CULTURA: Convento de Mafra - Uma viagem pelo "luxo" da Monarquia portuguesa

Surpresa, foi o primeiro sentimento que me invadiu ao chegar a Mafra. A dimensão do Convento espanta qualquer um: é visto ao longe, em qualquer ponto da cidade.

 

 

Nas bilheteiras avisaram que as visitas guiadas apenas se realizam em dias especiais e este não era o caso. É pena. Somente durante a minha "viagem" pelos aposentos do Rei - por sorte - a senhora responsável por este espaço do Palácio acompanhou-me. Fez toda a diferença, tudo o que ela sabia e como contou motivou-me a conhecer o que ainda faltava. Todos os espaços do Convento de Mafra deviam ter uma "guia" assim, a visita tornava-se ainda mais interessante.


Mas vamos a um pouco de história…

 


Em 1717, D. João V mandou construir o Real Convento de Mafra em cumprimento de uma promessa. Se a rainha, Dona Maria de Áustria, lhe desse um filho varão mandava construir um convento dedicado a Santo António. E assim foi, o projecto que pretendia abrigar apenas 109 frades franciscanos tornou-se rapidamente - devido ao ouro que vinha do Brasil e que começou a entrar nos cofres portugueses - num projecto muito ambicioso que empregou 52 mil trabalhadores e passou a abrigar 330 frades.

 


Os aposentos do rei foram construídos numa extremidade e os da rainha na outra, a 232m de distância. Ao centro, a basílica coberta por uma cúpula e rodeada por duas imponentes torres.


A 22 de Outubro de 1730, no dia do 41º aniversário de D. João V, procedeu-se à consagração da basílica. A festa de inauguração durou 8 dias.

 

 

O último rei português - D. Manuel II - dormiu no Palácio-Convento de Mafra na última noite que passou em Portugal, antes de partir para o exílio a 5 de Outubro de 1910 (Dia da implementação da República).


Espaços


Sala de caça

 

 

A caça era uma das actividades eleitas pela família real, de tal modo que tinham uma sala do Palácio decorada só com elementos relacionados com caça. Os terrenos que circundavam o Convento permitiam estas grandes caçadas por serem ricos em fauna e flora.

 

 

Hoje nessa mesma tapada decorre um projecto para a preservação dos lobos ibéricos.

 

 

Além da sala de caça também no Palácio existe uma sala de jogos e uma sala da música/sala amarela que mostram a ostentação da família real.

 


Basílica

 

 

Se o exterior já impressiona, o interior ainda nos espanta mais. É forrado a mármore, tem seis órgãos do princípio do século XIX que voltaram a tocar em 2010 após 11 anos em recuperação ("Um espectáculo memorável", como descreve António Barata), possui 11 capelas com 450 esculturas de mármore, 45 tribunas e é servida por 18 portas.


Os carrilhões que pesam cerca de 217 toneladas são considerados os melhores do mundo, tocam valsas e contradanças.


Mosteiro

 

                                            Quarto dos monges franciscanos (Fonte: http://picasaweb.google.com)


Ainda nos dias de hoje o Mosteiro reflecte o estilo de vida dos monges franciscanos - completamente diferente do estilo de vida da família real. Humilde, apenas com o essencial, possui uma cozinha, uma botica, um hospital - com 16 cubículos privados de onde os pacientes podiam ver e ouvir missa na capela sem saírem das suas camas - celas dos monges e artefactos de autopunição para reprimir o pecado.

 


Em 1834, o Mosteiro foi abandonado devido à dissolução das ordens religiosas.

 


Biblioteca - O maior tesouro de Mafra

 


O que mais me impressionou em todo o Convento de Mafra foi a sua biblioteca. Com cerca de 40 000 livros com encadernações em couro gravadas em ouro, incluindo uma segunda edição de "Os Lusíadas" de Luís de Camões.

 


A conservação das obras literárias é feita por morcegos. Estes mamíferos alimentam-se das larvas que "tentam" destruir os livros, impedindo que isto aconteça.

 

 

Saí da biblioteca com o único pesar de não poder tocar e visionar estas valiosíssimas obras literárias - para tal é necessário uma autorização especial que eu, infelizmente, não tinha (nem tenho).

 


Lenda das Ratazanas

 

                                                   Subterrâneos do Convento de Mafra (Fonte: www.cesdies.net)


Muitas pessoas já ouviram falar do Convento de Mafra devido às suas “enormes ratazanas". Esta é a lenda mais popular do Convento. No entanto, a existência de ratazanas “capazes de comer pessoas” já foi desmentida. Os subterrâneos do palácio já foram explorados e não são habitados por ratazanas invulgares para uma zona de esgotos.

 


O Convento de Mafra é um dos melhores exemplos da ostentação do reinado mais rico da história de Portugal.Contudo, também nos mostra a devoção, pobreza e humildade em que viviam os monges franciscanos. O contraste entre o calor da riqueza monárquica e o frio das paredes e dos chãos do Mosteiro mostra-nos que na mesma época histórica e no mesmo espaço (con)viviam realidades bem diferentes.

Exibições: 35862

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 5 Setembro 2011 às 22:32
Quero muito visitar brevemente! :)
Comentário de Natacha Costa em 4 Setembro 2011 às 14:56
Força nesse apelo =) contem comigo!
Comentário de Cico Constância em 4 Setembro 2011 às 12:44

Apelo:

Apelamos ás entidades e ás empresas do nosso país para reunirem esforços de modo a podermos salvar os Carrilhões de Mafra. O risco de os perdermos para sempre é elevado, tão grande é o seu estado de degradação. Ao acontecer o eminente colapso de alguns dos sinos perderemos este grandioso valor histórico legado pelo Nosso Rei D. João v em 1730. O Carrilhão da Torre Sul é, ainda hoje, considerado o mais importante carrilhão histórico do mundo.

Vamos salvá-los.

Bem-haja

CICO

Comentário de Natacha Costa em 18 Maio 2011 às 18:49

É verdade... encontro muitas mais pessoas nos centros comerciais a passear do que a visitar o que o nosso país nos oferece! Fico sem saber se as pessoas gostam de ir passear para os centros comerciais apenas para ver o que não podem comprar ou se a crise ainda não chegou ao bolso dessas pessoas! Bem eu prefiro 1000x conhecer o nosso maravilhoso país do que passar o tempo livre fechada em lojas. E eu sou vaidosa e também gosto de ir às compras =P

Comentário de Maria Francisca Azevedo Nunes em 18 Maio 2011 às 17:12

 

 Mafra é uma cidade a conhecer e quem vai a Mafra tem que visitar o convento. Há anos ouvia muita gente gente comentar que visitara Mafra mas creio que agora as pessoas preferem os centros comerciais.

Comentário de Natacha Costa em 30 Março 2011 às 10:25

Sim é necessário ir com tempo, o Convento é enorme e tem muito para observar, mas o tempo passa muito depressa durante esta viagem =)

Comentário de MARIA ISABEL P.C.F. DOS REIS em 30 Março 2011 às 10:19

Por coincidência estive em Mafra no último fim de semana e visitei o Palácio Nacional, lugar que recordava vagamente da minha infância numa visita com os meus Pais e .... adorei :  a imponência do edifício, o estado de conservação, a beleza dos objectos expostos, a biblioteca, a basílica, nada me deixou indiferente. Recomendo uma visita, com tempo e de preferência guiada, a este extraordinário património nacional.

Comentário de Natacha Costa em 29 Março 2011 às 21:59
Pedro pelo que disseram nas bilheteiras só no Dia do Museu e afins... e parece que nesses dias há actividades muito engraçadas por lá... pessoas vestidas "a rigor" e tudo... acho que nessa altura vou voltar a dar um saltinho a Mafra.
Comentário de Pedro Castanheira em 29 Março 2011 às 16:40
O Convento de Mafra é magnífico. Infelizmente só conheço a Basílica e os carrilhões, faltando visitar tudo o resto. Concordo com a Natacha, ter um guia é fundamental, o conhecimento da história e das estórias, dão outra dimensão e compreensão a tudo o que vemos. Vou averiguar para saber como se pode ter uma visita guiada.
Comentário de Natacha Costa em 29 Março 2011 às 12:00

Vale a pena... espero que gostes... não te esqueças da Biblioteca =) fico à espera de saber novidades do teu passeio ao Convento de Mafra =)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço