CINEMA: Efeitos Secundários, a Opinião dos Críticos

É difícil descrever Steven Soderbergh nesta altura em que ele anuncia a reforma com “Efeitos Secundários”, tal a sua versatilidade e qualidade superior como realizador. Mas uma coisa é certa, muito do que de bom filmes como Sexo Mentiras e Vídeo, Kafka, Erin Brokovich, Traffic, a saga Ocean’s ou Che têm de bom está nesta pequena antologia cinematográfica com que ele termina a carreira. Será o melhor filme de Soderbergh? Certamente que não, mas com tanta concorrência poder dizer que esta obra está certamente entre os seus maiores feitos já é um grande prémio para Efeitos Secundários.

A hora é de honrar o Mestre Soderbergh e o seu imenso e talentoso contributo para a sétima arte, mas não pode deixar de merecer destaque as supremas interpretações de Sean Penn e aquele que é, provavelmente, o melhor filme de Rooney Mara, talvez ainda superior ao que havia mostrado em Os Homens que Odeiam as Mulheres.

 

A nossa pontuação:  4 Estrelas

TRAILER

SINOPSE:

Emily e Martin são um jovem e rico casal que leva uma vida de felicidade e sucesso até ao dia em que o marido é preso. O choque da prisão só é superado pelo da sua libertação, já que a reação de Emily é entrar em depressão após a sua saída do cárcere. Depois de uma tentativa de suicídio falhada no apartamento do casal em Manhattan, Martin decide levar a sua mulher a um psiquiatra, o Dr. Jonathan Banks. Este apoia o internamento, mas face ao desespero de Emily perante essa hipótese, decide prescrever uma rotina de terapia e antidepressivos. Quando nota que os primeiros medicamentos não estão a ter os resultados esperados, o Dr Banks decide prescrever um novo antidepressivo à sua paciente. Mas este é um remédio de má fama e os efeitos vão ser nefastos. Jonathan é agora responsável por casamentos terminados, a decadência da sua própria carreira e até terá de arcar com as culpas por uma morte. Só há um caminho possível para o psiquiatra. Descobrir a verdade e as respostas escondidas sobre este medicamento, mesmo que isso acabe de vez com o que resta da sua carreira e da sua vida privada.  

 

Realizado por: Steven Soderbergh

Interpretado por: Rooney Mara, Sean Penn, Catherine Zeta-Jones, Channing Tatum, Carmen Pelaez, Marin Ireland, Polly Draper, Haraldo Alvarez

A OPINIÃO DOS CRÍTICOS:

WASHINGTON POST

De:  Ann Hornaday

A prescrição de Soderbergh para um thriller

Como um comprimido acompanhado de um sumo de laranja, o thriller psico-farmacológico “Efeitos Secundários” desce suavemente, mesmo que os seus efeitos a longo-prazo acabem por ser apenas escassamente discerníveis.

 

EXAMINER.COM

Se este é verdadeiramente o último filme de Steven Soderbergh, então “Efeitos Secundários¨ é um filme fantástico para ter como canto do cisne.

 

SUN TIMES

De: Roger Ebert

Steven Soderbergh anunciou que, aos 50 anos, este será o último filme que vai exibir. Bem, isso é lá com ele. Este traz de volta ideias de muito do seu trabalho. Crime. Sexo. Yuppies complicados. Pessoas inteligentes a fazerem coisas sem cabeça. Corrupção em altos cargos. Ablixa (o antidepressivo prescrito no filme) pode ser visto como um elemento de ficção científica. (...) Soderbergh chegou, viu, venceu, e agora segue caminho.


PÚBLICO

De: Luís Miguel Oliveira

É o melhor filme de Steven Soderbergh desde os bons tempos de The Limey e Erin Brockovich, no final do século passado.

 

TIME

De: Richard Corliss

Revelar tanto do filme como normalmente em qualquer crítica seria injusto para os leitores que têm o direito de ficar tão surpresos como os críticos de cinema ficaram quando o viram. (...) O novo filme é como um segredo demasiado bom para se guardar mas demasiado pérfido para partilhar. “Efeitos Secundários”, virtualmente, precisa apenas de uma crítica com duas palavras: Simplesmente veja.

O filme tem todo o tipo de fintas e chamarizes, mas a maior surpresa é Mara Rooney. Depois da sua moderada e vaga performance na versão americana de Os Homens que Odeiam as Mulheres, pessoas como eu questionaram-se: Porque está ela no mundo dos filmes? A resposta: para fazer este.

 

LA TIMES

De: Kenneth Turan

O talento de Steven Soderbergh tem “Efeitos Secundários” positivos

Como sucessos como Erin Brockovich, Romance Perigoso e o seu novo filme “Efeitos Secundários” demonstram, quando Soderbergh decide apostar na integridade e honestidade, é tão bom como qualquer outro grande a induzir inteligência e entusiasmo para criar material mais à frente que a concorrência.

 

WALL STREET JOURNAL

De: Joe Morgenstern

Antes de ver “Efeitos Secundários”, um filme que lida com a nossa predileção por drogas que alterem o estado de espírito, deverá saber que o astuto thriller de Steven Soderbergh pode provocar sintomas de júbilo, juntamente com ansiedade, agitação, confusão e um pequeno grau de ceticismo.

 

HOLLYWOOD REPORTER

De: Todd McCarthy

Naquele que ele insiste ser o seu último filme para formato de cinema, pelo menos num futuro previsível, Steven Soderbergh faz uso do seu know-how do dramatismo e a sua superior habilidade para inicialmente o seduzir para uma história na qual, em último caso, você não pode acreditar de maneira nenhuma, em “Efeitos Secundários”.

 

FILM.COM

Jordan Hoffman

Nota: A-

Steven Soderbergh é um dos maiores mágicos do cinema de todos os tempos. Não só é um dos mais versáteis realizadores, ele é honesto à maneira antiga, trabalhando frequentemente como editor e diretor de produção dos seus filmes sob pseudónimos não muito secretos. E você deverá ver o seu último truque, “Efeitos Secundários”.

 

VOGUE.XL.PT

Soderbergh cria um suspense ambientado ao fascinante, ominoso e eticamente desafiante mundo da psicofarmacologia capaz de deixar o pai do thriller psicológico – o grande Hitchcock – orgulhoso. Talvez ele mesmo tivesse querido contar esta história se ainda hoje fosse vivo, acrescentando-lhe, quiçá, uma loira vistosa.

De: Catarina D'Oliveira

 

RTP CINEMAX

De: João Lopes

4 Estrelas

Verdade e mentira segundo Soderbergh

Steven Soderbergh volta a filmar a verdade e a mentira do comportamento humano: "Efeitos Secundários" é uma espantosa viagem pelas regras do "thriller", exibindo um notável leque de actores.

 

NY TIMES

Pode causar ganância, desejo e reforma

O Sr. Soderbergh disse que “Efeitos Secundários” será o seu último filme cinematográfico a ser lançado. Como tal, é menos um resumo do que uma edição especial de Greatest Hits, lembrando às audiências algumas das coisas que este versátil diretor fez bem nos últimos anos.

Até certa extensão, é claro, o dinheiro é uma obsessão desconhecida para todos os que fazem filmes, mas poucos realizadores puseram esta preocupação no ecrã com a tanta inteligência e perspicácia. Esta honestidade é a principal razão para sentir a falta do Sr. Soderbergh e esperar que a sua reforma seja temporária.

P.S. Muito obrigado por tudo, Sr. Soderbergh

Exibições: 1496

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço