normais, estes ainda contém "aspartame" uma substância conhecida como AminoSweet que de acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, está relacionada com uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, etc, etc. etc. Para além disso, por ser Diet temos sempre a tendência a consumir um pouco mais com a desculpa: "é diet não faz tão mal".

Puro engano!

 

 

Exibições: 2742

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Xana Ales em 20 Julho 2011 às 13:20

Francamente...quando não é das calças é do rabo!!

Não sou de comer muitos fritos e refrigerantes...mas estes alimentos são como todos os outros. Qualquer coisa comida com moderação não faz mal!!

Sim, porque recentemente também descobriram que a soja faz mal!!!! Isto está tudo louco...

Comentário de Pedro Castanheira em 12 Julho 2011 às 15:06

Como se costuma dizer, venha o diabo e escolha. Prescindir de algumas, ainda vá que não vá, mas de todas...

Hoje em dia, é difícil identificarmos o que nos faz bem do que nos faz, os produtos do mar vêem alterados, ou com excesso de mercúrio, ou outro tipo de poluição, nunca detetados a olho nu; Os vegetais estão como estão; se falarmos das vacas, damos em loucos, etc etc. 

Qual a solução?

Comentário de Milene Cabral em 11 Julho 2011 às 16:19

epá Joana....que cena!!!

 

Comentário de Inês M.C em 11 Julho 2011 às 16:05

Meu Deus!....Uma pessoa até fica deprimida!....

E a Coca-cola zero?....conta como "diet"? :-/  Já me disseram que fazia menos mal porque não tinha as mesmas substâncias, mas....

É que uma bem fresquinha, a acompanhar com uns belos fritos e a finalizar com o gelado...é petisco do melhor para acompanhar um filmezinho....hehehe

Comentário de Joana Sá Pinto em 11 Julho 2011 às 12:34
Eheheh... sim, Marina e Ana, acho melhor entendermos os donuts como bolas de berlim e afins, tal como o bacon pode ser lido como toucinho, entremeada... ai que isto à hora do almoço até parece mal!
Comentário de Marina Soares em 8 Julho 2011 às 18:24
O meu medo, Ana, é que a Michelle tenha ignorado as Bolas de Berlim e a feijoada porque não há disso lá donde ela vem...
Comentário de Ana Tomasi em 8 Julho 2011 às 18:21
Nem às Bolas de Berlim, que continuo a comer alegremente na praia! Mas prometo não tocar naqueles donuts coloridos!
Comentário de Marina Soares em 8 Julho 2011 às 18:14
Ufa! Ainda bem que a senhora não tem nada a objectar à feijoada!
Comentário de Sandra Gomes em 8 Julho 2011 às 17:48
Tenho uns genes muito maus. Tento sempre resistir mas algumas destas comidas fazem parte da minha alimentação. :(
Comentário de Joana Schmidt Costa em 8 Julho 2011 às 16:35

Com moderação e exercício q.b tudo se consegue. O truque é nunca comer nada disso à noite. :)

É difícil resistir a um bom gelado. :)

 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço