CULTURA: Blake Edwards - Mestre do Cinema em Fevereiro na Cinemateca

Blake Edwards será para sempre lembrado como o criador dos popularíssimos filmes da série Pantera Cor-de-Rosa, com Peter Sellers no papel do inolvidavelmente desastrado Inspector Clouseau que, pela sua genialidade, muitos aproximam do burlesco de Chaplin, Tati, ou Buster Keaton. Mas, para além destes e de outros filmes que constituíram êxitos notáveis junto do grande público, Edwards possui uma extensa filmografia enquanto realizador que extravasa os quarenta títulos, alguns deles dirigidos directamente para televisão, a que se acrescentam algumas das suas famosas séries produzidas para o pequeno ecrã, ou não fosse Edwards um homem formado pela televisão.


                  

 

Mas o humor corrosivo que atinge todo o seu zénite em filmes como THE PARTY ou OPERATION PETTICOAT não é o único traço de obra complexa e rebuscada, que convoca uma pluralidade de géneros, da comédia ao thriller, e do policial ao melodrama. Diversidade que sempre confundiu a crítica e a impediu de uma análise mais aprofundada da riqueza da sua obra. Muitas vezes subestimado, Blake Edwards é um verdadeiro "autor" a descobrir, mesmo para os seus mais fiéis admiradores, que aqui poderão confrontar filmes maiores com filmes mais obscuros, filmes melhores e filmes piores. E se, nos anos 80, o género com que ficaria para sempre conotado - a comédia - conquista um lugar definitivo na obra que começara a construir em meados na década de 50, Edwards não abandona os restantes registos. Do burlesco hilariante de THE PINK PANTHER  ou VICTOR/VICTORIA à sofisticação de filmes como BREAKFAST AT TIFFANY´S ou MISTER CORY, Edwards, que morreu em finais do ano passado, é um "pequeno mestre" que vai saber muito redescobrir.

 

 

VICTOR/VICTORIA

com Julie Andrews, James Garner, Robert Preston, Lesley Ann Warren, Alex Karras

Estados Unidos, 1982 - 132 min / legendado electronicamente em português

 

 Uma divertida comédia de enganos centrada em Paris de 1934, em que tudo funciona na perfeição. Uma cantora (Julie Andrews) com dificuldades em arranjar emprego encontra um trabalho em que deverá fazer de travesti, isto é, é uma mulher que finge ser um homem, que fingirá ser uma mulher. História complicada, com várias outras versões no cinema, que aflora uma das componentes essenciais do trabalho de Edwards: um mundo dominado por uma extraordinária confusão sexual. "É uma obra adorável, muito, muito divertida, e penso que é extremamente elegante. Tem muito para dizer e possui um dos argumentos mais sinuosos com que alguma vez deparei" (Blake Edwards).

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

SEGUNDA, 21 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

 

 

MICKI + MAUDE

com Dudley Moore, Amy Irving, Ann Reinking, Richard Mulling, Wallace Shawn

Estados Unidos, 1984 - 118 min / legendado electronicamente em português

 

Rob Salinger, homen da televisão, desobre que tanto Micki, a sua companheira de longa data que pensava deixar em breve pois esta parecia querer dedicar-se em eclusivo à sua carreira, como a sua amante, Maude, ficam grávidas ao mesmo tempo. Rob decide então casar-se com ambas. A grande complicação deste divertido bígamo vai ser mantê-las afastadas, o que vai ser difícil dado o seu estado comum.

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

TERÇA, 22 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

 

 

 

 

TUDO BOA GENTE - "S.O.B."

com Julie Andrews, Wiliam Holden, Marisa Berenson, Robert Loggia, Richard Muligan, Robert Preston, Shelley Winters

Estados Unidos, 1981 - 122 min / legendado em português

 

Um produtor entra em depressão quando a sua grande aposta, um filme épico, se torna num tremendo fracasso. Decide remontá-lo como "filme para adultos". Filme sobre filmes, S.O.B. tornou-se famoso por uma cena de nudez de Julie Andrews.

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

TERÇA, 22 FEVEREIRO às 21h30

 

 

 

 

 

ENCONTRO INESQUECÍVEL - "Blind Date"

com Kim Basinger, Bruce Wilis, John Larroquette, Wiliam Daniels, Phil Hartman

Estados Unidos, 1987 - 95 min / legendado electronicamente em português

 

Walter Davis, um workaholic convicto, convida a bela Nadia para um jantar da sua empresa, esperando impressionar os sócios. Mas, quando Nadia bebe um copo  mais, deita por terra a noite e a própria carreira de Walter. BLIND DATE foi o primeiro grande sucesso de Bruce Willis no cinema, que é conduzido à beira da loucura nos hilariantes momentos proporcionados por uma Kim Basinger alcoolizado (salvo seja).

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

QUARTA, 23 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

A GRANDE CORRIDA À VOLTA DO MUNDO - "The Great Race"

com Jack Lemmon, Tony Curtis, Natalie Wood, Peter falk, Keenan Wynn, Dorothy Provine, Ross Martin

Estados Unidos, 1965 - 150 min / legendado electronicamente em português

 

Uma comédia louca que toma como ponta de partida uma corrida de automóveis à volta do mundo, realizada na segunda década do século XX, e que põe frente a frente dois estereótipos: o perfeito galã (Curtis), de branco vestido e dentes brilhantes, e o perfeito vilão (Lemmon), de negro e a cheirar a enxofre, que usa de todos os golpes (baixos) para vencer a corrida. Natalie Wood é uma jornalista que acompanha a prova.

 

 

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

QUARTA, 23 FEVEREIRO às 21h30

 

 

A VIDA É ASSIM - "That´s Life"

com Jack Lemmon, Julie Andrews, Salie Kellerman, Robert Loggia, Jennifer Edwards

Estados Unidos, 1986 - 102 min / legendado electronicamente em português

 

Uma obra para adultos que aborda questões da vida real com muito humor. Jack Lemmon é um arquitecto de sucesso que, ao fazer 60 anos, atravessa uma crise de idade. Hipocondríaco convicto, ignora a possível doença da mulher (Julie Andrews), uma cantora de sucesso que suspeita ter um tumor maligno. O que poderia ser o ponto de partida para um filme deprimente, ganha uma nova vida nas mãos de Blake Edwards, que convoca uma fusão entre comédia e melodrama como forma de aliviar a tensão.

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

QUINTA, 24 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

NA PELE  DE UMA LOIRA - "Switch"

com Ellen Barkin, Jimmy Smits, JoBeth Williams, Lorraine Bracco, Tony Roberts

Estados Unidos, 1991 - 103 min / legendado em português

 

Steve Brooks (Perry King) é um homem sexista com inúmeras inimigas entre o género feminino. Assassinado por três das suas ex-namoradas quando estas o convidam para uma festa, reencarnará numa mulher. SWITCH aproxima-se assim da sátira dos géneros VICTOR/VICTORIA.

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

SEXTA, 25 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PANTERA COR-DE-ROSA - "Son of The Pink Panther"

com Roberto Benigni, Herert Lom, Debrah Farentino, Claudia Cardinale, Robert Davi

Estados Unidos, Itália, 1993 - 93 min / legendado em português

 

O último filme da saga da "Pantera Cor-de-Rosa", que conta ainda com Herbert Lom como Inspector Dreyfus, mas substitui Sellers por Benigni. Este último interpreta o papel do filho do célebre dectetive Clouseau e a investigação em curso debruça-se sobre o desaparecimento da princesa Yasmin, raptada por um terrorista quando estava em França a acompanhar o seu pai numa missão diplomática.

 

Sala Dr. Félix Ribeiro

SEGUNDA, 28 FEVEREIRO às 19h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já há sessões deste realizador a passar na Cinemateca desde dia 01 de Fevereiro: "Breakfast at Tiffany´s; "Mister Cory"; "Days

of Wine and Roses", são apenas alguns dos que já rodaram..... Na minha opinião, Blake Edwards, consegue vencer no cinema,

em vários géneros, o que por vezes é raro acontecer num mesmo realizador... Um dia que vos apetecer ir ver uma coisa mais

"old school"...escolham um e arrisquem...acho que não se vão arrepender ;-)

 

Boas Sessões!!!!

 

 

 

Exibições: 257

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço