CINEMA: Efeitos Secundários, a Opinião dos Críticos

É difícil descrever Steven Soderbergh nesta altura em que ele anuncia a reforma com “Efeitos Secundários”, tal a sua versatilidade e qualidade superior como realizador. Mas uma coisa é certa, muito do que de bom filmes como Sexo Mentiras e Vídeo, Kafka, Erin Brokovich, Traffic, a saga Ocean’s ou Che têm de bom está nesta pequena antologia cinematográfica com que ele termina a carreira. Será o melhor filme de Soderbergh? Certamente que não, mas com tanta concorrência poder dizer que esta obra está certamente entre os seus maiores feitos já é um grande prémio para Efeitos Secundários.

A hora é de honrar o Mestre Soderbergh e o seu imenso e talentoso contributo para a sétima arte, mas não pode deixar de merecer destaque as supremas interpretações de Sean Penn e aquele que é, provavelmente, o melhor filme de Rooney Mara, talvez ainda superior ao que havia mostrado em Os Homens que Odeiam as Mulheres.

 

A nossa pontuação:  4 Estrelas

TRAILER

SINOPSE:

Emily e Martin são um jovem e rico casal que leva uma vida de felicidade e sucesso até ao dia em que o marido é preso. O choque da prisão só é superado pelo da sua libertação, já que a reação de Emily é entrar em depressão após a sua saída do cárcere. Depois de uma tentativa de suicídio falhada no apartamento do casal em Manhattan, Martin decide levar a sua mulher a um psiquiatra, o Dr. Jonathan Banks. Este apoia o internamento, mas face ao desespero de Emily perante essa hipótese, decide prescrever uma rotina de terapia e antidepressivos. Quando nota que os primeiros medicamentos não estão a ter os resultados esperados, o Dr Banks decide prescrever um novo antidepressivo à sua paciente. Mas este é um remédio de má fama e os efeitos vão ser nefastos. Jonathan é agora responsável por casamentos terminados, a decadência da sua própria carreira e até terá de arcar com as culpas por uma morte. Só há um caminho possível para o psiquiatra. Descobrir a verdade e as respostas escondidas sobre este medicamento, mesmo que isso acabe de vez com o que resta da sua carreira e da sua vida privada.  

 

Realizado por: Steven Soderbergh

Interpretado por: Rooney Mara, Sean Penn, Catherine Zeta-Jones, Channing Tatum, Carmen Pelaez, Marin Ireland, Polly Draper, Haraldo Alvarez

A OPINIÃO DOS CRÍTICOS:

WASHINGTON POST

De:  Ann Hornaday

A prescrição de Soderbergh para um thriller

Como um comprimido acompanhado de um sumo de laranja, o thriller psico-farmacológico “Efeitos Secundários” desce suavemente, mesmo que os seus efeitos a longo-prazo acabem por ser apenas escassamente discerníveis.

 

EXAMINER.COM

Se este é verdadeiramente o último filme de Steven Soderbergh, então “Efeitos Secundários¨ é um filme fantástico para ter como canto do cisne.

 

SUN TIMES

De: Roger Ebert

Steven Soderbergh anunciou que, aos 50 anos, este será o último filme que vai exibir. Bem, isso é lá com ele. Este traz de volta ideias de muito do seu trabalho. Crime. Sexo. Yuppies complicados. Pessoas inteligentes a fazerem coisas sem cabeça. Corrupção em altos cargos. Ablixa (o antidepressivo prescrito no filme) pode ser visto como um elemento de ficção científica. (...) Soderbergh chegou, viu, venceu, e agora segue caminho.


PÚBLICO

De: Luís Miguel Oliveira

É o melhor filme de Steven Soderbergh desde os bons tempos de The Limey e Erin Brockovich, no final do século passado.

 

TIME

De: Richard Corliss

Revelar tanto do filme como normalmente em qualquer crítica seria injusto para os leitores que têm o direito de ficar tão surpresos como os críticos de cinema ficaram quando o viram. (...) O novo filme é como um segredo demasiado bom para se guardar mas demasiado pérfido para partilhar. “Efeitos Secundários”, virtualmente, precisa apenas de uma crítica com duas palavras: Simplesmente veja.

O filme tem todo o tipo de fintas e chamarizes, mas a maior surpresa é Mara Rooney. Depois da sua moderada e vaga performance na versão americana de Os Homens que Odeiam as Mulheres, pessoas como eu questionaram-se: Porque está ela no mundo dos filmes? A resposta: para fazer este.

 

LA TIMES

De: Kenneth Turan

O talento de Steven Soderbergh tem “Efeitos Secundários” positivos

Como sucessos como Erin Brockovich, Romance Perigoso e o seu novo filme “Efeitos Secundários” demonstram, quando Soderbergh decide apostar na integridade e honestidade, é tão bom como qualquer outro grande a induzir inteligência e entusiasmo para criar material mais à frente que a concorrência.

 

WALL STREET JOURNAL

De: Joe Morgenstern

Antes de ver “Efeitos Secundários”, um filme que lida com a nossa predileção por drogas que alterem o estado de espírito, deverá saber que o astuto thriller de Steven Soderbergh pode provocar sintomas de júbilo, juntamente com ansiedade, agitação, confusão e um pequeno grau de ceticismo.

 

HOLLYWOOD REPORTER

De: Todd McCarthy

Naquele que ele insiste ser o seu último filme para formato de cinema, pelo menos num futuro previsível, Steven Soderbergh faz uso do seu know-how do dramatismo e a sua superior habilidade para inicialmente o seduzir para uma história na qual, em último caso, você não pode acreditar de maneira nenhuma, em “Efeitos Secundários”.

 

FILM.COM

Jordan Hoffman

Nota: A-

Steven Soderbergh é um dos maiores mágicos do cinema de todos os tempos. Não só é um dos mais versáteis realizadores, ele é honesto à maneira antiga, trabalhando frequentemente como editor e diretor de produção dos seus filmes sob pseudónimos não muito secretos. E você deverá ver o seu último truque, “Efeitos Secundários”.

 

VOGUE.XL.PT

Soderbergh cria um suspense ambientado ao fascinante, ominoso e eticamente desafiante mundo da psicofarmacologia capaz de deixar o pai do thriller psicológico – o grande Hitchcock – orgulhoso. Talvez ele mesmo tivesse querido contar esta história se ainda hoje fosse vivo, acrescentando-lhe, quiçá, uma loira vistosa.

De: Catarina D'Oliveira

 

RTP CINEMAX

De: João Lopes

4 Estrelas

Verdade e mentira segundo Soderbergh

Steven Soderbergh volta a filmar a verdade e a mentira do comportamento humano: "Efeitos Secundários" é uma espantosa viagem pelas regras do "thriller", exibindo um notável leque de actores.

 

NY TIMES

Pode causar ganância, desejo e reforma

O Sr. Soderbergh disse que “Efeitos Secundários” será o seu último filme cinematográfico a ser lançado. Como tal, é menos um resumo do que uma edição especial de Greatest Hits, lembrando às audiências algumas das coisas que este versátil diretor fez bem nos últimos anos.

Até certa extensão, é claro, o dinheiro é uma obsessão desconhecida para todos os que fazem filmes, mas poucos realizadores puseram esta preocupação no ecrã com a tanta inteligência e perspicácia. Esta honestidade é a principal razão para sentir a falta do Sr. Soderbergh e esperar que a sua reforma seja temporária.

P.S. Muito obrigado por tudo, Sr. Soderbergh

Exibições: 1330

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Junho 2020
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço