CULTURA: A Promessa da condução sem telemóvel

Chave na ignição, cinto posto e o telemóvel bem longe da vista, da mão e da voz do condutor. Arranca assim a nova forma de condução sugerida n’ A Promessa.


A 22 do corrente mês de Maio foi lançada uma campanha de sensibilização, sem fins lucrativos, destinada a acabar com o uso de telemóvel durante a condução. A Promessa é uma iniciativa de Jorge Caldeira que, inspirada em campanhas existentes nos Estados Unidos, alerta para os perigos do uso do telemóvel durante a condução e, mais, propõe que os condutores se comprometam com a causa, assinando-a no site criado para o efeito.


Aos poucos a lista vai crescendo, juntando-se os anónimos às figuras públicas que decidiram emprestar o nome a esta causa: Luís Figo, Nelly Furtado, Tony Carreira, Júlia Pinheiro, David Fonseca, Ana Rita Clara e até o piloto Tiago Monteiro.


Mas mais do que ser um espelho de promessas – “aos seus filhos, aos seus pais, aos seus amigos, a si próprio” – o site empenha-se em informar acerca dos riscos do uso do telemóvel durante a condução. Sabia, por exemplo, que usar o telemóvel enquanto conduz é tão ou mais perigoso do que conduzir sob efeito de álcool? E que quando se fala em uso de telemóvel está-se a fazer alusão não apenas ao envio de mensagens ou manuseamento do telefone, mas até à simples conversa com o sistema de mãos livres? É que vários estudos parecem ter comprovado que o nosso cérebro não consegue processar as duas tarefas ao mesmo tempo. E se não acredita, pense lá se nunca lhe aconteceu, depois de ter estado a falar ao telefone enquanto conduzia, pensar: “Já aqui estou?!” A isto, o Professor David Strayer chama de “cegueira de desatenção”. E é claro que o estado se agrava, e muito, quando durante a condução se lêem ou enviam mensagens escritas. É que, nesse caso, a distracção é visual, manual e cognitiva, o que, não raras vezes, produz efeitos desastrosos.


Para acabar com os acidentes provocados pelo uso do telemóvel durante a condução, A Promessa só reconhece uma solução: não o usar de forma alguma! “Se precisar de usar o telemóvel, estacione primeiro em lugar seguro”, propõe.
O MyGuide já assinou esta promessa e vai fazer tudo por cumpri-la. E vocês?


Exibições: 690

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Anabela em 24 Agosto 2012 às 4:41
Samuel Concordo em pleno com o seu comentário, mas não percebo qual a relação com este artigo.
Comentário de samuel dos santos em 20 Agosto 2012 às 23:32

Parabéns por terem a iniciativa de mostrarem o que há de boa qualidade hoteleira no nosso País. É pena que os serviços públicos de televisão, em vez de mostrarem outros Países estrangeiros, não mostrem o nosso! 

Comentário de Ana Tomasi em 21 Junho 2012 às 15:23

Bem visto. Topam-se a léguas os condutores que vão a falar ao telefone. Se fossem mais multados não lhes fazia mal nenhum.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço