PASSEIOS (cá dentro): Birds & Company – Madeira Naturalist Tours

Desde a povoação do arquipélago da Madeira no século XV, que estas ilhas oceânicas se tornaram conhecidas como um laboratório científico natural. A Madeira foi uma das ilhas que contribuiu para teoria de evolução das espécies desenvolvida por Charles Darwin. As ilhas, por serem ecossistemas isolados permitem às suas espécies o desenvolvimento de características únicas.

Piorno Teline madeirensis

O factor biogeográfico, o clima maioritariamente mediterrâneo, a geodiversidade existente, desde os tipos de rochas, os relevos acentuados e as paisagens, têm conferido à Madeira um vasto e rico património natural. Um dos elementos mais importantes deste património é a Floresta Laurissiva – floresta pluristratifcada com predomínio de árvores da família das lauráceas, originária da época terciária há cerca de 20 milhões de anos. Por toda a biodiversidade que apresenta e estado de conservação é considerada Património da Humanidade constituindo um autêntico laboratório de estudo vivo. 

Floresta Laurissilva

Caracterizada pelos endemismos e fragilidade face às dimensões reduzidas de alguns habitats típicos de muitas espécies endémicas, a biodiversidade (fauna e flora)  do arquipélago da Madeira conta com cerca de 19 % espécies e subespécies endémicas. Grupos com grande número de representantes, e que apresentam grande proporção de endemismos são os moluscos com 71% e as plantas vasculares com 13%.O grupo com menor número de espécies e maior número de espécies endémicas (24%) são os vertebrados.  Neste grupo podemos encontrar espécies, como a ave marinha freira-da-madeira Pterodroma madeira, o bis-bis Regulus madeirensis a ave mais pequena da madeira, a lagartixa-da-madeira Teira dugesii, entre outras.

Freira-da-madeira Pterodroma madeira

Com a Birds & Company – Madeira Naturalist Tours poderá aprender sobre a história natural do arquipélago da Madeira e conhecer muitos dos endemismos que compõem o seu património natural. Terá oportunidade de observar as aves das Madeira, caminhar pela floresta Laurissilva, conhecer o património geológico e explorar habitats e biodiversidade do arquipélago.

Birdwatching

As excursões são destinadas a pequenos grupos (2 a 8 pessoas) sempre acompanhadas por um guia biólogo. Alguns dos percursos são de carro havendo diversas paragens para observação, outros são caminhadas em levadas ou veredas, ou através de viagens de barco. Conheça as nossas excursões naturalistas em http://www.birdsandcompany.com.

 

Excursões:

- Um dia a observar Aves

- Introdução à Avifauna local

- Escuta à freira-da-madeira

- Saída Pelágica

- Excursão Botânica

- Borboletas e Libelinhas

- Explorando a Biodiversidade – As montanhas da Madeira

- Explorando a Biodiversidade – A península de São Lourenço

- Explorando a Geodiversidade

Referência bibliográfica:

Borges, P.A.V., Abreu, C., Aguiar, A.M.F., Carvalho, P., Jardim, R., Melo, I., Oliveira, P., Sérgio, C., Serrano, A.R.M. & Vieira, P. (eds.) (2008). A list of the terrestrial fungi, flora and fauna of Madeira and Selvagens archipelagos. Direcção Regional do Ambiente da Madeira and Universidade dos Açores, Funchal and Angra do Heroísmo, 440 pp.

Exibições: 928

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço