COMÉRCIO E TENDÊNCIAS: Vamos à feira?

Depois de fazermos um artigo sobre feiras gastronómicas é a vez das feiras que vendem os mais variados artigos: artesanato, bijutaria, roupa, antiguidades, objectos em segunda mão, entre muitas outras coisas. Espalhadas por vários recantos do país, nem sempre é fácil saber os dias ou épocas em que se realizam, por isso facilitamos-lhe a tarefa e apresentamos-lhe uma oferta de várias feiras semanais, mensais e anuais que surpreendem com a sua variedade.

Semanais

Feira da Ladra
Em pleno Campo de Santa Clara, todas a terças-feiras e sábados dezenas de bancas invadem o espaço para vender uma indescritível variedade de objectos, achados, velharias e roupa em segunda mão. É a feira mais famosa de Lisboa e também uma das mais antigas e típicas. Uma dica: as melhores compras fazem-se ao nascer do sol.
Morada: Páteo São Vicente, Lisboa

Feira do Relógio
Emblemática, pode enganar pelo nome, mas não, não vende só relógios. Aqui encontrará também vestuário, calçado, ferragens, loiças, frutas e legumes.
Realiza-se todos os domingos de manhã, entre as sete horas da manhã e as duas da tarde, ao longo da Avenida Santo Condestável, na Freguesia de Marvila.

Feira da Malveira
Desde o século XVIII que a feira da Malveira era conhecida por ser dedicada à compra e troca de gado bovino. Hoje, o mercado da Malveira, que conserva uma grande popularidade na região, transacciona todo o tipo de produtos, desde ferramentas a calçado, passando por mobílias, animais ou antiguidades. Acontece todas as quintas-feiras no Largo Doutor Mário Madeira.

Feira de Carcavelos
Esta é uma das feiras mais antigas dos arredores de Lisboa e decorre num descampado em frente da estação CP de Carcavelos. Aqui encontrará todo o género de artigos, desde roupa a candeeiros, tapetes, sapatos, relógios, edredões entre mil e uma espécie de objectos, a preços muito acessíveis.

Feira da Adroana
A famosa e antiga feira de Cascais deslocou-se agora para a Adroana. Acontece no Recinto de feiras da Adroana, em Alcabideche, às quartas de manhã e nos primeiros e terceiros domingos de cada mês. Aqui pode encontrar vestuário, velharias, relógios, livros, entre muitos outros artigos.


Bimensais

Feira de S. Pedro de Sintra
Uma feira secular em que se destaca a qualidade dos produtos regionais e a variedade de artigos de vestuário, sapataria entre muitos outros. Realiza-se no Largo Dom Fernando II, todos os segundos e quartos domingos de cada mês

Feira da Ladra Alternativa
Realiza-se há quatro anos em Lisboa e não tem nada a ver com a Feira da Ladra, a não ser a proximidade com esta. Aqui não se vende nada em segunda mão, mas sim objectos de decoração, acessórios de moda, produtos biológicos, livros e artigos para crianças.
Realiza-se aos fins-de-semana, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Largo do Salvador, em Alfama, das dez da manhã às sete da tarde.
Site: Feira da Ladra Alternativa

 

Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato
Decorre no primeiro e terceiro domingo de cada mês, no centro do Jardim Vasco da Gama, em Belém. Oferece um pouco de tudo, incluindo livros, relógios, postais, moedas antigas, ou selos.


Mensais

Crafts & Design


É no Jardim da Estrela, no primeiro fim-de-semana de cada mês, que esta feira acontece. O evento reúne artesanato urbano de jovens criadores. A arte decora os espaços verdes da Estrela e as actuações musicais animam o jardim.
Site: Crafts e Design

Feira Alegria


Acontece na Praça da Alegria e vende uma panóplia grande de artigos. Dedica-se maioritariamente à divulgação e venda de artesanato urbano.
Site: Feira Alegria

 

Anuais

Feira de Artesanato do Estoril
Durante os meses de Julho e Agosto, o Estoril é palco desta tão afamada feira. O certame mais antigo de Portugal reúne muitos artesãos que demonstram ao vivo e a cores as técnicas das suas tradições ancestrais Nesta mostra juntam-se também espaços de restauração, petiscos, padaria e pastelaria. Existe também uma componente cultural com espectáculos e manifestações musicais.
Morada: Av. Amaral Estoril
Tel.: 214 678 210

Feira Medieval de Sintra
Decorre no mês de Julho e recria com mérito o ambiente medieval de outrora. Normalmente, durante os dias da feira ocorrem espectáculos musicais, artes circenses, teatro, entre outras actividades.

Mercado Medieval de Óbidos

Desde 2002 que Óbidos mergulha no tempo e a Vila transforma-se num verdadeiro palco da história. Este ano, de 7 a 24 de Julho, as Artes e os Ofícios são o ponto central do evento, e a partir desta temática serão elaboradas rábulas, personagens, mestres de juglaria, taberneiros, mercadores, aguadeiros, vendedores ambulantes e outros que tais… transportando o visitante para uma verdadeira Festa da História.
Outra das apostas da organização do Mercado Medieval é o maior envolvimento das gentes locais, que vai desde a estruturação da zona de Tabernas à participação na Animação do evento.
Site: Mercado Medieval de Óbidos www.mercadomedievalobidos.pt

Feira Exotérica de Oeiras
Ocorre todos os anos em Abril, na Fundição de Oeiras, e junta várias “ciências exotéricas” como a astrologia, numerologia, a arte do Tarot, entre muitas outras.
A próxima irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Abril.
Morada: Rua da Fundição de Oeiras, Oeiras

Feira do Livro
Há oitenta anos consecutivos que esta feira se realiza no Porto e em Lisboa. Com variadas propostas culturais para além da venda de livros (concertos, gastronomia e leituras) esta feira realiza-se este ano, em Lisboa de dia 28 de Abril a dia 15 de Maio e no Porto em Junho.
Site: Feira do Livro Lisboa http://www.feiradolivrodelisboa.pt/
Site: Feira do Livro Porto http://www.feiradolivrodoporto.pt/

Feira da Luz
Com mais de quinhentos anos de história, esta feira é das mais antigas de Portugal. Realiza-se durante o mês de Setembro no Largo da Luz, em Carnide, e junta artesanato, gastronomia, música e celebrações religiosas. Culmina, no último domingo de Setembro, com uma procissão em honra de Nossa Senhora da Luz.
Morada: Largo da Luz, Carnide, Lisboa

FATACIL
Esta feira de artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria realiza-se em Lagoa, no Algarve, no mês de Agosto.
Morada: Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa
Tel.: 282 353 453
Site: FATACIL http://fatacil.blogspot.com/

Artesanatus - Feira de Artes e Ofícios do Porto
Considerado um evento de referência no sector das Artes e Ofícios, decorre na Praça Dom João I, no Porto em Dezembro.Aqui vai poder encontrar o que de melhor se faz em azulejaria, sabonetes e perfumes, bordados, cerâmica, joalharia, ourivesaria e filigrana, mobiliário para crianças, couro e peles, entre outras artes.

Exibições: 3594

Tags: comércio e tendências, feiras

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...