CULTURA: A morte do Inverno e o nascimento do Verão comemorada à maneira Celta ...

Há uma qualquer matriz de identificação entre nós, portugueses, dignos e orgulhosos ocupantes das terras da Lusitânia Romana, e a pagã cultura do norte da Europa. Particularmente da Bretanha. É apenas natural e compreensível essa identificação, afinal porque aqui passaram todos os grandes povos e culturas da Europa Pré Romana. Seja como for, um pouco à imagem do que acontece actualmente com a cultura anglo-saxónica, também a ideia que temos desses longínquos tempos em que a ligação com o divino se fazia em roda, de pés assentes na terra e onde se jurava obediência aos elementos, surge hoje impregnada de influências de uma cultura dominante que, humildemente admitamos, não é a nossa.

Verdade seja dita, gostamos de nos entender como parte celtas. Como sendo possuidores de uma parte de tudo. Por nos sentirmos assim, por termos esse traço antropológico, cultural é que Fernando Pessoa, e os quinto-imperistas, nos entendem a nós portugueses como um Povo diferente. Talvez mesmo eleito como se dizem os judeus. Mas isso são outras discussões.

Importa sim o seguinte. Importa dizer que dizem aqueles que se dedicam ao Druidismo  e à prática Druídica, entendem os dias de hoje como o período do Renascimento desta forma de entender o Mundo e a Espiritualidade.

Importa saber sim é que chegou agora a Portugal a Ordem dos Bardos, Ovates e Druídas, criada em 1964 por um professor de Cambridge. E que para o próximo Domingo, 01 de Maio, está agendada para Sintra, na Casa do Fauno, a cerimónia que marca o inicio das celebrações druidas do ano. Beltane, ou O Fogo de Bel. Cerimónia que, para lá da homenagem à Natureza e suas forças, trata-se da celebração do inicio da renovação.

O Beltane marca o “nascimento” do Verão e a “morte” do Inverno. É um festival, uma celebração ligada à fertilidade. Tradicionalmente, durante o Beltane eram acesas fogueiras onde se queimavam, como oferendas, totens e animais de modo a que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e à comunidade. Há registo ainda de quem saltasse sobre as fogueiras para que esse mesmo poder os enchessem de energias poderosas. Como que ritualizando a busca da protecção dos Poderes do Fogo.

Crentes, não crentes ou apenas curiosos, estão todos convidados para assistir ao primeiro Beltane que se realiza em Portugal. Em Sintra, na Casa do Fauno, Quinta dos Lobos, Caminho dos Frades. A partir das 15h, com o ritual a ter inicio às 16h. A entrada é livre.

 

 

 

 

Fotos propriedade da Ordem dos Bardos, Ovates e Druídas ( www.obod.com.pt )

 

 

 

 

Exibições: 457

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço