CULTURA: A Promessa da condução sem telemóvel

Chave na ignição, cinto posto e o telemóvel bem longe da vista, da mão e da voz do condutor. Arranca assim a nova forma de condução sugerida n’ A Promessa.


A 22 do corrente mês de Maio foi lançada uma campanha de sensibilização, sem fins lucrativos, destinada a acabar com o uso de telemóvel durante a condução. A Promessa é uma iniciativa de Jorge Caldeira que, inspirada em campanhas existentes nos Estados Unidos, alerta para os perigos do uso do telemóvel durante a condução e, mais, propõe que os condutores se comprometam com a causa, assinando-a no site criado para o efeito.


Aos poucos a lista vai crescendo, juntando-se os anónimos às figuras públicas que decidiram emprestar o nome a esta causa: Luís Figo, Nelly Furtado, Tony Carreira, Júlia Pinheiro, David Fonseca, Ana Rita Clara e até o piloto Tiago Monteiro.


Mas mais do que ser um espelho de promessas – “aos seus filhos, aos seus pais, aos seus amigos, a si próprio” – o site empenha-se em informar acerca dos riscos do uso do telemóvel durante a condução. Sabia, por exemplo, que usar o telemóvel enquanto conduz é tão ou mais perigoso do que conduzir sob efeito de álcool? E que quando se fala em uso de telemóvel está-se a fazer alusão não apenas ao envio de mensagens ou manuseamento do telefone, mas até à simples conversa com o sistema de mãos livres? É que vários estudos parecem ter comprovado que o nosso cérebro não consegue processar as duas tarefas ao mesmo tempo. E se não acredita, pense lá se nunca lhe aconteceu, depois de ter estado a falar ao telefone enquanto conduzia, pensar: “Já aqui estou?!” A isto, o Professor David Strayer chama de “cegueira de desatenção”. E é claro que o estado se agrava, e muito, quando durante a condução se lêem ou enviam mensagens escritas. É que, nesse caso, a distracção é visual, manual e cognitiva, o que, não raras vezes, produz efeitos desastrosos.


Para acabar com os acidentes provocados pelo uso do telemóvel durante a condução, A Promessa só reconhece uma solução: não o usar de forma alguma! “Se precisar de usar o telemóvel, estacione primeiro em lugar seguro”, propõe.
O MyGuide já assinou esta promessa e vai fazer tudo por cumpri-la. E vocês?


Exibições: 601

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Anabela em 24 Agosto 2012 às 4:41
Samuel Concordo em pleno com o seu comentário, mas não percebo qual a relação com este artigo.
Comentário de samuel dos santos em 20 Agosto 2012 às 23:32

Parabéns por terem a iniciativa de mostrarem o que há de boa qualidade hoteleira no nosso País. É pena que os serviços públicos de televisão, em vez de mostrarem outros Países estrangeiros, não mostrem o nosso! 

Comentário de Ana Tomasi em 21 Junho 2012 às 15:23

Bem visto. Topam-se a léguas os condutores que vão a falar ao telefone. Se fossem mais multados não lhes fazia mal nenhum.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço