Imagens de silhuetas demonstram o quão interessante pode ser quebrar as “regras” da fotografia ocasionalmente. É relativamente fácil fotografar silhuetas em contraluz – muitos fotógrafos com pouca experiência, fazem isso o tempo todo mas sem ser de propósito.

Aproveitam a iluminação em determinadas épocas, ou em determinadas fases do dia, quando os raios solares costumam incidir de forma mais inclinada e consequentemente proporcionam um melhor ambiente para fotos em contraluz.

 

Escolher o objecto ideal

 O que se deve registar como silhueta? Se as condições de luz estiverem boas,  podemos transformar praticamente qualquer coisa em silhueta.  Uma silhueta não tem muitos detalhes – são apenas traços preenchidos pela sombra, e uma luz de contraste que pode ser muito interessante.

Normalmente procura-se algo que possua formas marcantes e de fácil reconhecimento. Eu aprecio especialmente árvores de folha caduca e na fase de Outono ou Inverno captando-as nuas e céus muito nublados.

 


Configurar a câmara

Este tipo de fotografias não têm muita ciência, podendo obter-se bons resultados com qualquer câmara e qualquer tipo de controle de exposição. Primeiro, não se esqueça de desligar o flash da câmara, pois não se quer nenhum tipo de luz. Em seguida, ajuste o modo de exposição. Não há necessidade de configurar muitas coisas também; até pode deixar a câmara no modo automático.

Porém, o ideal será tirar o melhor proveito da função exposição de sua câmara. Como alguns sabem, virtualmente todas as câmaras digitais ajustam a exposição quando o botão do obturador é pressionado pela metade. Isto permite que se aponte a câmara onde quer que a mesma meça a exposição e então fique “livre” para fazer a devida composição da foto.

Mas e se a sua câmara não possuir uma função de exposição? Então pode tentar usar o ajuste de exposição. Tire uma foto normalmente, mas ajuste a compensação da exposição da câmara (geralmente abreviada como Expo) para -2 ou -3 stops. Isto deixará a foto mais exposta, deixando o objecto mais escuro. Por vezes será necessário  fazer alguns testes variando a Expo até conseguir o resultado esperado.

 

Manter o foco no objecto escolhido


Claro, que quereremos  também manter o foco e, para melhores resultados, o ideal é deixar o objecto o mais nítido possível. Se o seu objecto estiver longe o suficiente, não haverá problema, pois quando a exposição for ajustada com o fundo de luz, ela deixará o foco como infinito e teremos boas imagens. Mas se o objecto estiver muito próximo, ele estará a uma distância focal diferente do fundo, e a sua silhueta poderá ficar menos nítida.

 

A solução? Verifique no manual da sua câmara se existe alguma forma de seleccionar a exposição e o foco separadamente. Se tiver, use esse modo para evitar que o foco procure apenas o fundo quando se está a ajustar a exposição.

Configure a câmara para obter um bom equilíbrio entre foco e exposição

Se isto não for possível, ter-se-à que mudar a configuração de câmara para foco manual e definir a focagem do objecto manualmente. Pode não ser tão fácil como uma focagem automática, mas fará uma grande diferença na fotografia.

Fotografe agora 


Agora é hora de colocar tudo isso em prática. A melhor forma de começar a fotografar uma silhueta em contraluz é posicionar-se correctamente, para que o objecto fique entre você e o fundo iluminado, como o céu ou luzes artificiais.

Aponte a câmara directamente para a parte mais iluminada da cena e pressione pela metade o botão do obturador, para que a mesma ajuste a exposição.

BOAS FOTOS!!

 

Exibições: 696

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 8 Abril 2011 às 11:45
Excelente lição, António. Vou (tentar!) colocá-la em prática este fim-de-semana.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço