CULTURA: Centro Porto Cruz, cultura com cheiro a vinho

A Ribeira de Gaia recebeu um novo espaço dedicado à cultura do vinho do Porto. Chama-se Espaço Porto Cruz e, entre muitas áreas, conta com zona de exposições, lojas, restaurante e bar. Mate a curiosidade e desperte os sentidos numa visita a este recém inaugurado espaço.

Quem diria que o tão famoso vinho do Porto seria o ponto de partida para um espaço que acolhe arte, moda e gastronomia? É isso que acontece em Vila Nova de Gaia no Centro Multimédia da Porto Cruz.
A marca de vinho do Porto quis brindar a cidade com um espaço inovador que fosse informativo, expositivo e de lazer e onde se pudesse celebrar a cultura do bom vinho que se produz na região. O Centro Porto Cruz concretiza isso mesmo: num só edifício, cujas origens remontam ao século XVIII, consegue apresentar áreas de lazer, compras, exposições e restauração num ambiente que se quer moderno mas, ao mesmo tempo, tradicional.

Assim que entramos no Piso 0 do Centro Multimédia deparamo-nos com um espaço amplo e actual embrenhado numa atmosfera que procura cruzar diferentes épocas. Através da inspiração na “Mulher de Negro”, ícone da marca Porto Cruz, este novo espaço, que já foi o principal ponto de reunião de comerciantes e pescadores desde a época medieval, preocupa-se em oferecer um conjunto de experiências únicas e inesquecíveis. Para isso, criou em cada um dos pisos - são cinco - múltiplas áreas que levam o visitante a viajar por entre os aromas do afamado vinho do Porto sem nunca esquecer, claro está, a arte que os abraça.

Uma das grandes novidades deste centro é a possibilidade de cada pessoa ter uma experiência única, através de mesas interactivas, onde pode conhecer as características de cada vinho e perceber qual é o que se adapta melhor ao seu gosto. Ainda no mesmo piso existe uma loja – Boutique Cruz – que, para além dos vinhos da marca, vende livros e outros objectos associados ao vinho. Se subirmos ao piso 1 podemos conhecer a Sala de Exposições que acolhe diferentes tipos de programação que podem ir da moda à gastronomia. O piso seguinte é constituído por um auditório - pretende estimular a curiosidade do universo do vinho do Porto através de imagens, movimentos e sons – e uma elegante sala de provas. Nos últimos dois pisos do edifício ficam os supra sumo do Centro Porto Cruz: o Restaurante DeCASTRO Gaia e o bar Lounge Terrace 360º .

Espaços imperdíveis

São pontos de paragem obrigatórios que oferecem propostas gastronómicas inesperadas e diferentes, que unem os vinhos Porto Cruz à cultura da mesa portuguesa.
O Restaurante DeCASTRO Gaia, sob orientação do Chef Miguel Castro Silva, abraça o conceito de inovação, modernidade e diversificação através da ementa requintada e do espaço informal que oferece. É um espaço de degustação e harmonização entre o vinho e os pratos que o Chef apresenta, desafiando quem por lá passa a saborear experiências novas que prometem pôr à prova o paladar de cada um.
Quer pelo espaço moderno e diferente, quer pela proposta gastronómica, o DeCASTRO Gaia parece ter como nome do meio ‘irreverência’. Sem medos, o Chef Miguel Castro Silva elabora pratos imprevisíveis que resultam na perfeição. Exemplos disso são receitas como a cavala fumada com escabeche de cebola, a açorda de cogumelos e carnes de porco, o polvo no forno com batata a murro ou a raia de alhada.
O restaurante está aberto todos os dias da semana (das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:30), excepto ao domingo e segunda que encerra no horário de jantar.

No Lounge Terrace deparamo-nos, logo à primeira vista, com uma vista que nos tira o fôlego com a panorâmica de 360º que dali conseguimos vislumbrar. Se prefere um ambiente descontraído e relaxante nada melhor que descansar no terraço e pôr os sentidos à prova ao mesmo tempo que saboreia um vinho do Porto preparado por Paulo Ramos, da Cocktail Academy.

A par de conteúdos e exposições permanentes, o Centro Multimédia possui um programa sazonal que dinamiza a oferta cultural e artística onde é obrigatório viver o vinho.

Venha conhecer este espaço e deixe-se levar pelo encanto da bebida mais famosa da cidade!

Centro Multimédia Porto Cruz

Tel.: (+351) 220 925 340

E-mail: geral@myportocruz.com

Site: www.myportocruz.pt

Restaurante DeCASTRO Gaia

Tel.: (+351) 910 553 559

Horário: Terça a quinta – 12:30 às 23:00
Sexta a sábado – 12:30 às 23:30
Domingo a segunda - 12:30 às 19:00

Terrace Lounge 360º

Horário: Terça a quinta – 12:30 às 24:00
Sexta a sábado – 12:30 às 02:00
Domingo a segunda - 12:30 às 19:00

 

 

 

Exibições: 1276

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 14 Novembro 2012 às 16:28

Muito obrigado pela divulgação do espaço ! Parece algo bastante interessante ! E devo adiantar que a vista do bar Lounge parece formidável ! Só para terminar , a cidade e o vinho do Porto merecem algo  assim !

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço