CRSex discute mitos e verdades sobre sexo. Para acabar com as dúvidas!

Há mitos que continuam a assombrar as experiências sexuais de muitos homens e mulheres. Para acabar com as dúvidas, saiba a resposta a 10 interrogações e participe em “Mitos e verdades sobre sexo”, uma conversa online com especialistas, promovida pela rede social portuguesa CRSex, no dia 27 de setembro, pelas 21h.

Quem nunca teve uma dúvida sobre sexo deve, no mínimo, achar que sabe tudo ou até que é um verdadeiro especialista na matéria. A verdade é que nem a própria ciência conseguiu desvendar até agora todos os grandes mistérios do nosso corpo e da nossa mente.

O sexo tem perdido o tabu nas últimas décadas, o medo e a vergonha de falar já não são o que eram e há, à mão de semear, uma quantidade considerável de informação sobre o tema. Contudo, mesmo nesta era digital, em que a informação está disponível à distância de um clique, há mitos que subsistem e assombram frequentemente as experiências sexuais de muitos homens e mulheres.

Para que todos possam viver uma vida sexual mais informada, plena e satisfatória, a CRSex - Creative Relations Club, a primeira rede social portuguesa dedicada à sexualidade, promove na sua plataforma, a 27 de setembro, pelas 21h, a CRSexTalk “Mitos e verdades sobre sexo”, uma conversa de acesso gratuito - bastando inscrever-se em crsex.pt -, com a intervenção de especialistas, comunicadores e público. Participam Elizabete Fernandes, psicóloga da Associação de Planeamento Familiar (APF), Aline Castelo Branco, sexóloga e consultora da CRSex, Rui Simas, erotic coach, e Cláudia Sousa, humorista e diretora da Maleta Vermelha.

As razões que justificam a longevidade de tantos mitos e dúvidas, mesmo sobre aspetos tão básicos da sexualidade humana, são diversas. Segundo Aline Castelo Branco, sexóloga e consultora da CRSex, apesar dos progressos, “ainda vivemos numa sociedade muito patriarcal, conservadora e que olha para o sexo como algo impróprio e vulgar. Depois, há a falta de investimento em educação sexual e o próprio ruído do fluxo informativo”.

Mito ou verdade? 10 temas que ainda geram dúvidas, segundo a especialista:

1. Engolir esperma faz mal

MITO. O esperma é um conteúdo alcalino composto por mais de 30 substâncias, sendo que nenhuma delas em quantidade suficiente para ter efeito negativo ou positivo.

2. A mulher também tem ejaculação

VERDADE. Embora não exista uma explicação científica para o facto, o certo é que algumas mulheres libertam um líquido semelhante a urina durante o orgasmo.

3. Sexo anal causa hemorroidas

MITO. As hemorroidas são uma dilatação exagerada dos vasos sanguíneos do ânus. Embora a prática do sexo anal não crie este problema, pode contudo provocar agravamento e dor.

4. A mulher consegue atingir o orgasmo com sexo anal

VERDADE. Embora seja mais difícil, há mulheres que relatam conseguir atingir o orgasmo pelo sexo anal, sem existir penetração vaginal.

5. A dimensão dos pés indica o tamanho do pénis

MITO. Vários estudos já provaram que não há relação entre o tamanho dos pés e do pénis.

6. Urinar após as relações sexuais evita infeções

VERDADE. Durante a relação sexual, pode existir acumulação de germes. Por isso, é importante que se faça a limpeza mecânica da uretra, após o sexo. Urinar e higienizar a região é uma forma de prevenir infeções.

7. O sexo na gravidez pode prejudicar o bebé

MITO. Não há como prejudicar o bebé durante o sexo, a não ser que exista um trauma abdominal. Convém apenas que se evite o peso sobre a mulher, pelo que o ideal é procurar posições que impliquem menor pressão sobre o seu abdómen.

8. O ponto G existe

VERDADE. Está comprovada a existência de um ponto mais sensível e de maior estímulo na vagina, para onde convergem as terminações nervosas, com localização diferenciada e individual.

9. A vagina alarga com o sexo

MITO. A única alteração que acontece no corpo da mulher após a primeira relação sexual é o rompimento do hímen. A vagina só se expande quando a mulher está excitada e bem lubrificada, o que facilita a penetração.

10. Tomar anticoncecional pode diminuir o desejo sexual

VERDADE. Apesar de não ser habitual, pode acontecer em alguns casos. Depende da composição da pílula, pelo que é importante consultar um ginecologista sobre a melhor opção para cada caso.

Não perca a oportunidade de colocar as suas dúvidas. No dia 27 de setembro, pelas 21h. Online e gratuita, em crsex.pt

A CRSex é uma rede social portuguesa exclusivamente dedicada à sexualidade, que tem como objetivo ser a grande plataforma do conhecimento sexual e dos encontros afetivos. Entre as muitas funcionalidades, permite a criação de perfis e de páginas, a interação entre utilizadores, o acesso a conteúdos e ações formativas sobre sexualidade, assim como o contacto com especialistas, marcas, produtos e serviços.

 

Exibições: 22

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço