Crianças: A importância da educação musical

Qual a importância da criatividade nas nossas vidas?

Qual a importância de se ter capacidade de trabalho?

Qual o valor de se atingir resultados e fazer coisas com gosto?

As crianças que aprendem a tocar um instrumento musical conquistam um veículo de expressão criativa fomentando a desinibição necessária a uma vida salutar e feliz. Também se podem observar benefícios evidentes que vão ajudar essas crianças enquanto estudantes e depois enquanto membros activos da sociedade.

Através da educação musical todos as crianças irão tomar contacto com a disciplina de aprendizagem, obtenção de resultados decorrentes da prática e estudo, vão desenvolver capacidades de resolução de problemas, confrontam as suas capacidades de forma diária, potenciam a sua autoconfiança e responsabilidade.

Algumas coisas que se aprende quando se aprende música:

Persistência é um conceito que é complexo de demonstrar a uma criança pois com poucos anos de vida e percepção causal reduzida não se torna fácil que assimilem a ideia de trabalho continuado. Na música tudo é causa efeito! De uma semana para outra observam-se resultados mediante a quantidade e a qualidade do estudo desenvolvido.

Capacidade de resolução de problemas e auto-analise que é vital para qualquer individuo tornar o seu potencial em real valor. Praticar música é sempre um processo de resolução de problemas e auto analise pois a acção de observar a sua performance identificando os erros e raciocinando sobre soluções para os mesmos.

Acreditar nos resultados do estudo e trabalho é fundamental para qualquer pessoa com sucesso. A educação musical irá trazer um conceito vital: “Não há nenhuma passagem musical que não seja possível de fazer correctamente com trabalho, pratica, estudo e paciência.”

A beleza da música é que alia uma grande necessidade de coordenação motora e destreza, com o lado científico da teoria musical, com a criatividade e a expressividade: Na música o individuo utiliza as suas capacidades motoras, intelectuais e emocionais!

De outras vantagens posso evidenciar a potenciação da capacidade de raciocínio e memória, entendimento cultural, confiança em si mesmo e numa equipe de trabalho, metodologia de estudo e interacção social.

Na escola de música EMMA criamos as metodologias que vão fazer com que todos estes factores sejam potenciadores na educação multidisciplinar.


O Director da EMMA

Exibições: 1603

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 29 Novembro 2010 às 15:29
Venham de lá, então, esses artigos sobre a importância da formação musical para os mais velhos! Gostámos de saber que ainda temos uma hipótese! ;)
Comentário de Escola de música EMMA em 29 Novembro 2010 às 14:59
Obrigado pelo comentário e destaque Myguide.
De facto não é só na infância que a formação musical tem relevância. Tambem temos uma forte componente de formação musical para jovens, adultos e idosos, pois para cada faixa este tipo de formação reveste-se de caracteristicas distintas.
Comentário de MyGuide em 29 Novembro 2010 às 13:12
Obrigado por este vosso artigo. Alertar para a importância da educação musical na infância parece-nos sempre útil.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço