CULTURA: CriaSons apresenta cartaz inédito

CriaSons é um festival inédito dedicado às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea que, até 17 de Abril, promove um programa de dez concertos, alargado a seis cidades do país e dedicado à fruição da música erudita junto de todos os portugueses. Reúne a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos da música de câmara nacional - Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça - e a apresentação de nove obras inéditas de sete compositores portugueses, em estreia mundial neste festival.

 

O festival CriaSons concretiza um projecto alargado da produtora Musicamera, no âmbito da sua missão de estímulo à criação artística e valorização da música de câmara em Portugal. O projecto iniciou-se em Abril de 2010, com o convite a sete compositores portugueses, de vários quadrantes estéticos - Amílcar Vasques Dias, Anne Victorino d’Almeida, António Victorino d’Almeida, César Viana, Jorge Costa Pinto, Paulo Jorge Ferreira e Sérgio Azevedo - para a criação de novas obras e o aproveitamento de outras composições ainda inéditas. O festival CriaSons dá assim a oportunidade a todos os portugueses de conhecerem as nove obras inéditas e de usufruírem de um repertório camarístico de excelência, com um programa de dez concertos de entrada livre, que decorrem até ao dia 17 de Abril de 2011, em seis cidades do país. Será, ainda lançada uma edição impressa e discográfica das obras inéditas.

 

Na passada segunda-feira, dia 17 de Janeiro, o Jardim de Inverno do São Luíz Teatro Municipal, em Lisboa, encheu-se para assistir ao concerto especial de apresentação do Festival CriaSons. Dirigiram a palavra Pedro Wallenstein, Presidente da Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas intérpretes ou Executantes (GDA), o maestro António Victorino D’Almeida, a pianista Olga Prats e Alejandro Erlich-Oliva, membro fundador do Opus Ensemble e responsável pela organização do festival, em conjunto com Adriano Aguiar e Luís Pacheco Cunha.

 

Os convidados foram unânimes ao sublinhar a importância de iniciativas como Festival CriaSons na valorização do património artístico nacional, com enfoque no estímulo que representam para criadores e intérpretes, a oportunidades de contactar com um público mais alargado e que habitualmente não frequenta os circuitos da música erudita. O evento culminou com a interpretação de obras de Alfredo Keil, Fernando Lopes-Graça e Sérgio Azevedo, a cargo do Duo Contracello, Quarteto Lopes-Graça, Olga Prats e do oboísta Pedro Ribeiro.

 

“O sector cultural é um dos principais motores da economia europeia e, segundo o Eurostat, em Portugal tem um contributo superior para PIB comparado com sectores como o imobiliário ou a industria automóvel. Acredito que o Festival CriaSons afirma a missão de Musicamera produções, não só na divulgação da música de câmara, mas também na valorização de toda a cultura nacional. Convido todos a frequentarem este festival. No segundo concerto, já no próximo dia 11 de Fevereiro, em Viana do Castelo, o evento prosseguirá o seu cartaz de excelência com a estreia mundial de obras de António Victorino D’Almeida, César Viana e Paulo Jorge Ferreira, interpretadas pelo Duo Contracello” referiu Alejandro Erlich-Oliva, na apresentação do concerto do São Luíz Teatro Municipal.

 

Mais informações em www.musicamera.pt

 

Exibições: 110

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço