PASSEIOS (cá dentro): Óbidos - O Forte das Festas Temáticas

Óbidos pode em um lampejo até lembrar a sinistra palavra 'óbito', mas quer dizer na verdade "cidade fortificada", e para a alegria geral a cidade portuguesa faz jus a seu significado. Essa fortaleza guarda história, cultura, beleza e boas porções de paz e "relax" para quem se propõe a passar um dia diferente e longe da correria do dia a dia.

Fundada pelos romanos, o vilarejo de Óbidos, no distrito de Leiria, consiste a primeira vista em uma ruazinha estreita e comprida chamada Rua Direita.

A rua é ladeada por lojinhas de artesanato, onde também é possível saborear o licor de ginja, a fruta silvestre muito cultivada na cidade confere vida e sabor ao famoso licor da cidade.


 

Ao final da rua Direita impera o Castelo de Óbidos, dentro dele foram montados espaços que nos dão uma noção de como era a vila e o cotidiano dentro das paredes do Castelo, e lá estou eu com o Benjamin no colo posando de típica turista (risos).

O visitante ainda se surpreende ao deparar-se com uma pousada instalada dentro do Castelo. Para passar a noite é preciso desembolsar 250 euros e se quiser tratamento VIP pode optar pelo quarto de reis e rainhas, onde cobra-se a bagatela de 350 euros. Pena eu não ter foto desse quarto para sanar a nossa curiosidade. Será tão pomposo quanto se propõe a ser? Ouvi falar que a cama dos reis é gigantesca!

Bem, mas voltando ao teor histórico de Óbidos...Ao caminhar pela cidade entende-se bem porque ela é um patrimônio, basta cruzar pela Porta da Vila toda decorada nos tradicionais azulejos azuis e brancos.

Seguindo o tour histórico, o coração de Óbidos é a praça de Santa Maria, símbolo da reestruturação urbanística pelo qual passou a cidade no século XVI a mando de D. Catarina da Austria, esposa de João III. A Igreja Matriz de Santa Maria, erguida em 1148 no reinado de D. Afonso Henriques por ordem de S. Teotónio, também foi reestruturada em XVI e merece uma visita!


Dedique alguns minutos ao Solar dos Aboins, que por séculos foi ponto de paragem das comitivas régias, ao Telheiro da Vila edificado no período medieval e ao símbolo dos poderes municipais - o Pelourinho, construído em 1513. Se tiver com tempo de sobra passe no Museu Abílio de Matos e Silva (Antigos Paços do Conselho), construído durante o governo de D. Manuel no século XVI, depois visite o Solar da Praça da Santa Maria (antiga residência do pintor Eduardo Malta no século XX) e guarde fôlego para mais uma paragem: que tal jogar uma moeda e fazer um pedido no belo Chafariz da vila? Não é um chafariz qualquer, foi construído em 1535 a mando da rainha D. Catarina.

O mais importante de tudo, vá com os olhos bem abertos para o novo e observe além do que já é turístico. Veja por exemplo a ternura das sacadas floridas, das casinhas pintadas de branco e azul, e o capricho dos jardins bem cuidados no interior das residências. Perdoem-me se apareço em quase todas as fotos a seguir, é que achei a arquitetura do lugar tão inspiradora que tirei do meu arquivo pessoal apenas para compartilhar com você.

Fica então o convite para conhecer a cidade de Óbidos, que até o dia 24 de julho recebe os visitantes com um banquete cultural, o Mercado Medieval. A festa temática já ocorre há 10 anos e comove toda a população. Acesse a programação completa.

Se não puder chegar a tempo para o Mercado Medieval não desanime, Óbidos reserva ainda duas grandes festas temáticas: a Semana Internacional de Piano, de 28 de julho a 8 de agosto, e o Festival de Ópera, de 30 de junho a 14 de agosto.

** Agradecimento especial a Filipe Mendes pelas relevantes informações históricas. :D

Exibições: 670

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de João Neves em 20 Julho 2011 às 14:43
Uma vila de que gosto muito e que, de facto está sempre em festa...
Comentário de Rui Correia Sampaio em 18 Julho 2011 às 8:18
Lindo de um local que adoro.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço