COMÉRCIO E TENDÊNCIAS: Vamos à feira?

Depois de fazermos um artigo sobre feiras gastronómicas é a vez das feiras que vendem os mais variados artigos: artesanato, bijutaria, roupa, antiguidades, objectos em segunda mão, entre muitas outras coisas. Espalhadas por vários recantos do país, nem sempre é fácil saber os dias ou épocas em que se realizam, por isso facilitamos-lhe a tarefa e apresentamos-lhe uma oferta de várias feiras semanais, mensais e anuais que surpreendem com a sua variedade.

Semanais

Feira da Ladra
Em pleno Campo de Santa Clara, todas a terças-feiras e sábados dezenas de bancas invadem o espaço para vender uma indescritível variedade de objectos, achados, velharias e roupa em segunda mão. É a feira mais famosa de Lisboa e também uma das mais antigas e típicas. Uma dica: as melhores compras fazem-se ao nascer do sol.
Morada: Páteo São Vicente, Lisboa

Feira do Relógio
Emblemática, pode enganar pelo nome, mas não, não vende só relógios. Aqui encontrará também vestuário, calçado, ferragens, loiças, frutas e legumes.
Realiza-se todos os domingos de manhã, entre as sete horas da manhã e as duas da tarde, ao longo da Avenida Santo Condestável, na Freguesia de Marvila.

Feira da Malveira
Desde o século XVIII que a feira da Malveira era conhecida por ser dedicada à compra e troca de gado bovino. Hoje, o mercado da Malveira, que conserva uma grande popularidade na região, transacciona todo o tipo de produtos, desde ferramentas a calçado, passando por mobílias, animais ou antiguidades. Acontece todas as quintas-feiras no Largo Doutor Mário Madeira.

Feira de Carcavelos
Esta é uma das feiras mais antigas dos arredores de Lisboa e decorre num descampado em frente da estação CP de Carcavelos. Aqui encontrará todo o género de artigos, desde roupa a candeeiros, tapetes, sapatos, relógios, edredões entre mil e uma espécie de objectos, a preços muito acessíveis.

Feira da Adroana
A famosa e antiga feira de Cascais deslocou-se agora para a Adroana. Acontece no Recinto de feiras da Adroana, em Alcabideche, às quartas de manhã e nos primeiros e terceiros domingos de cada mês. Aqui pode encontrar vestuário, velharias, relógios, livros, entre muitos outros artigos.


Bimensais

Feira de S. Pedro de Sintra
Uma feira secular em que se destaca a qualidade dos produtos regionais e a variedade de artigos de vestuário, sapataria entre muitos outros. Realiza-se no Largo Dom Fernando II, todos os segundos e quartos domingos de cada mês

Feira da Ladra Alternativa
Realiza-se há quatro anos em Lisboa e não tem nada a ver com a Feira da Ladra, a não ser a proximidade com esta. Aqui não se vende nada em segunda mão, mas sim objectos de decoração, acessórios de moda, produtos biológicos, livros e artigos para crianças.
Realiza-se aos fins-de-semana, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Largo do Salvador, em Alfama, das dez da manhã às sete da tarde.
Site: Feira da Ladra Alternativa

 

Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato
Decorre no primeiro e terceiro domingo de cada mês, no centro do Jardim Vasco da Gama, em Belém. Oferece um pouco de tudo, incluindo livros, relógios, postais, moedas antigas, ou selos.


Mensais

Crafts & Design


É no Jardim da Estrela, no primeiro fim-de-semana de cada mês, que esta feira acontece. O evento reúne artesanato urbano de jovens criadores. A arte decora os espaços verdes da Estrela e as actuações musicais animam o jardim.
Site: Crafts e Design

Feira Alegria


Acontece na Praça da Alegria e vende uma panóplia grande de artigos. Dedica-se maioritariamente à divulgação e venda de artesanato urbano.
Site: Feira Alegria

 

Anuais

Feira de Artesanato do Estoril
Durante os meses de Julho e Agosto, o Estoril é palco desta tão afamada feira. O certame mais antigo de Portugal reúne muitos artesãos que demonstram ao vivo e a cores as técnicas das suas tradições ancestrais Nesta mostra juntam-se também espaços de restauração, petiscos, padaria e pastelaria. Existe também uma componente cultural com espectáculos e manifestações musicais.
Morada: Av. Amaral Estoril
Tel.: 214 678 210

Feira Medieval de Sintra
Decorre no mês de Julho e recria com mérito o ambiente medieval de outrora. Normalmente, durante os dias da feira ocorrem espectáculos musicais, artes circenses, teatro, entre outras actividades.

Mercado Medieval de Óbidos

Desde 2002 que Óbidos mergulha no tempo e a Vila transforma-se num verdadeiro palco da história. Este ano, de 7 a 24 de Julho, as Artes e os Ofícios são o ponto central do evento, e a partir desta temática serão elaboradas rábulas, personagens, mestres de juglaria, taberneiros, mercadores, aguadeiros, vendedores ambulantes e outros que tais… transportando o visitante para uma verdadeira Festa da História.
Outra das apostas da organização do Mercado Medieval é o maior envolvimento das gentes locais, que vai desde a estruturação da zona de Tabernas à participação na Animação do evento.
Site: Mercado Medieval de Óbidos www.mercadomedievalobidos.pt

Feira Exotérica de Oeiras
Ocorre todos os anos em Abril, na Fundição de Oeiras, e junta várias “ciências exotéricas” como a astrologia, numerologia, a arte do Tarot, entre muitas outras.
A próxima irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Abril.
Morada: Rua da Fundição de Oeiras, Oeiras

Feira do Livro
Há oitenta anos consecutivos que esta feira se realiza no Porto e em Lisboa. Com variadas propostas culturais para além da venda de livros (concertos, gastronomia e leituras) esta feira realiza-se este ano, em Lisboa de dia 28 de Abril a dia 15 de Maio e no Porto em Junho.
Site: Feira do Livro Lisboa http://www.feiradolivrodelisboa.pt/
Site: Feira do Livro Porto http://www.feiradolivrodoporto.pt/

Feira da Luz
Com mais de quinhentos anos de história, esta feira é das mais antigas de Portugal. Realiza-se durante o mês de Setembro no Largo da Luz, em Carnide, e junta artesanato, gastronomia, música e celebrações religiosas. Culmina, no último domingo de Setembro, com uma procissão em honra de Nossa Senhora da Luz.
Morada: Largo da Luz, Carnide, Lisboa

FATACIL
Esta feira de artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria realiza-se em Lagoa, no Algarve, no mês de Agosto.
Morada: Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa
Tel.: 282 353 453
Site: FATACIL http://fatacil.blogspot.com/

Artesanatus - Feira de Artes e Ofícios do Porto
Considerado um evento de referência no sector das Artes e Ofícios, decorre na Praça Dom João I, no Porto em Dezembro.Aqui vai poder encontrar o que de melhor se faz em azulejaria, sabonetes e perfumes, bordados, cerâmica, joalharia, ourivesaria e filigrana, mobiliário para crianças, couro e peles, entre outras artes.

Exibições: 8794

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço