CULTURA: Bordados da Madeira, um património nacional

Pensa-se que os bordados começaram a ser produzidos logo após a descoberta da Ilha da Madeira, séc. XV, pelas fidalgas, com necessidade de ornamentar as roupas do lar, bem como do vestuário, e ainda por influência dos trabalhos conventuais.

Inicialmente, os bordados eram vendidos de forma privada a amigos da família e só mais tarde se expandiu a venda a turistas. Esta expansão deu-se em 1850, data em que o bordado ganhou um cariz comercial, marcando, evidentemente, uma nova fase do bordado madeirense.

Aos poucos, estas belíssimas peças, de pura arte, foram se tornando conhecidas pelo mundo inteiro. Presentemente os mercados de exportação mais significativos são EUA, Itália e Inglaterra.

E quem não se deslumbra com os harmoniosos desenhos do Bordado Madeirense? Há quem diga que são a alma do bordado, e indiscutivelmente, são! Os desenhos são compostos por desenhadores madeirenses, verdadeiros artistas, que deixam bem gravados a enorme beleza desta ilha. A natureza inspira os criadores, que fazem autênticos retratos da magnitude, graciosidade, do requinte e da paixão que esta ilha transborda. São motivos naturais, flores abstractas, bem como figuras geométricas, que compõem estas singulares peças.

E antes de chegar às suas mãos, estes bordados, passam por um longo caminho, que se inicia pela inspiração e criatividade do desenhador que tradicionalmente elabora os seus desenhos em papel vegetal, que depois são passados ao picotador. Após este processo, sucede-se a fase da estampagem, onde é passado uma esponja com uma tinta azul especial, sobre o papel, para que as áreas que deverão ser bordadas fiquem assinaladas, posteriormente, o tecido será preparado e enviado para a bordadeira. Quando a bordadeira termina o seu trabalho as peças regressam à fábrica, onde serão conferidos, recortados, lavados e passados a ferro. O Bordado só será certificado e depois comercializado, quando todas as etapas estiverem concluídas.

As bordadeiras detêm um papel chave e importantíssimo no processo do Bordado Madeira, pois são elas que personalizam e enriquecem com genuidade, primor e rigor, as peças de linho, seda ou cambraia, tornando-as em peças com um valor incalculável. Com estes tecidos, poderão ser confeccionados toalhas de mesa, vestidos, camisas, lençóis e delicados lenços. Dedicação e perfeccionismo, são palavras que coabitam constantemente na vida das bordadeiras, que passam horas e horas a bordar, num trabalho minucioso e único, pois nenhuma peça é igual a outra.

 

Hoje em dia, o Bordado Madeira é um souvenir muito procurado pelos turistas, muitos admiram a sua perfeição artística, a sua história e tradição, não fossem estes bordados, peças decorativas de muitas mesas da aristocracia europeia.

Para os mais curiosos deixo-vos com um vídeo, onde poderá deliciar-se com os mais variados trabalhos realizados através deste bordado.

http://www.youtube.com/watch?v=LQnvIiah4z4 

Exibições: 1815

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Milene Cabral em 24 Fevereiro 2011 às 15:33

Excelente artigo. O meu avô paterno, Carlos Cabral, foi um dos desenhadores dos bordados da Madeira,

Comentário de Filipe Amorim em 24 Fevereiro 2011 às 14:26
Interessante como a descoberta da ilha da Madeira influenciou a produção de bordados! Penso que seja uma prática por todo o país actualmente, fazendo parte da cultura Portuguesa! Pelo menos a minha avó adora fazer bordados e resido no Ribatejo! :D Óptimo artigo! :-)
Comentário de Ana Paula Reis em 22 Fevereiro 2011 às 18:24
Um verdadeiro património nacional! Obrigada Luis
Comentário de Luís Paulo Moniz de Sousa em 22 Fevereiro 2011 às 17:27

viva a nossa tradição.

 É sempre bom dar a conhecer o que há de bom na madeira!!

Muito bom :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço