
A frase é bem conhecida de todos e deixa-nos invariavelmente de cabelos em pé. É muito utilizada nas faixas etárias dos 5-9 anos, mas também se faz ouvir na adolescência. Utilizam-na nas situações mais inusitadas e por vezes até injustas: no banho, na praia, no aniversário da prima, ou até no fim de uma autêntica maratona infantil com passagem pelo cinema, jardim zoológico e feira popular.
A sabedoria popular, sempre tão pronta a ditar frases desconcertantes, responde: faz colheres! Eu não arrisco tal sugestão, não vá ela ser considerada uma boa ideia, e prefiro outras mais fáceis de concretizar:
Resposta n.º 1: “Queres ir fazer um piquenique?” – Funciona sempre. Há uma magia insondável na palavra piquenique, que a qualifica como “coisa divertida”, seja ela feita apenas com um pacote de bolachas e um sumo, na marquise da avó ou debaixo da árvore em frente a nossa casa. Se quisermos ir um bocadinho mais longe, devemos aproveitar os jardins e parques (de entrada livre) menos utilizados. Assim de repente, aqui em Lisboa, ocorrem-me estes: o Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, o Parque da Bela Vista (num dia sem festival de música!), ou o Parque do Monteiro-Mor, mesmo ao lado dos Museus do Traje e do Teatro.
Resposta n.º 2: “Vamos andar de bicicleta?” – Esta já não é para todos, mas os ciclistas em potência adoram. Se quisermos pedalar à vontade sem correr o risco de sermos atropelados, o percurso em Monsanto situado perto do Anfiteatro Keil do Amaral é perfeito. Extenso, com uma parte bem pavimentada (os patinadores e skaters também gostam) e bem integrado na natureza.
Resposta n.º 3: “Vamos fazer areias?” Num dia de chuva, à falta de actividades ao ar livre e areia da praia para fazer bolos, pode-se recorrer ao que há em casa: 100 gr. de açúcar, 200 gr. de manteiga e 300 gr. de farinha. Deixe-os misturar tudo com as mãos e, por favor, evite o ataque de nervos quando começam a provar mais do que a amassar. Depois de feitas as bolinhas, colocam-se no forno as que não caíram ao chão. No fim, empanturrem-se com a vossa receita e reaja com moderação quando voltar a ouvir: “Mãe, não tenho nada para fazer!”
::
Parque Silva Porto ::
Morada: Entradas pelo Bairro de Santa Cruz ou Avenida Grão Vasco, Benfica
::
Parque do Monteiro-Mor ::
Horário: Terça a domingo 10h-18h. Encerra à segunda.
Morada: Lg. Júlio Castilho
Código Postal: 1600-483 Lisboa
::
Parque da Bela Vista ::
Morada: Av. Dr. Arlindo Vicente, Av. Gago Coutinho, prolongamento da Av. Estados Unidos da América, Av. José Rego.
Infra-estruturas: Mesas de Merenda + Instalações Desportivas.
::
Parque Florestal de Monsanto ::
Morada: Alameda Keil do Amaral
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide