CULTURA: Arte Equestre para ver em Belém

Belém, Calçada da Ajuda. São 11 horas e o espectáculo está prestes a começar. Numa voz ecoante, soam palavras que agarram o espectador ao momento que se segue. Abrem-se as portas do Picadeiro e surge o esperado: o cavalo Lusitano, na sua mais pura beleza. Desfila acompanhado de um cavaleiro que, a seu lado, o conduz, sendo apresentada, através de uma projecção de imagens, a grandeza e invulgaridade própria desta raça.

A magia que une a Arte Equestre à melhor representação do cavalo Lusitano acontece agora na Calçada da Ajuda, em apresentações periódicas a cargo da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE). Requalificado e inaugurado no passado mês de Julho, com o objectivo de apresentar com dignidade estes espectáculos, o Picadeiro Henrique Calado tem atraído a Belém atenções de todo o Mundo, proporcionando aos seus visitantes a oportunidade de conhecerem de perto esta raça única.

Treinos diários, apresentações semanais e galas

Com treinos diários abertos ao público (ver calendário), a Escola Portuguesa de Arte Equestre revela o trabalho realizado no ensino e preparação dos cavalos. Posteriormente, nos espectáculos semanais, todas as quartas-feiras, pelas 11:30, o fruto desse trabalho é materializado em exercícios de equitação clássica e coreografias que, com música, luzes e cavaleiros vestidos a rigor, tornam o momento especial.
Igualmente acompanhadas por sonorização e iluminação, as Galas apresentam exercícios de equitação próprios do período barroco e Jogos da Corte, os torneios praticados entre os século XVI e XIX. Agendadas em datas especiais, têm a duração de 90 minutos. 

Uma escola com tradição

A Escola Portuguesa de Arte Equestre, sedeada nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, foi criada com o intuito de prolongar a tradição da Picaria Real, academia equestre da corte portuguesa, extinta no século XIX.

De modo a melhorar as apresentações feitas no Palácio, desenvolveu-se um projecto com a Parques de Sintra – Monte da Lua, de requalificação do Picadeiro Henrique Calado. Estavam assim criadas melhores condições para “promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa”.

Contando com cerca de 49 cavalos da Coudelaria de Alter, a EPAE tem apostado no ensino dos cavalos Lusitanos, muito apreciados para a Arte Equestre e o Toureiro, pelas suas características inigualáveis.
Dócil, inteligente, polivalente (pela sua aptidão para obstáculos, equitação de trabalho e atrelagem de competição), ágil a fugir a touros e bastante maleável pela fácil condução para toureio, este cavalo distingue-se pela sua elegância e simpatia.

Simpatia essa que é bem visível ao longo das actuações, seja no cumprimento ao espectador, feito à entrada e saída do Picadeiro, ou no piaffer, na passage, na levada, na capriola e na balotada, alguns dos exercícios que mais aplausos conquistam do público.

O Picadeiro

Reconstruído com uma imagem discreta e moderna, sendo o foco principal o centro do picadeiro, este projecto de requalificação conta com duas bancadas para os espectadores, numa lotação de 282 lugares, com acesso a cafetaria e loja.

Passados quatro meses da sua inauguração, o Picadeiro Henrique Calado já recebeu cerca de 2000 visitas, na sua maioria estrangeiros que vêem este como um lugar de interesse, enriquecedor para a já turística zona de Belém.  

Faça uma visita ao Picadeiro Henrique Calado e fique a conhecer um pouco mais a Arte Equestre Portuguesa. Os preços das apresentações variam entre os 8€ e os 25€.

Mais informações em: Arte Equestre

Exibições: 679

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço