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Reza a Lenda ...que há muitos, muitos anos...
Houve em Portugal um ano de fome e peste, que também atingiu os habitantes do “Couto Dornelas”. Foram tantos os mortos que os mais crentes apelaram a São Sebastião para que os protegesse de tal flagelo. Se a doença se afastasse, se os doentes melhorassem e os animais escapassem, prometiam realizar anualmente a 20 de Janeiro, uma festa onde não faltasse pão e carne para quantos a ela comparecessem. Como o Santo não faltou, cumpriu-se o prometido e assim se fez ao longo dos tempos. Mas, com o passar dos anos, o povo foi ficando esquecido e mal agradecido e, um ano não se sabe bem porque motivo, a festa não se realizou. O povo ficou assim sem a protecção do Santo, advogado da fome, da peste e da guerra... ...Conta ainda a lenda, que em 1809 (ano em que Napoleão, Imperador da França, mandou invadir pela segunda vez Portugal) as tropas entraram por Chaves a caminho do Porto, passando pelas terras do “Couto Dornelas”. A má fama dos invasores já tinha chegado às nossas gentes, que aterrorizados pela iminente invasão e suas consequências (pilhagens, mortes e violações), saíram à rua com a imagem de São Sebastião e acolhendo-se à sua protecção renovaram a promessa: Se os invasores não entrarem em “Dornelas” faremos todos os anos no dia 20 de Janeiro, uma festa em tua honra onde não faltará comida a toda a gente que a ela vier. Dia a lenda que caiu tal nevão à volta de “Couto Dornelas” que obrigou os invasores a desviarem-se do seu caminho deixando em paz estas gentes. Lenda ou não, a verdade é que se tem mantido a tradição e todos os anos a 20 de Janeiro os habitantes do “Couto Dornelas” renovam a promessa. Antigamente
Eram nove os Mordomos responsáveis pela realização da Festa de São Sebastião. Sendo conhecida pela “casa” dos seus antepassados, cada um fazia a festa com carácter rotativo, isto é, de nove em nove anos. Restam cinco casas de Valentes que se aguentam firmes na sua missão de continuar a tradição: No ano que lhe pertence a festa, cada Mordomo conta, além do auxílio de famílias e amigos, com a colaboração de certas famílias “os ajudantes”. O Mordomo, alguns “ajudantes” e “jeireiros” recolhem a lenha (giestas, torgos de urze e pinheiro) que, mais tarde, será transportada para a “Casa do Santo”. É feita a recolha do cereal e das esmolas (donativos em dinheiro), em cada casa da freguesia. O cereal é moído em moinhos artesanais. Peneira-se a farinha. Recolhe-se a carne de porco pelas aldeias da freguesia. Coze-se o pão, tarefa penosa que ocupa sensivelmente dez pessoas, durante três dias e duas noites. Parte-se a carne, lava-se e põe-se de molho até ao momento em que irá a cozer. Lavam-se os pratos e as tigelas de madeira que servirão para pôr o arroz e a carne na mesa. A partir da meia-noite acende-se o fogo e colocam-se os potes com a carne à volta da fogueira. Por volta das nove horas, as carnes retiram-se dos potes e colocam-se em caldeiras de cobre. Quando o sino toca para a missa, ao meio-dia, mete-se o arroz nos potes na calda da cozedura da carne. No fim da missa, sai a procissão da igreja para a “Casa do Santo”, onde o Padre benze a carne, o pão e o arroz que, só depois é que serão servidos, levados por um membro da comunidade para, ao longo da mesa serem venerados ou beijados. Simultaneamente é feito um “peditório” onde se pode dizer que “quem mais dá, mais amigo é do Santo”. A refeição comunitária pode dizer-se que é o fim da Festa. Todos devem comer do pão, da carne e do arroz e, o que sobrar, até poderão levar para dar a quem o apreciar, ou fé no Santo tiver. São Vicente te acrescente, |
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